sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Escolha da Pauta


Quando às vezes comparo o jornalismo à caçada, de modo nenhum é exagero. É uma questão de visão. Visão é o que nos confere liberdade enquanto que para o rebanho cego, só resta seguir ao pastor, por pura incapacidade de buscar seu próprio alimento.

E nisso, a imprensa (acreana, brasileira, e creio, mundial) tem sido eficiente: seguir a manada.

Bem nesta semana tinha a oportunidade em escolher entre duas pautas. Uns tais cantores sertanejos (aquele do esculacho...) ou um artista plástico local.
Enquanto os sertanejos vivem seu fugaz momento de fama com o tal esculacho, o rapaz já trabalha há dois anos na capital um conceito artístico inovador, mas até hoje não teve nenhum um minuto diante dos holofotes da imprensa da capital.

Mas já pra turma do pequi (nada contra os goianos) com uma músiquinha, que vamos combinar, não traz nada de novo, fazem fila para pedir credencial... e a organização faz a questão de fazer o maior cú doce para credenciar a imprensa para os carinhas que provavelmente daqui há quinze dias, serão apenas poeira na estrada. Putaria por putaria, prefiro as minhas mesmo...

Não tive dúvida e pautei o grafieteiro Thiago "Tosh" , que está fazendo uma leitura da cultura acreana através de uma expressão artística típica das megalópoles. Sem dúvida algo inédito, único que só pode ser visto aqui em Rio Branco, mas passou despercebido debaixo de narizes sem faro.

Também nem é sempre culpa dos jornalistas, é um vício da imprensa que começa desde lá de cima, da visão muitas vezes equivocada dos patrões e do próprio público que acha que só é pauta morte e violência... e político. Pois digo, que é um ato muito mais político desenhar a realidade da floreta nos muros da capital, do que aquelas brigas de menino buchudo que às vezes se vê na ALEAC.

O resultado é que temos na TV um recorte distorcido da realidade, que só serve para alimentar aquela visão de que "tá tudo ficando pior e mais violento". Não é verdade, o mundo já foi muito mais violento, apenas a imprensa consegue cobrir com um imediatismo quase instantâneo, o planeta inteiro, o que causa a falsa impresão de aumento na violência.

E deixa-se muitas vezes de se mostrar que as coisas não são bem assim, tem gente que vive da esperança que plantou, e outros que estão plantado hoje, para colher mais tarde...

Enfim, em breve os tespectadores vão poder assitir a matéria, e devo produzir uma série com outros personagens que, sem mandato ou credenciais, fazem a vida acontecer.
(Tem um cruzeirense aqui que é fera no violão e voz!)

* Um dos grafites produzido por Thiago, em uma residência abandonada na capital

2 comentários:

  1. Olá,li o que você postou.
    A Imprensa, a "TV e jornais"...alimentam uma visão distorcida da realidade, e, nós só vimos morte e violência...e políticos.
    Enfim, é essa a realidade que eu vivo no Brasil que eu conheço, sou do Rio de Janeiro. Não gostaria que essa pauta fosse a única destacada pelos Jornais,mas falar disso para dar Ibope, ou por ser os fatos mais em evidência é necessário...ou não?
    A nossa rotina aqui é cruel, os políticos só dão motivos pra notícias nada agradáveis...Fazer o quê? Fechar os olhos e tapar os ouvidos...
    Podia ser diferente,sim.
    Fiquei refletindo sobre essa colocação sua...
    Mas gostei de ler o que escreveu.
    Um abraço da Mery*
    Vai lá no meu blog, e me faz uma visita, será uma honra.

    ResponderExcluir
  2. isso ai mano... mto feliz em conhecer vc e seu trabalho tmb, mta luz na sua caminhada...
    Vida, Saúde, Felicidade, Caminhos Abertos Para Seguir....

    ResponderExcluir