segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Descubra um novo mundo: o seu




Leandro Altheman

Avatar:

Definição hindu para a encarnação de Deus na Terra. Segundo os hindus, Krishna seria o oitavo Avatar ou seja, a oitava vez em que Deus veio à Terra. Para muitos, Jesus Cristo se encaixa perfeitamente na definição de Avatar.

O mundo virtual da Internet trouxe uma nova definição para Avatar: uma segunda vida, ou segunda identidade. Trata-se de criar um personagem, dar ele uma identidade e viver com este personagem em um outro universo, virtual. Idéia semelhante se utilizam nos jogos de RPG.
Contudo, o conceito é mais antigo. Buscando nas fontes do xamanismo, encontramos a definição de duplo, ou segundo. Para os xamãs, a realidade presente nos sonhos ou em estados alterados de consciência possuem existência real e como tal devem ser tratados.
Parte do treinamento do xamã consiste em adquirir cada vez mais consciência durante os sonhos. Com isso, seu duplo ganha cada vez mais forma e corporeidade. Os sonhos tornam-se então, lúcidos e pode-se atuar neste novo universo, tão real quanto o nosso mas com suas com regras próprias e particulares.

Pandora

O nome dado ao planeta no filme foi inspirado no mito grego de Pandora. A Deusa imortal, cujo significado do nome é “aquela que possui todos os dons”. Seu mito conta a história de uma famosa caixa. Dentro dela estariam ao mesmo tempo os dons e as os males Foi destinado aos homens como “presente” de Zeus, na verdade, uma punição ao roubo do fogo por Prometeu.
Segundo a Wikipedia: “A mentalidade politeísta vê Pandora como a que deu ao homem a possibilidade de se aperfeiçoar através das provas e da adversidade. Ela lhe dá assim a força de enfrentar estas provas com a Esperança. Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, portanto, sem adversidade o ser humano não poderia melhorar.
No filme o paralelismo entre Pandora=Amazônia é óbvia e clara. Possuidora de todos os dons, mas que pode trazer muitas adversidades também.
Mas as metáforas não param por aí.

Árvore dos Espíritos

A metáfora também é clara: a árvore dos espíritos é o cipó dos espíritos, significado da palavra quétchua ayahuasca. Mas o autor foi ainda mais longe: Em uma das cenas é possível se perceber dois cipós enrodilhados como duas serpentes, símbolo que serve para descrever o caduceu e que também é a forma do DNA, a molécula da vida. Recomendo a leitura do texto "Inteligência Natural" do antrópologo Jeremy Narby. Em seu livro “ A Serpente Cósmica” Narby traça o paralelismo entre os estados proporcionados pela ayahuasca e a relação que ela proporciona com a Natureza. Quem já sentiu, sabe que é totalmente real o vínculo ou “conexão” entre o ser humano e cada ser deste universo.

“A biologia agora tremúla o duplo helix como sua bandeira, o símbolo de novas curas. Mas este mote é o mais antigo símbolo da vida e cura no mundo. A escada transada, duas serpentes entrelaçadas, o axis mundi, o símbolo dos xamãs nos cinco continentes por milênios.”

Jeremy Narby em “Inteligência Natural"

Esta é uma das duas idéias fundamentais na qual gira o filme Avatar : a possibilidade de uma existencia plena, compartilhada com os seres que nos cercam.
Para mim, ayahuasqueiro há 12 anos, tal possibilidade é muito mais de que um simples “conceito”, é a mais pura realidade. Uma realidade da qual não apreciamos justamente por nosso “elo” com a Natureza ter se tornado cada vez mais débil.

Lembro-me claramente do dia seguinte a uma sessão de ayahuasca em que ao ver uma árvore "sangrando" o seu leite, após ter sido tombada, que foi inevitável sentir como seu meu próprio sangue estivesse sendo derramado.

Depois desses 12 anos tenho a plena convicção de que a ayahuasca é capaz de reavivar este vínculo e assim como ela há plantas mestras em cada um dos cinco continentes.

O segundo conceito central do filme é a transferência de consciência, a começar do humano para o Avatar. Basicamente a preocupação de todas as religiões tem sido assegurar a permanência da conciência após a morte. Para os “Nativos” de “Pandora”, esta tranferência ocorre naturalmente com a morte, uma vez que pertencemos a um mesmo todo.

Eewa

O conceito usado no filme para explicar uma conciência superior que abarca a tudo está intimanete ligado a idéia de uma Divindade Feminina, uma Mãe Arquetípica, primordial. Contudo não se trata de uma divindidade distante, mas de uma mãe de todos os seres, uma coinsciência presente em tudo que nos rodeia. A mesma idéia está presente no conceito de Gaia, a Terra que para os antigos Gregos, era uma Deusa. Recentemente, alguns cientistas chegaram a propor que a nossa Terra seria um imenso organismo vivo, uma conciencia complexa composta de todas as conciências que a compõe. Fascinante, não acham?
Ewá na África é uma das Yabás, ou seja, Orixá Feminino ao lado de Yemanjá (O Mar) e Nanã (A Terra). Ewá é a Divindade correspondente ao mesmo tempo à chuva e às estrelas. Exatamente o “verbo de ligação” entre o Céu e a Terra. Uma das traduções possíveis é que Ewá é: aquela cujas lágrimas refletem na Terra, o brilho das Estrelas.


Um diálogo interessante é que quando o protagonista faz uma oração a Eewa pedindo sua ajuda na batalha, sua parceira lhe explica que Eewa é responsável pelo equilíbrio da vida e que portanto, não toma parte em um dos lados da batalha.


Extamente o oposto do conceito contido no Velho Testamento em que o “Senhor dos Exércitos” destrói os “inimigos’ do povo “escolhido”. Com esta chave é bem fácil entender aonde nos tem levado tal arrogância. Basta dar uma olhada como está hoje o Oriente Médio, de onde sairam as três doutrinas que mais matam em nome de Deus: judaísmo, cristianismo e islamismo.

No entanto, o recado é que atentar contra este equilíbrio é atrair para sí, todo tipo de infortúnio contido na "Caixa de Pandora", a mesma que contém todos os dons.

Conclusão

Para quem esperava somente uma diversão no domingo, assitir ao filme Avatar foi bem mais do que uma grata surpresa. Foi um daqueles raros momentos em que me ajudam a não perder de todo a esperança na humanidade e de acreditar que existe sim, um despertar de conciência.
Mesmo tendo sido realizado nos estúdios de Hollywood com toda a sua tradição de chauvinismo estadunidense sobre os demais povos, o filme é feito sob medida para nós, juruaenses.

Talvez assim possamos acordar para descobrir a biodiversidade deste mundo de que somos, ou pelo menos deveríamos ser, agradecidos, dedicados e vigilantes guardiões.

2 comentários:

  1. Estarei assistindo ao filme hoje, assim espero para anotar minhas impressões, pelo seu post está muito além do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  2. deixa essa vida, de de beber alguma substancia para sentir a presença do senhor,por cara vem para o evangelho verdadeiro jesus ti ama e quer te salva

    ResponderExcluir