sábado, 12 de abril de 2014

Desvendando o mistério da origem da Ayahuasca (parte 2)

O autor continua a discorrer sobre o fato de que o registro de uso do cipó ayahuasca (B. Caapi) isoladamente, é muito anterior ao acréscimo da folha (Psycotria viridis) e que a popularização no mundo científico de que a ayahuasca seria fruto de uma hipótese formulada pelo etnobotânico Terence McKenna sobre o efeito do DMT no organismo, presente apenas na folha.

Para ler a primeira parte traduzida clique aqui
Para ler o texto original em inglês clique aqui

Este texto foi disponibilizado pelo site The Ayahuasca Community

por Gayle Highpine

Nomes e Classes do cipó Ayahuasca

Não é só em grupos de língua Quechua que o nome da bebida coincide com o do cipó. Isso se repete em quase todos os grupos indígenas: caapi , ou palavras semelhantes entre falantes Tupi, yajé , Kaji , ou palavras semelhantes entre falantes Tucano , Natém , ou palavras semelhantes, entre os falantes Jivaro, shuri (uni), ou palavras semelhantes, entre falantes Pano , kamalampi , ou palavras semelhantes, entre falantes arawak : todos são nomes usados ​​tanto para o cipó quanto para a bebida.

A importância da videira Banisteriopsis caapi nas culturas ayahuasqueiras amazônicas é mostrado nas mitologias tradicionais, nos costumes, como o uso do cipó como um amuleto e um motivo para decorar o espaço ritual e roupas ( Weiskopf 2005:125 ), e nas distinções sutis feitas entre as variedades B. caapi . Os Tukano têm pelo menos seis variedades, com nomes como Suana - kahi - ma ( Kahi do jaguar vermelho) e Kahi -Vai Bucura - rijoma ( Kahi da cabeça de macaco ) ( Schultes , 1986). Junquera (1989) registrou 22 classes de B. caapi diferenciados pelas Harakmbet ( mashco ) índios , como Boyanhe ( verde, verdes ), que "produz visões de caça, pesca, à procura de propriedade, migrações, visões , etc "; Sisi ( carne de antepassados ​​) que produz " visões do céu , aqui entendido como o universo do passado para o presente "; Kemeti ( carne de anta ), que produz " sinais que visam a recriação do universo mítico "; Wakeregn ( branco) que produz " imagens brancas que mostram a viagem para Seronhai , um lugar onde a estadia morto "; e dezoito outras classes. Reichel- Dolmatoff ( 1975:155 ) descreve um xamã barasana que identificou pedaços de videira como " Guamo yagé ", " mamífero yagé " e " yagé cabeça " mastigadas . O Kaxinawa do Brasil distinguir variedades vermelho, azul , branco e preto ( Lagrou , 2000). Ayahuasqueros Mestizo em Iquitos reconhecer branco, preto, vermelho, amarelo, cielo (céu), Trueno ( trovão) , e boa caapi . Langdon (1985) registrou as seguintes classificações de B. caapi videira entre o Sionas : yai - yajé , nea - yajé , horo - yajé , weki - yajé , wai- yajé ou wahi - yaj , ; wati - yajé , weko - yajé , hamo - weko - yajé , Beji - yajé , kwi -ku - yajé , kwaku - yajé , aso- yajé , kido - yajé , usebo - yajé , ga- tokama - yai - yajé , zi - simi - yajé , bi' - ã- yajé , sia - sewi - yajé , sese - yajé ou sise - yajé ( " yajé porco selvagem ", usado para a caça ) e so' -om -wa- wa'i - yajé ( " yajé longo videira" ) .

Langdon escreve que entre os Siona onde os xamãs freqüentemente comercializam variedades de caapi, e que "se um xamã encontra um cipó selvagem na floresta , ele vai preparar uma bebida para determinar o seu valor para a inclusão em seu próprio repertório, especialmente em relação ao que visões pode induzir " Wade Davis cita Jorge Fuerbringer , um velho colono alemão há muito estabelecidos no Putumayo (citado em Weiskopf 2005:125 ) : " . Quando um [ yagé ] planta é repassado no comércio , assim é a sua visão específica. A Siona não pode classificar uma planta sem saber seu histórico de negociação. Cada planta tem , assim, uma linhagem que liga -lo através de todos os tempos para todos os outros . "

Essas classificações não são baseadas em características físicas ou botânicos, mas em critérios de os efeitos xamânicas e os tipos de visões produzidas . Richard Evans Schultes escreveu (1986) :

Não há dúvida de que os índios no noroeste da Amazônia podem identificar diferentes tipos de caapi ou ayahuasca , a uma distância sem sentir, degustar ou cheirar o cipó ... Os nativos afirmam que eles são capazes de usar esses tipos de caapi ou yajé ou ayahuasca para preparar bebidas de forças diferentes, para diferentes fins, ou em conexão com diferentes cerimônias ou danças ou necessidades mágico-religiosas, ou o que o participante deseja matar na caça.

Por outro lado, tais distinções são feitas de variedades e linhagens e os efeitos das plantas de mistura . É a videira (cipó) , e não a folha , que é classificada de acordo com o tipo de visão e o efeito xamânico induzido utilizado .

A nova definição de Ayahuasca

Richard Evans Schultes prestou atenção para a mistura de plantas e com base em suas próprias bebidas teve experiência de consumo com e sem aditivos, Schultes formulou a hipótese de que MAOI na videira pode tornar o DMT ativo em alguns aditivos orais.

Em 1984, esta hipótese foi confirmada experimentalmente por Terence McKenna, GHN Towers, e FS Abbott. Posteriormente, foi popularizada por Terence McKenna . No entanto , ao contrário de Schultes , que havia especulado que DMT foi responsável por grande parte da atividade da bebida , McKenna fez a DMT responsável por tudo isso. Embora ele admitiu que as beta -carbolinas na videira " pode ser alucinógena em cerca de doses tóxicas , " 4 ( 1992:33 ) McKenna popularizou a idéia de que a Banisteriopsis caapi não tinha outro papel em uma bebida Ayahuasca , exceto para tornar o DMT ativo por via oral . " Eles são importantes para o xamanismo visionário porque podem inibir sistemas enzimáticos no corpo que seria de outra forma despotencializar os alucinógenos do tipo DMT " ( McKenna 1992:33 ) . "
A ação da Banisteriopsis , na medida em que as visões estão em causa, é evitar que o Psychotria sejam neutralizados pelas enzimas gástricas " ( Calavia 2011:131 ) .

No mundo ocidental , Ayahuasca adquiriu uma nova definição: Era agora , por definição , a combinação de Banisteriopsis caapi e uma planta contendo DMT Ayahuasca tornou-se , por definição, o primeiro antropólogo a adotar o novo " DMT ativo por via oral . " como definição parece ter sido Luis Eduardo Luna , em 1984. Luna passou um tempo com Terence McKenna , absorvendo sua perspectiva, antes de iniciar seu trabalho de campo . Desde então, os antropólogos têm cada vez mais adotado essa definição e filtrada suas observações através dele. A preeminência da ayahuasca no mundo amazônico indígena tornou-se o elefante na sala de estar de estudos Ayahuasca , com um acordo tácito para fingir que ela não existe .

Neste ponto de vista, o único agente psicoativo importante na bebida Ayahuasca é DMT; e porque B. caapi não tem DMT , B. caapi não é psicoativa; e porque P. viridis utilizados isoladamente não tem efeitos DMT , P. viridis por si só não é psicoativa . E, assim, um novo "mistério" nasceu : Como os povos indígenas descobrir como criar uma bebida psicoativa de duas plantas que , isoladamente, não têm efeitos psicoactivos ?

O Cipó e a Folha

Eu vim ao mundo da ayahuasca , sem preconceitos. Eu tinha bebido Ayahuasca por cerca de metade de um ano antes de eu começar a fazer investigação fora sobre isso. Quando eu fiz, eu fui incitado a aprender algo que tinha descoberto através da experiência.

Eu tinha descoberto que não havia correlação entre a profundidade da viagem e a experiência visual . Às vezes, uma experiência foi muito profunda e também intensamente visual; às vezes era muito profundo , mas teve poucos ou nenhum efeitos visuais; às vezes estava cheio de visuais coloridos, mas não muito profunda; e às vezes era sutil em ambos os aspectos. A profundidade e os efeitos visuais eram duas variáveis ​​independentes .

Então eu li que havia dois componentes necessários para uma bebida Ayahuasca : a videira (cipó) e a folha . Comecei a ter interesse nas folhas que vi sendo adicionadas à bebida. Às vezes, um monte de folhas foram adicionados, por vezes, um pouco, às vezes nenhum, dependendo do que estava disponível.

As folhas eram chamadas chakruna, o que geralmente significa não Psychotria viridis , a planta conhecida como Chakruna , mas mais frequentemente cabrerana Diplopterys , a planta mais conhecida como Chaliponga ou Chagroponga.

O Napo Runa às vezes usam P. viridis , mas preferem chaliponga, bem como outras espécies de Psychotria chamadas Amiruka.

Quando nenhuma deles estava disponível , às vezes Ilex guayusa (uma ramo amazônico da família do mate platino) seria adicionado à bebida.

As folhas eram "ajudantes " da Ayahuasca me foi dito, e seu propósito era o de " iluminar e esclarecer " as visões . A videira é como uma caverna, e a folha é como uma tocha que você usa para ver o que está dentro da caverna. A videira é como um livro, e a folha é como a vela que você usa para ler o livro.
A videira é como um aparelho de televisão, e a folha ajuda a entrar em sintonia com a imagem.
Havia uma atitude sutil que a necessidade de folha era o sinal de um novato : um ayahuasquero experiente pode ter as visões mesmo com pouca luz .

O cipó ayahuasca não é um indutor de visões da mesma maneira como é o DMT. Visões de bebidas apenas com cipó são sombrios, monocromático, como silhuetas, fumaça ou ondulação, ou nuvens que atravessam o céu noturno. É porque suas visões são geralmente monocromática que são classificados pela cor da visão que produzem : branco, preto , azul, vermelho (na minha experiência , marrom escuro).
Cobras, a visão mais comum em Ayahuasca, é considerado o espírito manifesto do cipó. Visões de cipó podem ser mais difíceis de ver; de fato , as "visões " podem não ser visuais, mas auditivas ou somáticas ou intuitivas. Mas a videira carrega o conteúdo da mensagem , o ensino, e o insight. A folha ajuda a iluminar o conteúdo, mas os ensinamentos são creditados ao cipó. Visões de cipó são " freqüentemente associada com a escrita, com um código que está presente nas visões ... ou nos " livros " onde os espíritos guardam os segredos da floresta. " ( Calavia Saez 2011:135 ) . A videira é o Mestre, o Curador, o Guia. O propósito de beber Ayahuasca é receber a mensagem que a videira dá . É por isso que é a videira , e não a folha, que é classificado pelo tipo de visão que dá. " Para eles, a videira é, na verdade , um guia de vida, um amigo, uma autoridade paterna " ( Weiskopf 2005:104 ) .

Continua...

Desvendando o mistério da origem da ayahuasca (Parte 3)

Imagem: "Amor essencial " por Anderson Debernardi

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