sábado, 12 de dezembro de 2009

Viva a força do Juruá!


Francisco Panthio


Nesses dias, acompanhando toda uma movimentação da imprensa local acerca da viagem dos empresários e políticos acreanos ao Peru, fiquei analisando. E dá pra se perceber que a muralha entre o Juruá e o Vale do Acre é algo que ainda está longe de ser derrubada. Isso é tão histórico que virou cultural. O povo do Juruá é bairrista ao extremo. Se não fosse tanta burocracia constitucional já teria se desmembrado do restante do estado. Tem horas que chegamos a concordar que esse povo está certo.E grande parte da imprensa e dos jornalistas acreanos fazem com que essa barreira cultural se estenda mais ainda. Veja só. O Acre está tendo uma grande oportunidade agora, com a boa vontade dos dois governos, de selar de vez essa integração comercial, e todos sabem que seria uma grande vitória para um povo tão isolados e distantes do resto do país.
Os comerciantes e a população toda de Tarauacá, Feijo, Jordão, Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Guajará no Amazonas e Cruzeiro do Sul com certeza apoiarão essa iniciativa, pois é esse povo que vai sentir a melhoria de perto.
Mas, claro, alguns jornalistas da capital fazem pouco caso, por conta do que falei a pouco: o Juruá será o mais beneficiado com isso. Parece que não aceitam ver essa região se desenvolver e crescer economicamente. Podem também estar analisando pelo lado político, e não querem reconhecer o esforço pessoal do Presidente da Assembléia Legislativa e o apoio de todos os demais. Temos que parabenizar, sim, o Edvaldo, pois não são os críticos e pessimistas lá de Rio Branco que compram tomate de R$ 8,00 e que só podem comer coisa boa durante três meses do ano, nesse curto verão em que se reabre a BR-364. Não são eles que vivem em um isolamento comercial que teima em não ter fim.Esse colunista e blogueiro, que atira sem rumo, dando palpites diariamente sobre a política do estado, e especialmente do Juruá, dizendo quem é o melhor vereador, falando da aceitação de prefeito A e Deputado Z, sem conhecer a realidade aqui do Juruá, deveria entender que queremos sim a integração, e que é uma das maneiras de mostrar nosso potencial, econômico e turístico.Muito se falou e se criticou a quantidade de pessoas e o porque de se gastarem milhares de reais. Sim, é nescessário, pois como é que o Presidente Lula e o presidente peruano, assinarão um acordo histórico e importante para nós, sem que os acreanos estejam la presentes, fazendo uma festa e dando uma demonstração de que queremos de verdade?Olha, tem mesmo é interesses pessoais por trás dessas críticas. Esperem ao menos a coisa se concretizar, e depois façam suas análises. Ou querem que além da abertura, a ALEAC traga e venda os produtos? Já fizeram a parte que tinha que ser feita, agora é com os empresários. Se não for um bom negócio, nós mesmo estaremos aqui reconhecendo e ajudando vocês.
Panhio é dirigente da UJS em Cruzeiro do Sul

4 comentários:

  1. Parabéns, Panthio! Pela forma simples e verdadeira de abordar o tema.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alguns governantes, frente a esses projetos, vislumbram antes de tudo como podem beneficiá-los, povo, não é prioridade. Quando DEVE ser.

    ResponderExcluir
  4. cara o Edvaldo ta fazendo o que o vice cesr não faz.

    ResponderExcluir