quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Larvas da dengue são encontradas em Cruzeiro do Sul


Durante esta semana a busca ativa do setor de vigilância epidemológica detectou larvas do mosquito da dengue no bairro São José em Cruzeiro do Sul. As larvas foram encontradas próximas a um armazém de depósito de cargas, o que reforça a tese de que o mosquito esteja chegando à Cruzeiro do Sul, pela BR 364. Por este ser o primeiro ano com a BR aberta durante o inverno, período propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o setor de endemias da SESACRE resolver redobrar a atenção com a dengue, com ênfase na busca ativa.

Erenildo Alves, responsável pelo trabalho de campo no combate à dengue explicou que o mosquito Aedes Aegpypti,tem um comportamento diferente do carapanã da malária.

“Enquanto o vetor da malária prefere grande quantidades de água barrenta. O aedes gosta de pequenas quantidades de água. Até mesmo a água parada em uma tampa é suficiente para o mosquito depositar seus ovos e as larvas se desenvolverem.”

Para Simone Daniel a descoberta das larvas não chega a ser novidade: “já vínhamos fazendo o trabalho preventivo. Em 2008 encontramos larvas no centro da cidade.Agora é importante a população fazer também a sua parte, evitando locais que possam se tornar foco de proliferação do mosquito“

Já foram registrados mais de cem casos de dengue em Cruzeiro do sul, nenhum deles, autóctone.


Um comentário:

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT ou http://bit.ly/2Bkb8G
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir