sábado, 21 de janeiro de 2012

São Sebastião em Xapuri



Um dos aspectos interessantes de Xapuri, é que diferentemente das demais cidades do Vale do Acre, conservou aspectos de sua origem o que em parte faz lembrar alguns cenários de Cruzeiro do Sul. Contudo há mais prédios antigos, muitos dos quais bem conservados. A relação com o rio Acre ainda é intensa e ainda se observa a navegação em pequenas embarcações. Algo que praticamente não se vê nos demais municpios do vale do Acre. A beleza original da cidade faz valer o título de a "Princesinha do Acre"




O clima da segunda maior festa religiosa do estado é empolgante. Se na festa de Nossa Senhora da Glória predominam os tons de azul, aqui, o povo se veste preferivelmente de vermelho, simbolizando a paixão de Cristo e de seu leal soldado, São Sebastião.

Aprendi por exemplo, que a festa de São Sebastião é a mais antiga do Acre. Teve início em 1902 e segundo o pároco, São Sebastião havia sido evocado para por fim aos conflitos entre brasileiros e bolivianos.

A procissão reuniu cerca de 15 mil pessoas.

São Sebastião foi lembrado como santo protetor da ecologia e dos povos da floresta, índios e seringueiros. No Brasil, em alguns estados São Sebastião é sincretizado com Oxóssi, Orixá da caça e Senhor da Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário