sábado, 21 de janeiro de 2012

Cultura Pop: Anton Ego

Personagem do brilhante desenho animado Rat-a-tui, Anton Ego (leia-se Egô) representa o crítico contumaz, pedante e sem sentimentos. Sua crítica feroz teria sido a causa da morte do chef Gusteau que teria enfartado após ler uma de suas críticas publicadas. Anton Ego, contudo, é "redimido" no filme quando experimenta o "ratatouille" feito pelo ratinho cozinheiro que é o personagem principal do filme. O "ratatouille" é um prato de camponeses pobres do interior da França, mormente feitas com sobras. Representa a simplicidade.
Experimentar o "rattatoille" permite a Anton Ego reconectar-se com sua infância, com a simplicidade e com sua emocionalidade represada pelo seu ego gigantesco e perverso. No dia seguinte a provar o "rattatouille", Anton Ego escreve a seguinte crítica (segue trecho):
“De certo modo o trabalho dos críticos é fácil.Arriscamos muito pouco, mas apreciamos estar acima daqueles que nos presenteiam com o seu trabalho e se oferecem para ser avaliados.Incidimos sobre as críticas negativas, o que é divertido de escrever e de ler.Mas a dura realidade que os críticos têm de enfrentar é na verdade que as refeições medianas são provavelmente mais importantes do que aquilo que admitimos nas nossas críticas.Mas existem momentos em que um crítico realmente arrisca, da descoberta e defesa das coisas novas.O Mundo costuma ser duro com os novos talentos e com as novas criações.O novo precisa de amigos..." (segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário