sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jovem cruzeirense-yawanawá participa de encontro sobre conhecimentos tradicionais em Paris

Biraci Jr. Yawanawá pode se orgulhar de ser ao mesmo tempo cruzeirense e Yawanawá. Filho da cruzeirense Norma Negreiros e do cacique Yawanawá Biriaci Brasil, Biraci Jr, ou Iskunkuá  é um dos mais jovens yawanawá a realizar o juramento sagrado do muká, que dentro da tradição yawanawá o coloca no caminho do conhecimento tradicional e da espiritualidade.
Iskunkuá , juntamente com Putanny Yawanawá e outras lideranças indígenas do Acre, irá participar nesta semana de um encontro promovido com o apoio da UNESCO em Paris com o seguinte tema: Transição e Transmissão dos Conhecimentos Tradicionais.
“Vou falar para um público estimado em três mil empresários dos setores de indústria petrolífera, mineradoras, hidrelétricas e madeireiras. A idéia do encontro é sensibilizar este setor da economia da importância dos conhecimentos tradicionais para a manutenção da vida no planeta. “
A proposta do congresso é promover o diálogo entre o conhecimento tradicional e a ciência tecnológica.
O congresso reflete o entendimento de que os conhecimentos tradicionais poderão ter um papel essencial para que a humanidade supere os desafios sociais e ambientais resultantes da superpopulação mundial e do aumento do consumo no mundo todo.
“O conhecimento tradicional adquirido ao longo de centenas de anos será essencial para a adaptação aos desafios do século XXI.  Ainda assim, as profundas alterações econômicas e sociais, devem-se às inovações tecnológicas, que estão tornando cada vez mais difícil a transmissão de conhecimentos às próximas gerações. Uma transmissão bem sucedida de conhecimentos tradicionais será a chave para adquirir a transição bem sucedida. Como poderemos facilitar a transmissão de herança cultural e poder utilizá-la num processo de transformação? “Esta é a pergunta feita por Jérome Beilin, empresário proponente do Congresso.
Redação Juruá On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário