domingo, 30 de outubro de 2011

Conheça o Jurupari


Um dos nomes mais falados neste final de semana foi Jurupari. A solenidade realizada próximo ao rio Jurupari marcou a integração definitiva entre os dois grandes vales acreanos Juruá, e Purus.
Não por acaso o rio jurupari é considerado o último do vale do juruá, pois corre em direção ao rio Envira, que por sua vez, é tributário do juruá. Do Jurupari em diante (na direção CZS- RBR) os cursos d'a agua são tributários indiretos do rio Purus.

Durante a solenidade, um dos políticos da região (não consegui identificar quem foi o autor da frase) disse que Juru -Pari seria algo como "jurar que irá dar a luz" , alguma besteira do tipo... Diante do "assassinato" deta figura lendaria e provavelmente historica que foi Jurupari, me sinto quase na obrigação de contra um pouco do que conheço a respeito.

Jurupari segundo a lenda foi um grande guerreiro que acabou com a tirania das mulherews sobre os homens. Na época, as Icamiabas, ou Amazonas tiranizavam os homens. Então uma delas se apaixonou pelo guerreiro que coinseguiu estabelecer um status quo amigável entre homens e nulheres.

A lena tem uma similutude quase idêntica à lenda grega de Hercules. Provavelmente as duas lendas se referem ao período em que a humanidade passou do matriarcado para o patriarcado. um período que a Biblia não registra pois após o cativeiro da babilônia, houve um expurgo de todos os sinais de adoração a uma divindade feminina. Ou vocês acham que não existiam editores naquela época?

Bem, um salve a Jurupari, o homem que botou as mulheres na linha.

Um dia eu conto mais, é que agora a patroa tá mandando eu vir jantar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário