domingo, 13 de abril de 2014

Desvendando o mistério da origem da Ayahuasca (parte 3)

Através da dieta entre os Napo Runa, Gayle Highpine descobre que o cipó da ayahuasca é também um indutor da comunicacão com outras plantas.

"Outras culturas enteogênicas reverenciam suas plantas enteógenas, mas Ayahuasca ensina as pessoas a venerar também outras plantas"

Parte 1
Parte 2
Original em inglês

Ouvindo o Cipó

Enquanto eu estava morando na aldeia, alguém começou o processo de aprendizado xamânico . Houve uma série de cerimônias com bebidas de força especial para esse fim; feita com enormes quantidades de videira. Cerca de duas a três libras de cipó fresco por pessoa foi usado (cerca de 25 a 35 vezes a quantidade necessária para a inibição MAOI). Essas foram experiências poderosas de fato.

Embora o aprendizado tenha começado com bebidas esmagadoramente pesadas, quanto mais o aprendiz progredia, mais fraca a bebida que ele precisaria . Ele iria aprender a ver a mais obtusa de visões. Se ele passou um total de dois anos em "jejum" (dieta), então, eventualmente, até mesmo cheirar ou provar a bebida , mesmo tocando em uma planta Ayahuasca, seria suficiente para visitar seus reinos. Por outro lado , ele iria aprender a navegar a mais forte das bebidas com foco, e sem distrações mesmo em qualquer quantidade de fogos de artifício de DMT .

A forma mais importante de se tornar sensível a Ayahuasca é através Sasina , que o Napo e Pastaza Runa Runa traduzem como "Ayuno ". Isto é essencialmente o mesmo que o que , como é conhecido como Dieta entre os xamãs mestiços do Peru. Trata-se de alimentos sem sabor, sem estimulação sexual e com o mínimo de ruído e interação social desnecessária. Muito tem sido escrito sobre a Dieta , então eu não vou entrar em detalhes aqui.

Para um aprendiz de xamã , a dieta permite que eles habitem no mundo espiritual; alimentos saborosos e estimulação sexual iriam trazê-los de volta ao seu corpo . Para os não-xamãs , o a dieta torna mais sensível e transparente aos espíritos das plantas. A Ayahuasca ensinou o povo esta técnica para ajudá-los a desenvolver relacionamentos mais profundos com os espíritos das plantas.

Ayahuasca tem três funções interrelacionadas entre o Napo Runa . O papel mais conhecido é a sua função em cerimônias de cura. Ela também é conhecida por seu papel de adivinhação, especialmente a visão distante. Nas histórias orais que gravei , os incidentes foram, por vezes mencionados quando os membros da família em casa, preocupados com alguém há muito ausente, iriam beber Ayahuasca para descobrir o que estava acontecendo com essa pessoa. Alguma literatura menciona o uso por parte de alguns grupos de Ayahuasca para localizar animais de caça e saber o que os inimigos estão fazendo; também como forma de adivinhação.

Seu terceiro papel , no entanto, mal começou a ser reconhecido pelo mundo fora: mediador e tradutor entre o mundo humano e o mundo das plantas. Entre os Napo Runa, uma das funções vitais da Ayahuasca é ensinar os seres humanos sobre outras plantas , além de si mesmo. Entre os enteogenos, este parece ser único. Outras culturas enteogênicas reverenciam suas plantas enteógenas, mas Ayahuasca ensina as pessoas a venerar outras plantas. Ela ensinou às pessoas a prática de Sasina (dieta) para que pudessem usá-lo aprender a se comunicar com outras plantas e não só a si mesma. Se você aprender o suficiente da Ayahuasca, me foi dito, todas as plantas são enteogênicas e visionárias, não apenas aquelas poucas com poderosos aríetes químicos para romper as barreiras mais difíceis na consciência humana . No mundo da Ayahuasca, aliados espirituais são principalmente plantas.

Continua... Na sequência, o linguista Gayles Highpine aborda a relação da ayahuasca com a língua franca do Império Inca, o Quetchua.

Desvendando o mistério da origem da ayahuasca (Parte 4)

Imagem: Felix Pinchi Aguirre



Nenhum comentário:

Postar um comentário