terça-feira, 25 de outubro de 2011

Governo do Acre estuda adquirir equipamentos da China


De volta a sua recente viagem à feira de negócios em Xenzen, na China, o secretário de industria comércio e tecnologia, Edvaldo Magalhães concedeu entrevista falando sobre a intenção recíproca de investimentos. Segundo o secretário, a China produz painéis solares de última geração que tem baixo custo de manutenção. "Estes painés são interressantes para o desfio da terciar etapa do programa Luz para Todos, de levar energia elétrica agora para as comuniddaes mais isoladas", explica Edvaldo.
O sceretário falou ainda sobre a possibilidade de a China investir no nascente parque industrial do Acre, tendo em vista as possibilidades de exportação abertas pela rodovia transoceânica. Há interesse em se montar uma industria de motores elétricos para motocicletas e bicicletas, que já são produzidos em larga escala na China.

Ferrovia

Edvaldo falou também sobre a ferrovia transoceânica, ligando Brasil-Peru através de Pucalpa como um projeto maior de integração regional da América do Sul. Parte da ferrovia já existe, ligando o RJ à região produtora de soja no Centro-Oeste e seu projeto é chegar até o pacífico. O projeto, incialmente era fazer esta ligação atravésde Guajaramirim-RO. mas como o governo peruano já declarou que pretende abrir a ferrovia de Pucalpa a Cruzeiro do Sul, fica mais fácil esta negociação.

A Rodovia Transoceânica tem limitações de carga impostas pelos Anes, problema que a ferrovia CZS-Pucalpa-Lima, poderia solucionar. A ferrovia traria uma economia de 12 dias no transporte de mercadorias para os mercados do pacífico que atualmente é feito através do canal do Panamá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário