segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

" A Razão cria Monstros"


A discussão nas redes sociais sobre Belo Monte despertou-me para uma importante referência: nem sempre a razão e os argumentos levam às melhores escolhas. Ser humano implia não apenas em pensar, mas também em sentir. Nesta rápida entrevista, o escritor Eduardo Galeano, autor de "As Veias Abertas da América Latina" falou tudo o que eu gostaria de dizer.

"Os intelectuais me dão pena. Eu não quero ser um intelectual. Os intelectuais são os que divorciam a cabeça do corpo. Eu não quero ser uma cabeça que rola por aí. Eu sou uma pessoa. Sou cabeça, corpo, sexo, barriga, tudo. Mas não um intelectual este personagem abominável. Como dizia Goya “A razão cria monstros”. Cuidado com quem somente raciocina.

Cuidado! Temos que raciocinar e sentir.

Quando a razão se separa do coração, comece a tremer, por que este tipo pode te levar ao fim da existência no planeta. Eu não acredito nisso. Eu acredito nessa fusão contraditória mas necessária entre o que se sente e o que se pensa. E se aparece um que só sente, eu digo: esse é um sentimental. Mas se aparece um que só pensa e não sente digo: Ái que medo!Esse é um intelectual. Que coisa espantosa! Uma cabeça que rola! Eu não quero ser uma cabeça."

3 comentários:

  1. Excelente este texto companheiro!
    "mente insana, corpo insano"
    E viva a resistência ideológica latino-americana

    ResponderExcluir
  2. A razão sem emoção é característica do psicopata. O puramente racional exclui a piedade. E são os psicopatas que estão no comando das academias universitárias, da mídia e dos governos.

    ResponderExcluir
  3. São os psicopatas da razão pura, essa praga do Ocidente, que defendem o assassinato de crianças nas barrigas de suas mães, e criação de quimeras por meio da hibridização genética e a geoengenharia. Por isso o mundo irá inevitavelmente acabar antes da hora.

    ResponderExcluir