terça-feira, 25 de maio de 2010

Irã



Leandro Altheman

Como não se fala noutra coisa senão no Irã, resolvi fazer um post para que meus leitores possam conhecer um pouco mais sobre esta nação milenar que é o Irã. Ainda que pintados como radicais barbudos pelos EUA (e nós, os latinos indolentes), há muito mais neste admirável país com uma história tão antiga.
Historicamente, o Irã é chamado de Pérsia. Na verdade os persas eram apenas um entre dezenas de povos formadores do multiétnico Irã.

Pêssego

Esta fruta deliciosa tem origem no Irã. Seu nome origina de "maçã pérsica", depois pérsico e finalmente, pêssego.

Um Império Plural

O império persa destacou-se ao longo da história por saber absorver e respeitar as culturas dos povos conquistados. Egípicios, Babilônicos, Sírios e até Gregos fizeram parte deste império que criou as primeiras administrações regionais que se tem notícias na história. Os sátrapas eram governadores nomeados pelo Rei, ou Xá, da Pérsia. Contruiram estradas que percorriam Oriente Médio, Oriente Próximo e Ásia Menor (atuais, Afeganistão, Irã, Iraque, Síria, Turquia e Israel), além do Egito e parte da Grécia.

Conquistados por Alexandre, o Grande, a Pérsia foi o canal de comunicação do Ocidente com o Oriente que permitiu que os conceitos espiritualistas da Índia chegassem à Grécia como "filosofia".

Depois de Alexandre, o Ocidente nunca mais conquistou a Pérsia. Os romanos bem que tentaram,mas foram derrotados três vezes pelo seu exército de cavaleiros-arqueiros. Na última tentativa, um imperador romano foi capturado em combate e passou os restos de seus dias em uma prisão persa.

Zoroastro
O Zoroastrismo, ou Mazdaísmo era a religião original dos persas. Foi a primeira vez que se elaborou o conceito de uma luta entre o Bem e o Mal absolutos. Só que para eles, esta luta acontecia dentro do coração de cada ser humano que deveria optar pelo Bem e lutar por ele em cada esfera de sua vida. O Zoroastrismo influenciou todas as religiões ocidentais posteriores a ele: judaísmo, cristianismo e islamismo.


*(Ele teria nascido de uma virgem)

Cativeiro da babilônia
Na bíblia, os hebreus são libertados do cativeiro da babilônia por intervenção divina. Na história, foram os persas que os libertaram do jugo babilônico. Assim, os israelitas puderam retornar à sua pátria e continuar praticando o seu monoteísmo insosso sem serem incomodados pelos persas. Agora, acrescidos da influência de Zoroastro, puderam, com bases em textos mais antigos, finalmente escrever a bíblia contar a sua historia. (é possivel contar uma história sem antagonista?). Só que os israelitas simplificaram o conceito e disseram: "nós somos o Bem, o Mal são os outros e os papagaios continuam a cantar a mesma ladainha até hoje, sem saber quem cantou primeiro nem de onde veio.
Islã

Sob o Islã, a Pérsia influênciou tão profundamente os até então incultos árabes em assuntos que vão da astronomia a filosofia, da matemática à poesia. O Irã torna-se uma nação de sábios, poetas e escritores, citados até hoje nas universidades do país.

Ocidentalização
Perdendo gradualmente sua soberania em parcelas cada vez maiores de seu território, o Irã ficou sob a influência da Grã-Bretanha e da Rússia, sofrendo forte ocidentalização desde o início do século XX. A descobrta de petróleo fez do Irã um país de muitas riquezas para poucos.
Revolução Islãmica
Agregando a insatisfação com a concentração das riquezas do país e a reação aos costumes ocidentais, o Xá Reza Phalevi é derrubado por uma revolução islâmica, a primeira desta natureza no mundo. A revolução é levada a cabo por milhares de estudantes que vêem no Alcorão o amálgama capaz de sedimentar as relações sociais e humanas do país.
Cinema Iraniano
Apesar das restrições do regime, o país tem grande produção artítica e intelectual, chama a atenção o cinema iraniano, tendo como maior expoente Abbas Kiarostami. Pessoalmente recomendo o filme iraniano Gabeh.

4 comentários:

  1. Los sufis misticos do Ira bebem ritualmente um chà feito com sementes de Peganum Harmala ( Agarruda de Siria, que contém alcalóides semelhantes aqueles de Caapi ) e casca de Acacia ( que tem DMT como a chacruna)

    ResponderExcluir
  2. Do blogger:

    A combinação da harmala com a acácia(que é descrita na bíblia como a "sarça ardente")é descrita como o "SOMA".
    PS: Ei, anônimo me dá uma pista para eu falar c/ vc!

    ResponderExcluir
  3. Curiosidades interessantes sobre o Irã, um país que também é o berço da História da humanidade, hoje, alvo das atenções. A mídia o tem exposto continuamente relacionando-o a armas nucleares e a uma rixa com os EUA. E a primeira vista, a quem não tem ou não busca um pouco mais de conhecimento, parece que o país limita-se a isso.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana este blog, que estou conhecendo hoje.Trabalho delicado e sério.Nesse tempo da informação instânea, muitas vezes nos confundimos com o que é verdadeiro e estórias da internet. Fiquei um tempão lendo as matérias. É muito importante esta interseção entre o conhecimento tradicional e a visão política do mundo, até para se construir algo verdadeiramente novo. Parabéns pelo trabalho.
    Quero deixar apenas um toque sobre este assunto já "velho", falado e refalado do Irã. A Pérsia foi um importante centro cultural, filosófico e artístico na terra, reduzido hoje a pequena visão americana da mídia. Mas as coisas não são assim tão divididas entre o mal e o bem.
    O povo iraniano é amoroso e generoso, mas os governates e os sistemas políticos no país tem uma face obscura e extremamente repressora, que também não podemos ignorar. Tenho algumas amigas, cineastas iranianas, que me ajudaram a conhecer mais profundamente a história deste país, a força das mulheres e a visão equivocada que o ocidente tem do seu povo. Boa sorte com seu blog e muita luz.

    ResponderExcluir