sábado, 8 de setembro de 2012

Diálogos Impertinentes

Três indivíduos conversavam na mesa ao lado. Para preservar suas identidades os chamarei de senhores A,B e C.

A: - Temos uma pesquisa fresquinha: Henrique está na frente!
B: - Eu não acredito. Não é o que vejo nas ruas.
C: - Eu também não.
A:  -Vou dizer uma coisa: tem gente que diz que é Vagner, mas na hora não vota nele.
C: - Eu vi isso na reeleição do Aluísio, em 2000. Tinha gente que ia votar com a camisa dele, mas votava no César. Ninguém acreditava que ele ia perder. Mas ele perdeu.Será que vai ser do mesmo jeito?
B: - Eu vou dizer uma coisa: Henrique não leva, e sabe por que? Por que o eleitorado de Cruzeiro do Sul é conservador e fisiologista. Igualzinho ao Vagner, por isso se identifica com ele.
A: - Sim, você está certo. Mas eu te digo porque que acho que o Vagner não leva: porque o eleitorado cruzeirense é conservador e fisiologista como você disse, mas também é vingativo, e sorrateiro. Ninguém esquece das coisas que o Vagner falou. Só fingem que esquecem.
B: - E o que ele falou de tão grave?
A: - Na BR 307 ele disse para um senhor que ia asfaltar o ramal com "gala". Em outra comunidade reclamaram da falta de água e ele disse que ia enfiar a água no c... até sair pela boca.
B: - Eu não acredito que ele tenha falado isso.
C: - Eu também não. Mas teve aquela história no Miritizal que ele mandou o pessoal enfiar o voto no c... E aquela outra que falou dos agentes de saúde quando eles cobraram o que era previsto em lei. Mandou eles trabalharem de peões na fazenda...
B: - É pode até ser. Mas se o Henrique ganhar, não foi ele que ganhou. Foi o Vagner que perdeu. Henrique não convence.E com quem eu converso, todos acham que o Vagner vai ganhar. Quer ver. Vamos fazer uma aposta. Chama aquela garçonete ali.
B pergunta à garçonete, enquanto ela recolhe os pratos da mesa: - Quem a senhora acha que vai ganhar?
Garçonete: -Eu acho que o Vagner vai ganhar. Eu vou votar no Henrique. Mas acho que o Vagner vai ganhar.
A: - E onde a senhora mora? Como está?
Garçonete: - Lá é Henrique. Mas e os outros lugares? O Vagner leva.
C: - Zona rural é 23% do eleitorado. Não é capaz, por si só de eleger ninguém. Isso é mito.
B: - É...muita gente responde como ela: " Vou votar no Henrique, mas acho que o Vagner leva"... Não sei não. Não está fácil para ninguém. Difícil de prever. E as pessoas as vezes escondem o que pensam... Para se preservar. Só sei de uma coisa: cada povo tem o governante que merece.
A: - Verdade
C: - Verdade

 
  

Um comentário: