segunda-feira, 3 de junho de 2013

Indígenas ocupam escola municipal em Marechal Thaumaturgo

Indígenas do povo Apolima-Arara ocupam desde a manhã desta segunda feira uma escola municipal no rio Amônia. Eles também fecharam a passagem de embarcações no rio. O ponto de discórdia é a proposta do ICMBio para que os não-indígenas permaneçam dentro da terra demarcada.

A demanda dos indígenas é a indenização das benfeitorias dos não-indígenas que vivem na área que já foi demarcada no ano de 2012. A indenização seria o próximo passo para que as famílias fosse retiradas e pudessem se estabelecer em outro local.

Já houve o compromisso do Governo Federal de que as indenizações ocorreriam até o final do ano, contudo, segundo o coordenador da FUNAI regional do Juruá, Luís Nukini, uma requisição do ICMBio teria parado o processo de indenização em Brasília. Ainda segundo o coordenador, o ICMBio quer a gestão compartilhada da área ouse seja, defende a permanência das famílias na área que hoje pertence à RESEX do Alto Juruá.

Para os indígenas, esta situação é preocupante, pois o modelo de exploração da Resex tem cada vez mais apontado na direção da pecuária e da extração madeireira, o que é incompatível com o modo de vida de subsistência dos indígenas.

No escritório regional do ICMBio em Cruzeiro do Sul, o gestor da RESEX do Alto Juruá não soube informar se esta demanda partiu do escritório regional ou se a requisição de gestão compartilhada partiu de Brasília.

Para Luís Nukini, o problema que acontece hoje em Marechal Thaumaturgo e a interferência do ICM Bio no processo são reflexos da mudança na política do governo federal no processo de demarcação de terras, que permite a intervenção de órgãos como EMBRAPA, IBAMA, Ministério da Agricultura e outros e não mais apenas a FUNAI. Um projeto de lei em tramitação no congresso retira do executivo para o legislativo a responsabilidade na demarcação de terras.  


A proposta partiu da bancada ruralista e tem sido acatada pelo governo federal. A ministra da Casa Civil Gleise Hoffman, da Casa Civil determinou a suspensão dos trabalhos demarcatórios no estado do Paraná. Em resposta, indígenas do povo Kaingang ocuparam a sede do PT em Curitiba-PR.    

Leandro Altheman – Juruá On Line
Para ler artigo opinativo sobre a política de Dilma para os povos indígenas, leia mais em  Terra Náuas: Dilma, a ambidestra, quebra as pernas e dá Muleta.
*Fotos: 1- Em reunião protestando contra a proposta de “gestão compartilhada” do ICMBio (fonte: Blog do Lindomar Padilha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário