quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Claustrofobia...



Certas relações humanas me deixam sufocado... é que entre horizontes estreitos não parece possível nenhum acordo.
Como sonhar com o pôr -do sol, se quem esta ao seu lado, anda preso a mesquinharias, ninharias...
Tem gente que tem tudo, mas ainda assim, continua miserável. É que a miséria não é uma condição material, é antes, espiritual. É um estado de espírito, uma doença que pode acometer mesmo aos milionários(na verdade são as vítimas preferenciais desta disfunção cerebral...)
Entre horizontes estreitos, tudo parece menor, pequeno, ínfimo, até o tempo encolhe, nossos pensamentos ricocheteiam em paredes que parecem nos comprimir...
Se existe pecado, este deve ser o maior: não ver a grandeza do universo que nos cerca...

Grandeza

E por falar em grandeza, uma voz falou comigo...
Era sábado à noite e havia comungado a ayahuasca com os Poyanawa. Dimanã Ewê Yubabu – Floresta Casa de Todos Nós. É assim que eles chamam ao seus espaço sagrado. Espaço sagrado que permite momentos sagrados, como o deste sábado.
“Haja com grandeza”, disse a voz da minha consciência. E de repente comecei a ver um novo universo ao meu redor. Só mesmo muita grandeza para compreender a pequeneza que nos cerca.
“Mas e a humildade, onde fica?” Perguntei. E a voz me respondeu: “A humildade é ainda maior que a grandeza, e cabe bem como coroa na cabeça de quem já alcançou a verdadeira grandeza de seu ser.”

4 comentários:

  1. Caro Leandro,

    Teu blog já está linkado na página SÍTIOS ESPECIAIS de ECOS SOCIALISTAS.

    Quando tiver um daqueles bons artigos, que você sempre escreve, me envie que eu publico.

    Um abraço,

    Moisés Diniz

    ResponderExcluir
  2. É tão difícil não ficar preso às” materialidades” e eventos desnecessários. Um mundo que a todo instante nos oferece prazeres e conforto tem sido muito mais atraente e grande parte das pessoas esqueceram ou não dão o valor ao que de fato é importante, ao que nos faz crescer como humano, como filho da natureza. Eu, mesmo tendo a consciência de que o mais belo da vida é intocável, por assim dizer, me pego atrelada a um monte de baboseiras, daí eu paro e penso: nossa, que idiota, isso é tão inútil e tento me desvencilhar de um monte de lixo que a gente acha se apega. É preciso resistir, se policiar e estar mais próximo a natureza, ao que ela tem de bom para oferecer. E olhe que não é pouco.

    ResponderExcluir
  3. E depois que a gente percebe a grandeza verdadeira, nem precisa de esforço. É tudo muito natural e prazeroso.

    ResponderExcluir
  4. por cara a grandeza de Deus é maravilhosa mas essa tal de ayuasca e demais vem ser feliz de verdade no sant evangelho de Deus Jesus ti ama e quer te salva

    ResponderExcluir