Encontrei esta cronologia em diversos sites na internet, mas nao pude descobrir quem e de fato o seu autor. De minha parte cabem dois comentarios sobre imprecisoes cometidas em postagens anteriores sobre o tema.
1- afirmei que nao havia referencia a ayahuasca entre as listas de plantas domesticadas no periodo Tawantinsuyu, mas exqaminando novas fontes, encontrei sim, referencia a ayahuasca em uma destas listas de plantas alimenticias, e magico-medicinais conhecidas pelos incas.2 - afirmei que a ayahuasca teria entrado no Brasil, pelas maos de pessoas que denominei de "elementos marginais", ou seja,nao exatamente pajes ou xamas. Contudo, isso se aplica somente a Chico Lourenco, que teria dado a ayahuasca a Mestre Gabriel. No caso do Mestre Irineu, as fontes falam claramente de Dom Crescencio Pizango como um xama peruano, embora nao esclarecam sua etnia.
Cronologia
2000 AC - Há evidências arqueológicas, através de potes e desenhos, que levam a crer que o uso de um chá feito da PLANTA MESTRA era conhecido entre os povos do continente desde pelo menos 2.000 A.C.
Século XIII - O inca Manco Capac funda Cuzco (que significa "O Umbigo do Mundo"), capital do Império e estabelece um Estado Teocrático Absolutista. Não se sabe ao certo se aprendeu com os nativos da floresta ou se introduziu o costume de tomar um misterioso CHÁ, reservado apenas aos sacerdotes Amautas de sua corte.
Século XVI - Há relatos de que os espanhóis e portugueses observaram a utilização de bebidas na cultura indígena e recriminaram-na: "quando bêbados, perdem o sentido, porque a bebida é muito poderosa; por meio dela comunicam-se com o demônio, porque eles ficam sem julgamento e apresentam várias alucinações que eles atribuem a um deus que vive dentro destas plantas". (Guerra, 1971).
No BRASIL começa para os habitantes nativos do litoral atlântico o GRANDE BALANÇO. A primeira coisa que ocorre é a restrição da LIBERDADE de pensamento.
BRASIL COLÔNIA DE PORTUGAL
1500 - Pedro Álvares Cabral chega ao BRASIL, em nome da Igreja Católica Apostólica Romana e inicia a cristianização e a escravização dos povos nativos. No período português, o povo brasileiro tinha duas possibilidades: ser livre ou ser escravo, e a liberdade era então somente a do cristão, o que fez surgir o sincretismo religioso.
1533 - Os espanhóis chegam ao Império Inca. Conta a lenda que o inca HUASKAR se refugiou na Floresta Amazônica e levou a receita do misterioso CHÁ. Depois de sua morte, a PLANTA MESTRA passou a ser conhecida como Aya (alma de) Huaskar (chicote), ou seja, Ayahuaska.
1591 - 1ª visitação da Inquisição no Brasil e ao Perú com prisões e torturas. (BA-PE). Havendo outras em 1618 e 1769. Alguns réus vão para a fogueira em Portugal e nas Américas.
1616 - O uso da Ayahuasca é condenado pela Inquisição - Século XVII - As missões jesuítas informam a corte portuguesa sobre a existência de "poções diabólicas" feitas pelos índios do Amazonas.
BRASIL IMPÉRIO
1840 - A Harmalina é isolada da planta Peganum armala em laboratório na Europa.
1849 - O botânico inglês Richard Spruce remete às escondidas para o "Jardim Botânico de Kew" da Inglaterra, mudas de algumas das 11 espécies da SERINGUEIRA. De 1849 a 1864 viajou intensamente através da Amazônia brasileira, venezuelana e equatoriana, para montar um inventário da variedade de espécies de plantas lá encontradas (Schultes and Raffauf, 1992). Spruce fez grande número de descobertas valiosas, incluindo Hevea, os genes da Seringueira e Cinchona, da qual o quinino é derivado e usado pelos nativos da floresta para se fazer bola.Identificou também uma das fontes primárias de uma poderosa destilaria de alucinógenos usada por índios Mazan e Zaparo, chamada ayahuasca ("vinho das almas " ou "vinho dos mortos", na língua quechua).
1851 - Richard Spruce percorre o Rio Negro no interior do Estado do Amazonas e constata que os nativos Tucanos usam a planta Caapi, que ele classifica como pertencente à ordem das Malpigiáceas e ao gênero das Banisterias.
1852 - o inglês Alfred Russell Wallace naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo galês. participa da festa Tukano do Jurupari no Rio Uaupés, no Alto Rio Negro, sendo o primeiro ocidental a presenciar aqueles ritos de iniciação, com outro naturalista, Henry Walter Bates (com quem tinha travado conhecimento em Leicester), partiram para o Brasil visando coletar espécimes na Floresta Amazônica e reunir fatos que pudessem resolver o quebra-cabeça da origem das espécies. Foi amigo e biografo de Richard Spruce.
1858 - Spruce encontra a mesma planta sendo usada na tribo Guahibo, na margem superior do rio Orinoco, na Colômbia e Venezuela e, no mesmo ano, entre os Záparos dos Andes peruanos, que denominavam-na Ayahuasca. Villavincencio é o primeiro a descrever o misterioso chá no Rio Napo, na Amazônia equatoriana. Neste ano, Allan Kardec funda a Sociedade Espírita de Paris.
1886 - Simson's é o primeiro a observar a mistura das plantas na cocção da Ayahuasca.
BRASIL REPÚBLICA
1890 - Nasce Irineu Serra em 15 de dezembro de 1890, em São Vicente de Férrer, Maranhão, seus pais, Sanches Serra e Joana Assunção Serra.
1891 - A REPÚBLICA no Brasil introduz o princípio de separação entre a Igreja e o Estado. O Marechal Deodoro da Fonseca, chefe provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, constituído pelo Exército e pela Armada, em nome da Nação, decreta:Art. 1º - É proibido à autoridade federal, assim como à dos Estados federados, expedir leis, regulamentos ou atos administrativos estabelecendo alguma religião ou vedando-a, e criar diferenças entre os habitantes do Brasil, por motivo de crenças, opiniões filosóficas ou religiosas.
1903 - Ocupação brasileira do território do Acre, que pertencia à Bolívia. Chegam homens vindos dos estados do Ceará e do Maranhão, os soldados da borracha, para a extração do látex. Entram em contato com os nativos.
1902 - O exército de seringueiros de Plácido de Castro toma Xapuri.
1903 - O primeiro terreiro de Umbanda é legalizado no país.
1903 - Rebeldes acreanos de Plácido de Castro tomam Puerto Alonso da Bolívia.
1905 - A "telepatina" - outro nome da harmina - é identificada como o "yajé" dos índios (Zerda e Bayon).
1907 - O Marechal Rondon, do Exército Brasileiro, chega às regiões da fronteira amazônica.
1909 - O português António Olívio Rodrigues funda, em 27/6/1909, o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, em São Paulo, sob influência do pensamento filosófico Martinista, criado pelo ocultista Papus. A.O.R. Introduz então cursos esotéricos e faz a distribuição de livros sobre ocultismo e astrologia por correspondência, uma novidade para época.
1909 - Rondon conclui a ligação telegráfica do Amazonas (997 km de selva).
1912 - Raimundo Irineu Serra migra para o Acre, vindo do Estado do Maranhão. Lá atua como seringueiro, soldado da Guarda Territorial, e já é conhecido CURADOR.
1913 - Em Basiléia (fronteira com o Peru), Irineu experimenta a Ayahuasca com nativos. Na cidade de Cobija, na Bolívia, conhece os irmãos Antônio Costa e André Costa que, por coincidência, eram seus conterrâneos. Estes lhe falaram pela primeira vez da bebida, que a haviam conhecido por intermédio de um xamã peruano que recebia o espírito de D. Crescêncio Pisango, que revela ao Jovem Irineu, seus segredos.
1915 - Perto de CUSCO, ex-capital do Império Inca, Mestre Irineu recebe do plano astral o seu primeiro ÍCONE, que chama de Hino.
1916 - Irineu Serra retorna ao município de Brasiléia, onde conhece a senhora Rosa Amorim, com quem tem seu único filho, o senhor Valcírio Genésio da Silva, em 20 de janeiro de 1917.Participa dos trabalhos organizados por Antônio Costa e André Costa, no Círculo de Regeneração e Fé - CRF (O primeiro centro de Ayahuasca que se tem notícia - )1917 - O primeiro terreiro de Umbanda de Porto Velho, Rondônia, é aberto por Chica Macaxeira, maranhense da tradição do Tambor de Mina. É usada a Ayahuasca nos rituais, e mais tarde são adotados CANTOS da DOUTRINA da AYAHUASCA. ( os Cantos são chamados de Doutrina, por ensinarem)
1918 - Irineu Serra é reconhecido pelo xamã peruano Dom Crescêncio Pizango, em uma sessão de Ayahuasca, como sendo o herdeiro do conhecimento do inca Huaskar. Segundo Pizango, Mestre Irineu era a pessoa que estava em condições espirituais de revolucionar a Ayahuasca no mundo.
1920 - Raimundo Irineu Serra na década de 20, e os irmãos Costa fundaram um centro chamado Círculo de Regeneração e Fé (CRF), na cidade de Brasiléia, no Acre.Depois muda-se para Sena Madureira, onde faz trabalhos com o seu Germano (continuou com ele por 30 anos) , Maria Marques, João Pereira, Daniel Pereira, e Zé das Neves, que continou com ele por 41 anos e 41 dias1921 - O Mestre deixa Brasiléia, após a morte de sua segunda filha, Valsidrina, com um aninho de idade. Vai a Xapuri, faz vários trabalhos braçais (até de padeiro com o pai do Zé das Neves) e começa a participar da Comissão de Limites que foi instaurada em 1924 e durou até 1928, ocasião em que percorreu todo o interior do Acre e tomou ayahuasca com diferentes tribos.1928 - Quando acaba a Comissão Brasileiro-Peruana de Demarcação de Limites, Irineu Serra entra para a Guarda Territorial do Acre, servindo junto com Germano Guilherme, nascendo daí uma grande amizade entre os dois.
1930 - Primeiro Trabalho de Concentração do Daime, ocorrido na Vila Ivonete, na casa do Mestre irineu, que tinha recebido como doação uma colonia neste lugar, que distribuio aos seus seguidores na época entre elas o seu Daniel Serra, seu sobrinho.. No dia do trabalho além dele proprio, haviam apenas mais duas pessoas. Uma delas era José das Neves, já falecido considerado o primeiro discípulo - Recebe nesta época (não se sabe o ano) uma outra doação por parte do ex-governador Guiomar Santos, que lhe arranjou uma colocação chamada Espalhado, com uma colônia, a Custódio de Freitas. Neste lugar fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (CICLU), a igreja sede e levantou também um Cruzeiro de 5m de altura todo em cimento armado (cruz de Caravaca)No bairro hoje conhecido como Alto Santo a Igreja do Daime e urbaniza a planta sagrada e os participantes ficam conhecidos como edeptos do Daime (por viverem falando a todo instante dai-me luz, dai-me amor).
1931 - A N. N. Dimetiltriptamina (DMT) é sintetizada e identificada como outro alcalóide deste chá.
1934 - A nova Constituição Brasileira declara: Art. 113, prg. 4: É inviolável a liberdade de consciência e de crença e garantido o livre exercício dos cultos religiosos, desde que não contravenham à ordem pública e aos bons costumes. As associações religiosas adquirem personalidade jurídica nos termos da lei civil.
1935 - Em 23 de junho foi cantado pela primeira vez um Hinário nos Trabalhos do Mestre irineu, na casa de Damião Marques, marido de Maria Damião. Fôram ao todo 9 hinos: Lua Branca, que tinha sido recebido pelo Mestre no Peru, dois hinos recebidos por Germano, dois por João Pereira e outros cinco recebidos tambem pelo Mestre (hinos que depois formariam seu hinário conhecido como O Cruzeiro). Cantaram cada hino três vezes e depois recomeçavam. Às 23 horas houve um intervalo e fizeram uma Refeição diante de uma mesa completa. Depois voltaram e seguiram até o amanhecer do dia, cantando estes nove hinos apenas.
1943 - José Gabriel da Costa, capoeirista, ex-soldado, seringueiro, espírita kardecista, vem da Bahia para o Acre, onde funda um Centro de Umbanda.
1945 - O mestre muda-se definitivamente para o Alto SantoDaniel Pereira de Matos, músico, poeta e amigo de Mestre Irineu, funda a Capelinha, depois Capelinha de São Francisco e, finalmente, A BARQUINHA, no estado do Acre, em Rio Branco, por ter sido marinheiro. 1954 - Separação do Mestre de sua esposa, Raimunda Marques Feitosa 1955 - A N. N, Dimetiltriptamina (DMT) é identificada como substância natural na planta Piptadenia peregrina (Anadenanthera peregrina).
1956 - Casamento com Dna Peregrina, neta de Antônio Gomes, posteriormente seria a herdeira do legado por ele recebido, e atual dirigente do CICLU - Alto Santo1957 - Hochstein e Paradies encontram, além de Harmina, a Harmalina e a Tetrahidroharmina na Planta Mestra. -
Viagem do Mestre Irineu ao Maranhão, onde recebeu em miração as últimas mudanças no fardamento. É também nesta viagem que seu sobrinho, Daniel Acelino Serra, o acompanha no retorno ao Acre 1958 - Junção de instrumentos indigenas e europeus no ritual de Ayahuaska, pela dona Peregrina no Violão, Julio Carioca no Violão, Lurdes Carioca no Cavaquinho, e Mestre Irineu no Maracá.
1959 - José Gabriel da Costa conhece a Ayahuasca pelas mãos de um seringueiro chamado Chico Lourenço, em Colocação de Capinzal, na fronteira com a Bolívia.
1960 - È fundada o CECLU- Centro Eclético e Corrente de Luz Universal em Porto Velho, pelo sr. Regino Silva. É uma espécie de desdobramento do Alto Santo, com autorização do próprio Mestre. Dali para frente os ritos de Ayahuaska (o nome com que ele sempre chamou o CHÁ), se ampliam (usando a palavra Centro para caracterizar a sua Linha e todos os demais originados dele) desdobrando-se em mais três: no Bairro Vermelho, no bairro Viário e na colônia 5 000, com o nome de Centro- Pronto Socorro
1961 - José Gabriel da Costa, em Porto Velho, no Estado de Rondônia, funda no dia 22 de Julho a UDV - União Do Vegetal - adotando o nome Hoasca para a planta
1967ou 68- Mestre Irineu se desliga oficilmente do Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento. - Recebimento dos Hinos Novos, também conhecidos como Cruzeirinho, e o período onde a liturgia da doutrina está praticamente consolidada da maneira que hoje conhecemos. -O mestre Irineu abre os Prontos Socorros: Unidades de trabalho, que realizavam encontros nas sessões dos dias 15 e 30, em face das dificuldades que existiam de locomoção desses irmãos para o Alto Santo, tornaram-se uma espécie de Filial, embora tivessem vida autonoma.
1971 - Passagem do Mestre Irineu no dia 6 de julho as 9:00 da manhã. O funeral foi organizado pelo seu sobrinho Daniel Serra em formato de V para significar VITORIA.
1972 - O cientista Robert Gordon Wasson propõe o termo "enteógeno" de origem grega que significa "Deus dentro" como substituto para alucinógeno ou pisicodélico1975- Sebastião Motta registra a entidade religiosa e filantrópica denominada CEFLURIS - Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, no Estado do Amazonas.
1982 - A Sede Central da UDV sai de Rondônia e se fixa em Brasília. Nos momentos finais da ditadura no Brasil, uma Comissão formada por médicos, antropólogos, psicólogos, representantes do Ministério da Justiça, Polícia Federal e Exército, visitaram comunidades daimistas na Amazônia.
1985 - O CONFEN, Conselho Federal de Entorpecentes, constitui um grupo multidisciplinar de trabalho com o objetivo de analisar sob o ponto de vista médico-farmacológico, jurídico e social o uso do chá em rituais religiosos.
1987 - O uso da Ayahuasca dentro de contexto religioso começa a ser estudado para futuro reconhecimento no Brasil.
1988 - Na CARTA MAGNA, a Constituição de 5 de outubro de 1988, é mantida a determinação de liberdade religiosa, no artigo 5º.
1991 - As entidades que utilizam o chá assinam a "CARTA de Princípios dos USUÁRIOS", em Brasília.
1992 - O CONFEN, depois de sete anos de pesquisa, por unanimidade de votos de seus integrantes, decide liberar o uso religioso do Chá em todo o território nacional.
2004 - O CONAD em 4/11/2004 emite parecer reconhecendo a legitimidade, juridicamente, do uso religioso da Ayahuasca (Diário Oficial da União, Edição 214, Seção 1, 08/11/2004, pg. 8).
domingo, 19 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um apanhado geral deu-me uma visão de parte da trajetória da Hoasca. Muito interessante. Notei que havia uma certa ligação com o pessoal da Umabanda em outros tempos e hoje existe o Umbandaime que mistura os dois elementos. Não existe uma obra que trata especificamente da história dessa planta polêmica, ora defendida como mística, abençoada por uns, ora rechaçada por outros que a incluem no rol de drogas alucinógenas? Não é de espantar sua curiosidade por saber mais, eu compartilho da mesma e ainda quero saber muito mais, de mais detalhes e nuances e até de sua utilização em períodos que a História parece não revelar.
ResponderExcluir