terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tensão no Bom Dia Juruá


Nesta terça-feira pela manhã, estava difícil. Poucas matérias, poucos sites atualizados, muitos factóides circulando na imprensa acreana... Mariano Maciel de férias... Difícil gerar conteúdo para um programa de uma hora no rádio nestas condições.

Eis que abro os jornais on line do Acre: Tribuna, Gazeta, Ac 24 horas, Agência do Governo, Página 20...

Todos os dias são divulgadas informações destes sites que representam diferentes matizes políticas do estado. Nesta manhã, circulava como uma das notícias mais atualizadas uma denúncia de suposta fraude em licitação da prefeitura de CZS. A matéria está no Página 20 assinada pelo jornalista Archibaldo Antunes. Por se tratar de assunto relevante à CZS foi lida a matéria. Tive o cuidado de tratar o assunto não como uma revelação cabal de que a prefeitura tenha cometido fraude, mas com a devida ressalva de que se trata de uma denúncia e como tal, é passível de investigação, tão somente. Dado os créditos ao autor da reportagem e ao veículo que a publicou fiz a ainda a tradicional consideração de que o espaço da rádio estaria aberta à resposta dos acusados.

Para mim é uma satisfação poder fazer um programa que tenha o contra-ponto, que tenha o contraditório... Creio que este seja o principal diferencial da Rádio e TV Juruá. Por isso fiquei satisfeito quando no bloco seguinte liga o prefito Vagner Sales e eu o prontamente coloco no ar:

"- eu não achei que era política da rádio ficar divulgando notícias mentirosas de sites mentirosos..."

"-peraí prefeito, quer dizer que o Página 20 é mentiroso e o Ac 24 horas, aquele jornal que o sr. paga é verdadeiro... "

"-Eu só quero dizer que não é politica da rádio..."

"- o sr. é quem vai definir a política da rádio agora..."

"- olha só, menino..."

"- quem está agindo como menino é o sr. Seja verdadeiro com a população, prefeito. Se o sr. quiser responder às acusações o espaço está aberto, mas se for para desqualificar o trabalho da Rádio e TV Juruá, ou de qualquer outro meio de comunicação o sr. não está autorizado..."

....

Segue-se um silêncio sepulcral e eu toco pra frente o programa...

"-Vamos agora às informações da área policial com Genival Moura..."

_______________________

Quero tecer alguimas considerações. A primeira é que não acredito em imparcialidade total.
Isto é uma balela. Todo meio de comunicação e todo jornalista têm seus próprios interesses e convicções e comigo não seria diferente. Agora eu acredito que ainda que pesem minhas convicções, posso realizar meu trabalho com denodo e ética, tratando os difentes pontos de vista com o respeito que merecem. Foi graças a esta diplomacia ao tratar dos assuntos espinhosos da política que fui elogiado pelo Dep. Federal Flaviano Melo após uma entrevista em que soube fazer os questionamentos necessários sem ferir a sua honra pessoal. O elogio de um suposto "adversário" me é muito mais caro de que o de um "aliado".

Também não tenho poupado de críticas a FPA, o PT e mesmo os irmãos Viana. Considero que este grupo tem aliado competência na gestão e visão de projeto a uma política pouco democrática e cada vez mais fechada em si mesmo. Cheguei a acreditar sinceramente que Vagner Sales, pudesse ser o contraponto a esta política, mas agora vejo que o atual prefeito poderá ser tão tirânico e anti-democrático quanto o PT que tanto critica, sem agregar as qualidades administrativas do grupo político que governa o estado há mais de 12 anos.

7 comentários:

  1. O poder dá ênfase, revelando a real personalidade do ser humano.
    Falta honestidade, respeito ou no mínimo uma assessoria ao prefeito.

    Leandro,

    Continue fazendo este trabalho, sem deixar que os interesses individuais se sobressaiam ao respeito que você tem pela população, o povo merece o Verdadeiro Jornalismo (que está em extinção)
    Mas isso você sabe fazer.

    Um grande abraço, Leandro Altheman.

    " Um dos melhores Jornalistas do Acre. "

    ResponderExcluir
  2. Perplexo com a atitude do prefeito, mas não surpreso. Na hora erra, da maneira errada e de forma indelicada e anti-social o mesmo quis te atacar ou atacar a Rádio e TV Juruá. Este fato só mostra como o Prefeito anda contribuindo e muito para a audiência dessa emissora. Espero que ele não esteja difamando-a pelos rincões do Juruá, o que não faz parte de vossa atitude profissional, Altheman. Falta ao prefeito o que sobra na RTV Juruá que faz parte da família cruzeirense - atitude política e democrática. Wagner Sales começou com o pé esquerdo neste ano decisivo... Sales não acredita na força e determinação dos meninos de Cruzeiro do Sul e pessoalmente, destrói e difama a juventude com o ar de superior!!! Por fim deixo questionamentos à todos: Será que a população deseja conviver com a tirania ou a renovação? Trocará o antigo modo de governar pela gestão inovadora? Preferirá dinheiro no bolso por 3 dias do que a segurança do alimento à mesa? Espero que vença o mais competente no mais amplo sentido e não mais o coronelismo de barranco.

    ResponderExcluir
  3. Amigo leandro parabéns, pelo o seu trabalho feito com seriedade e respeito aos que lhe ouve,
    precisa que os governante respeite os profissionais de imprensa, por que uma imprensa tem que ser respeitada, parar de ser amordaçada como e no estado do Acre, a emissora de Radio ou TV tem que valorizar seus profissional para que ela conquiste a massa que asiste e ouve, ancora ou repórter aqui no vale do Juruá não tem liberdade de fazer matéria que envolva estado ou município, por que pode lhe custar o emprego isso e chamado de ditadura com a imprensa no estado do Acre.

    ResponderExcluir
  4. Caro Leandro,

    Conheço bem o seu trabalho. Sei de sua competência, capacidade e respeito para com os entrevistados, bem como seu profundo apreço pela liberdade e democracia e sei também que o Vagner Sales não é muito o que podemos chamar de "democrata". Mas, convenhamos que a Juruá FM também não prima muito pelo respeito aos entrevistadas.

    Se lembra de quando o Nelson Liano Júnior determinou que você me tirasse do ar quando falávamos ao vivo sobre a concessão de florestas públicas? Pois bem, este Senhor Nelso Liano, eu sei, está de volta e, como sempre bajulando a FPA especialmente os Vianas.

    O que realmente está por trás é a política rasteira praticada, basicamente, por todos os políticos medíocres do Acre, posição e oposição.

    Bom trabalho
    Lindomar Padilha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Leandro, gosto de ver assim.

    ResponderExcluir
  6. Este leandro alquima so presta mesmo e para puxar o sacor dos vianos afinal todos ate mesmo o james camely so poirque este govern de corruptos pagam uma fortuna para eles mais se a oposiçao vai para o governos vao puxar o asco do mesmo jeito porque se nao se mantem o dono da emissora ira passar fomo voce leandro veio se salvar aqui em cruzeiro pois senao morreria de fome assim como outros desta radio e tv

    ResponderExcluir
  7. Pelo português do anônimo acima da pra ver que é elçeitor do Vagner. Continue assim amigo, vc merece o prefeito que tem

    ResponderExcluir