quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Buraco é mais embaixo

Leandro Altheman

...São as contradições que movem o mundo e quem estiver disposto a fazer algo tem que saber dialogar com elas...

Estive com o promotor Rodrigo Fontoura que justificou uma das decisões mais impopulares do Ministério Público: a interdição do poço da avenida 25. Ele me mostrou os laudos, comprovando que a água seria impópria para o consumo. Naquele gabiente tive que concordar com a sua decisão até por que o Ministério Publico estaria sendo omisso se não tomasse uma atitude.
Nesta semana, visitei uma comunidade na avenida 25 de agosto. Sem abastecimento do DEAS, a comunidade se serve da água de cacimbas que compartilham o terreiro com lixo, esgoto, fezes humanas e de animais. Um suíno de boa aparência passeia entre as improvisadas cacimbas. Nem precisa de laudo para saber que aquelas águas são impróprias par o consumo. Fora do gabinete, a realidade mostrou-se de outro modo.
Sobre este problema, contudo, o promotor disse não haver medidas cabíveis " não posso impedir as pessoas de beberem água do rio ou das cacimbas". Talvez seja necessario então, interpretar não apenas a lei, mas o espírito dela. É claro que o seu "espírito" é promover a saúde das pessoas através do consumo de água potável. Algo que a sua simples aplicação, "salomônica", por assim dizer, não é capaz de realizar.


Também não adianta apenas criticar a medida, ou achar que se trata de um fato isolado. O problema da falta de água boa é mundial, não está restrito a Cruzeiro do Sul e pode até parecer que não tem relação nenhuma com os buritis que vão sendo inclementemente tombados por iniciativa de particulares e do próprio poder público. Mas tem.
Para enfrentar este problema, seria necessária uma audiência pública convocando todas as partes interessadas e buscar, como verdadeiramente uma sociedade organizada, soluções a curto, médio e longo prazo, para um problema que é de todos. Se não, pode faltar água em breve até para "lavar as mãos" daqueles que acham que o problema não é seu.


Quem quiser pode assitir à matéria em vídeo no portal Juruaonline

3 comentários:

  1. parabéns otima postagem, a verdade é que tem que haver uma solução imediata... mas mesmo assim faço um questionamento ao nobre promotor... gostaria que fosse claro de qual local se foi retirado a amostra da agua do posto da 25, pois se tiver sido do lençol freático é preocupante... pois pode indicar um problema ainda maior, ou seja todo o lençol pode estar contaminado e com isso atingir outros poços e residências. Parabéns mais uma vez pela maravilhosa postagem

    ResponderExcluir
  2. A amostra coletada foi da torneira. Inclusive o promotor sugeriu que o problema não seria tão grave e poderia ser solucionado com a instalação de um filtro ou de uma limpeza na caixa d'água. Pessoalmente acho que está passando da hora de se promover uma audiência pública sobre o assunto,(não este em caso particular, mas sobre oa acesso à água potável) com todos os agentes envolvidos.

    ResponderExcluir
  3. O MP não pode ficar omisso, mas são necessárias providências a quem cabe para tentar solucionar a questão, afinal as pessoas precisam de água.
    Uma audiência pública é uma boa pedida. Os presidentes de moradores de bairro junto com a população poderiam solicitar tal audiência.

    ResponderExcluir