sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

1984: A verdadeira história do "Big Brother"


Muita gente já sabe, mas outro tanto desconhece qual é a verdadeira história por trás da expressão "Big Brother". Lembrei disso quando percebo que a Globo continua ingerindo na vida pública e particular das pessoas, determinando horários de jogos de futebol e mudando o fuso horário de um estado inteiro como é o caso do Acre, isso é claro além de ditar modas e comportamentos ao seu bel prazer.

A expressão "Big Brother" (para quem não é fluente em inglês: "Grande Irmão") foi cunhada pelo escritor britânico Geogre Orwell, na verdade pseudônimo de Eric Arthur Blair. Orweel foi um militante socialista que aderiu às teses de Trotsky, em oposição às de Stalin e que lutou na Guerra Civil Espanhola no PSOU (Partido Socialista Obrero Unificado), braço trotskista que juntamente com anarquistas e socialistas de outras vertentes formou o exército republicano que lutou contra os monarquistas e os fascistas do general Franco, durante uma das mais sangrentas guerras que a humanidade conheceu. Metade da população espanhola sucumbiu diante dos fuzis, da fome e das doenças consequentes às batalhas.

Orwell tornou-se um crítico feroz de regimes totalitários, não poupando de suas críticas o modelo stalinista da URSS. Em 1949 publicou o livro "1984", . Neste livro, Orweel criou uma sociedade totalitária, onde as televisões eram vias de mão dupla, ou seja, quem a assitia, também era assistido por ela. Na prática isso siginicava um controle de toda vida pública e particular a partir da televisão. À esta entidade simbólica que via a tudo e a todos, Orwell denominou "Big Brother". A idéia de ter a vida assistida por algo ou alguém acabou sendo aproveitada nesta aberração que é o BBB, na verdade uma cópia de um programa televisivo de grande audiência nos EUA.

O episódio em que a Rede globo, a Rede Amazônica e a ABERT (Associação Brasileira de Radio e Televisão) tentam de todas as maneiras, se sobrepor à vontade popular de retorno ao fuso horário antigo, referendado no pleibiscito, mostra o quanto na verdade podemos estar perigosamente próximos de um totalitarismo, não partidário, mas determinado pela vontade consciente das emissoras de TV que pairam onipresentes sobre a inconsciência do populacho inculto e teleguiado.

Leia mais sobre atentativa da Globo de se sobrepor à vontade popular no Blog do Altino

5 comentários:

  1. Prezado Leandro, tive o prazer de assistir a esse filme como parte de uma disciplina do curso de jornalismo. Todos deveriam vê-lo e inferir . Causa incômodo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo vendo seu blog detectei uma grande riqueza em informaçoes e gostaria de convida você a fazer parcerias acesse meu blog www.blogamazoniareal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. cara,fala mais sobre este assunto.
    queromos saber as mentiras por tras deste programa de tv.

    ResponderExcluir
  4. Este programa é um insulto à inteligência, as pessoas ficam dominadas por pornografia barata, não vêem que a globo dita as normas de vida já no começo do ano, se voce não curte BBB está por fora, é assim que a mídia te faz sentir, mas ainda bem que hoje muuitos não caem nessa, BBB é que está 100% por fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com vc, e tenho dó de quem da atenção para essas bobagens que a televisão diz, devemos fazer o que queremos e não o que eles querem, e esse BBB sempre foi um lixo, eu nunca gostei daquilo, graças a Deus eu não perco o meu tempo assistindo aquilo e tenho pena de quem assisti.

      Assi: Josiane

      Excluir