sábado, 1 de junho de 2013

O jogo de cartas marcadas da pseudo-oposição do PMDB

Esqueça a banca de advogados, esqueça os super-poderes do “Leão do Juruá”, esqueça a voz do povo e a de deus, esqueça a macumba, esqueça tudo o que a musa antiga canta por que “valor mais alto se alevanta”.

Segundo uma bem informada fonte, o verdadeiro santo que fez o “milagre” que permitiu que Vagner Sales retornasse ao cargo, mesmo após condenação, tem nome, endereço e filiação partidária.

Segundo esta fonte, cujo nome não revelo nem sob tortura, trata-se do ex-ministro do supremo Ilmar Galvão. Segundo esta tese, seria a força política de Ilmar Galvão, aliado político de Flaviano Melo (PMDB) que estaria sustendo por um fio, Vagner Sales no seu cargo.

Esqueçamos por hora o jogo de cena em que PT e PMDB são adversários políticos, e lembremo-nos que o PMDB nacional é um aliado muito mais importante do PT de Dilma, do que o incerto apoio dos Viana, que inclusive são classificados por setores do PT nacional como “tucanos” e “neoliberais”.

A pseudo-oposição do PMDB Vagneriano não tem motivos para se queixar de “perseguição política” por parte do PT ou de influências do mesmo nas esferas do judiciário.

Isto por que Vagner dispõe de um arsenal político similar e equivalente ao de seus adversários e o usa com a mesma destreza dos mensaleiros condenados que permanecem em seus cargos.


Mas, na magia assim como na política, para tudo há um preço a ser pago e deste, talvez nem os botos desconfiem.   

2 comentários:

  1. Sinceramente Leandro não sei como um ex-ministro poderia influenciar numa decisão tão importante como essa... Ex não é nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreucho, este é post especulativo, não há como provar cosa alguma. Mas não é preciso ter grande imaginação para pensar umas "trocentas" maneiras de Ilmar Galvão obter acesso nos escalões altos. Outra coisa é que o STF tb tem uma composição política(embora eu próprio tenha custado a admitir), mas ali existem ministros indicados pelo PT, pelo PMDB,. pelo PSDB e pelo antigo, PFL, principalmente estes. Então, é significativo se uma matéria é posta em apreciação por um ou outro ministro. mas como disse, por mais absurdo q isso seja, o PMDB tem acesso aos mesmo níveis polítocos q o PT, ou talvez até mais, já q se trata de um partido consolidado há mais tempo.

      Excluir