segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Arqueologia da Ayahuasca (2)


Leandro Altheman

Os Incas adoravam ao Sol?

Os arqueólogos descobriram vestígios suficientes para responder a esta pergunta com um veemente, sim.

Mas o que diriam os arqueólogos do futuro quando percebessem que nas ruínas de todos os templos e igrejas de nossa era existe um relógio. Poderiam intuir que fossemos "adoradores do tempo"? Uma questao meramente provocativa, uma vez que muito provavelmente existirao indicios suficientes para lhes revelar a natureza das crenças atuais. Infelizmente, os cristaos nao nos deram esta oportunidade de conhecer a legítima fé dos antigos andinos, uma vez que a destruiram por completo. Em nossa era conhecer a medida exata do tempo é imperioso para que a possamos cumprir nossas atividades diárias. De modo análogo em sociedades agrícolas como as andinas, conhecer o Sol significa prever as estaçoes e melhor planejar os trabalhos no campo, da semeia à colheita. Uma questao prática de sobrevivência, assim como hoje.

É certo que suas instituiçoes políticas refletiram a sua visao de mundo: se a natureza nos mostra que tudo depende do Sol, criemos entao o reflexo dela em nossas instituiçoes. O Sol está para o Universo assim como o Inca está para o Tawantinsuyu. "Assim na terra, como no céu."

Em minhas viagens pelo Peru andino, percebo que muitos estudiosos já contestam este "culto ao Sol", como se fosse este o absoluto. É certo que lhe rendiam homenagens, do mesmo modo que se fossemos inteligentes o bastante para perceber a sua importância, talvez também lhe renderíamos.

Mas é quase certo também que creessem em um princípio criador imanifestado. Há quem sustente que este seria Wiracocha, cujo culto é muito anterior ao "culto ao Sol". Talvez este principio abstrato, invisivel, mas reconhecivel na perfeiçao das coisas fosse de conhecimento apenas de sabios e reis do império, enquanto a massa continuava satisfazendo-se com suas superstiçoes e crenças cotidianas.

E a ayahuasca, aonde entra nisso tudo?


A idéia de que a ayahuasca tenha surgido de um misterioso e antigo rei, nao é nada nova. Ela é repetida com diferentes temas e variaçoes por praticamente todos os povos que a utilizam. Tal princípio é determinado em um tempo mítico : "antes de existir a morte", dizem alguns. Talvez em sua lenta penetraçao na floresta, os remanescentes do Tawantinsuyu poderiam ter adaptado um mito muito mais antigo à sua própria idéia de ressurgimento do império, a partir da idéia do "Inca Encantado". Uma espécie de "Sebastianismo" à incaica.
Bem, há muito mais do que isso dentro da própria ayahuasca e sao interminaveis as indagaçoes acerca do misterio. Certamente que para o ayahuasqueiro, mais importante do que especular é viver este mistério e nele se transformar. Mas conhecer diferentes pontos de vista impede que se cristalizem dogmas, aonde deveria haver tao somente o prazer de descobrir e caminhar em direçao ao conhecimento profundo, verdadeiro e essencial da realidade que nos cerca.

4 comentários:

  1. Informações interessantes.

    Só peço que onde lê-se cristãos, leia-se Igreja Católica, pois por cristãos designa-se algo bem mais abrangente.

    A maioria das designações cristãs não tomaram parte nos atos da Igreja Romana e os abominam.

    Ao mesmo passo, também não foi o que o CRISTO esinou ou praticou.

    Grato,
    Rafael Thomé Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Olha, esse questionamento abalaria a base da História oficial, pois nos livros aprendemos que esses povos cultuavam o Sol como um deus e assim ficou enrazaido na nossa mente, mas para mim é uma questão muito pertinente levantada no texto. Voltemo-nos para o estudo da Geografia, refiro-em ao estudo elementar, quando nos ensinam desde cedo que o Sol é fonte de vida, que o astro-rei tem poder quase abosoluto no nosso sistema e como foi mencinado no texto, tais povos perceberam isso, não tinham o conhecimento de física e astronomia avançados, mas sabiam que o Sol era vital, daí a importância na cultura e de repente, não necessariamente um culto a um deus como se concluiu, mas só temos meras conjecturas.

    ResponderExcluir
  3. Cultuavam o Sol como um Deus e não devemos esquecer que somente haviam dogmas e supertições naquele tempo, só poderia determinar algo à respeito do Sol na linguagem religiosa. O filme Zeithgeist fez eu aumentar ainda mais minha fé em Cristo. Se não havia ciência, semântica ou dialética em determinado tempo, que nome dariam a algo que, assim como o sol, iluminava, provia bem-aventuranças e etc. Eu chamaria de Sol.

    ResponderExcluir
  4. COMUNGO A AYAHUASCA DESDE DO DIA 27/02/2010 E POSSO DIZER QUE PRA MIM ELA É O TRANSPORTE ESPIRITUAL MAIS EVOLUIDO,ELA FAZ VC MEDITAR MESMO QUE NEM SAIBA POR ONDE COMEÇAR VISITEM O SITE WWW.NOSSASENHORADACONCEICAO.COM.BR
    SOU CRISTÃ POIS SOU DEVOTA DO MESTRE JESUS NOSSO IRMÃO MAIS VELHO.
    FILHOS DE PASSARO PASSARINHOS,
    FILHOS DE PEIXE PEIXINHOS,
    E FILHOS DE DEUS????????
    PENSEM NISSO

    ResponderExcluir