segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Juruá é o fiel da balança na eleição de Tião Viana



Leandro Altheman

O voto do vale do Juruá, tradicionalmente apontado como mais conservador, foi o fiel da balança que possibilitou a vitória de Tião Viana (PT) ainda no primeiro turno. O resultado merece uma análise aprofundada principalmente pela FPA, pois praticamente quitou do PT a liderança na capital Rio Branco, reduto mais forte do PT.

A votação expressiva obtida pelo cruzeirense Gladson Cameli (PP) para deputado federal é uma demonstração do peso do seu grupo político, que poderia ter feito a balança pender para outro lado. Ironicamente, um dos grandes articuladores da entrada do PP, na Frente Popular, Edvaldo Magalhães (PCdoB), não obteve a aprovação necessária nas urnas para o mandato de senador. Perdem o Juruá, que desde Aluísio Bezerra não tem um senador “nativo” e perde também o projeto de integração com o Peru via juruá -Ucayalli, que fica praticamente órfão. Decisões populares, que como o próprio Juruá, seguem caminhos sinuosos. Caminhos que devem respeitados, e apreciados por quem quer navegar na política.

Um outro prognóstico possível é de que deve aumentar a participação do vale do Juruá nas decisões do próximo governo. No campo adversário, a votação obtida por Antonia Sales (PMDB), mostra que o fator Juruá terá sempre que ser levado em conta na hora da contabilidade política. Em tese, Antonia Sales poderia ter sido a maior prejudicada pelo alto índice de abstenção da zona rural, mesmo assim, foi campeã de votos. Motivada pelas fortes chuvas, esta abstenção ficou na casa dos 34%, ou seja, mais de um terço dos eleitores da 4ª zona não votaram no dia 3 de outubro. Com isso perde também a representatividade do Juruá na ALEAC e mais ainda a zona rural, tão carente de representantes.

Na ALEAC o Juruá mantém ainda o nome de Maria Antonia (PP) e perde quatro nomes. Edvaldo Magalhães (candidato derrotado ao senado pelo PCdoB), Idalina Onofre (PPS), e Luís Gonzaga (PSDB), não obtiveram o sufrágio necessário.O deputado estadual Thaumaturgo Lima (PT), também do Juruá, deve obter uma vaga na Câmara Federal.

Um comentário:

  1. Luiz Gonzaga perdeu aí? Alguém me fale dele por favor, porque esse homem estava se perpetuando na política e nunca ouvi falar que fosse um bom político.

    Vai ter 2º turno no Acre não é?

    Marina Silva não venceu no ACRE, enquanto em Brasília sim. Vá entender NOSSA gente...

    Torcendo pela vitória do Tião, os acreanos devem muito aos Viana.

    ResponderExcluir