segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010: Ano de Copa do Mundo e Eleição

















Leandro Altheman








Enquanto a África do sul se prepara para sediar a primeira Copa do Mundo do continente, no Brasil nos preparamos para as eleições que vão, pelo menos em tese, definir os rumos dos próximos anos no país.
Sobre a seleção brasileira, digo que só volto a acreditar nela, depois que conseguirem vencer a França. Depois das últimas vergonhosas apresentações em que nossos habilidosos e excessivamente confiantes jogadores foram vencidos pelo talento francês, me reservo ao direito de ser um descrente do futebol brasileiro, até que provem o contrario e consigam vencer a França em uma partida limpa, por um placar razoável. É meu direito como torcedor brasileiro.




Nas eleições, já não são poucos os prognósticos, como não são poucos também os malabarismos da imprensa e órgãos de pesquisa, para dar como certa a vitória de José Serra. Uma “certeza” que se dissolve na realidade, a medida em que São Paulo vai se refazendo do susto de seguidas e permanentes e enchentes, e o moral do Brasil, e seu presidente, Lula, vão alcançando patamares inimagináveis a poucos anos atrás. Não vou aqui discutir os méritos de seu governo, mas o fato é que sua moral e popularidade, hoje, o habilitariam para eleger até um cavalo como sucessor. Por tudo isso, acho melhor começar a plantar “gramalote” no planalto.
No nosso querido Estado do Acre, não vejo a hora de começarem as campanhas e pesquisas, e o incrível material que vai fornecer para as charges: Por exemplo: “Nas primeiras pesquisas, Pinto não aparece” ou ainda “Pinto cresceu”, “Pinto caiu” e por aí vai. Nestas horas queria ser chargista.
Em uma postagem anterior critiquei o fato de que parte da imprensa da capital pinta um cenário idealizado de Cruzeiro do Sul, em especial, da administração Wagner Sales.
Para ser justo, é necessário dizer que há realizações sim, nesta administração. Isso contudo, não chega a ser surpresa. Surpreendente seria sim, se o atual prefeito conseguisse a façanha de uma administração pior que a de Zila Bezerra. Nada pessoal, prefeita, mas o fato é que Cruzeiro do Sul ficou praticamente abandonado nos últimos dois anos. Um desastre que se anunciou já nas primeiras semanas da administração, com a briga com o vice Ilderlei.
Por tudo isso, é quase impossível não fazer uma administração melhor. E ainda bem que seja assim. Sou cidadão e quero o melhor para minha cidade. No entanto, o cenário pintado em Rio Branco é uma total obra de ficção científica.
É fácil peceber o que quer a imprensa ligada ao PMBD: tentar viabilizar uma candidatura fraca (Pinto), através de uma cortina de fumaça, ao passar a imagem de que o Juruá poderia estar”fechado” com o novo candidato deles, que por aqui é um total desconhecido.
Nada mais ilusório: uma coisa é reconhecer méritos na atual administração, a outra é induzir o povo do Juruá a votar em um desconhecido, quando se tem à frente um nome totalmente respeitado na região como é o caso de Tião Viana.
Mesmo a jogada do fuso horário pode parecer um “tiro no pé”. Ainda que muitos (como eu) ainda pensem que o melhor mesmo é respeitar o horário natural do Sol, nem por isso, vão deixar de reconhecer os méritos de um mandato a serviço do Acre. Outro fato é que muita gente já se adaptou a novo horário que hoje tem seus fiéis defensores (patrões, estudantes do período noturno e esportistas, principalmente).






Há ainda um fator decisivo que é a aproximação entre os antes aparentemente irreconciliáveis PMDB e o PT no Acre. Embalados pela aliança nacional entre os dois partidos, PMDB e PT ensaiam uma aproximação que pode mudar radicalmente o atual quadro de forças no estado.



Bem, vamos assistir ao andar da carruagem.

Um comentário:

  1. Já me ative mais aos fatos políticos do Brasil e do Acre e talvez precocemente desistido de acompanhá-los. Vejo uma coisa aqui e ali quando me desperta muito interesse e então faço meu julgamento. Fato é que com relação a Cruzeiro do Sul, vejo sempre a mídia cruzeirense louvando os préstimos do prefeito como se ele estivesse fazendo favores a população. Não é mais que sua obrigação realizar uma boa administração no município, além do quê, sempre o achei demagogo e pão e circo igual a mulher dele, deputada Antônia Sales. Populistas, já veteranos no cenário político da região, mas enfim, se o povo gosta... Quanto à Zilá Bezerra, só dá pra sentir raiva de uma pessoa que usou um cargo público para se beneficiar e deixou a cidade mofar. Quanto ao Tião Viana, há histórias do celular, do horário..., mas eu penso que se o Jorge Viana fez uma boa administração é possível que Tião siga seus passos no governo do estado. Quanto à seleção brasileira, acredito que ela precisa de uma injeção de ânimo. Aparentam sempre estar cansada demais... Afe

    ResponderExcluir