quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Impressões da Capital


Leandro Altheman

Alguns dias em Rio Branco me fizeram enxergar melhor algumas contradições que tornam tão incrível este estado que é o Acre.
Cada dia vivido na Capital torna mais evidente que existem realidades muito distintas no Acre. Não é de se estranhar que muitas vezes nossa voz soe tão fraca, tão impotente nas ermas paragens do Juruá. Nossos conterrâneos da capital estão em outro nível civilizatório. Aqui se dispõem de produtos, serviços e comodidades que ainda sequer sonhamos em Cruzeiro do Sul.
Uma visita à gôndola de verduras e legumes do maior supermercado de Rio Branco é como entrar em um novo mundo, desconhecido da maior parte dos juruaenses. Mas para não ficar no óbvio, tão cantado em versa e prosa do alto custo de vida de Cruzeiro do Sul, relacionei também outros aspetos, que às vezes passam despercebidos por quem se encanta com as facilidades da capital.
O primeiro, é que geralmente quando se fala em custo de vida, não se leva em conta o alto custo da habitação em Rio Branco, exceto para uma minoria privilegiada, a maior parte da população vive em casas apertadas em bairros periféricos, muitas vezes sem um quintal para as crianças brincarem. A falta de água é uma constante. Em Cruzeiro do Sul ainda é relativamente fácil para uma família, mesmo de baixa renda, morar em uma casa decente, com quintal e sombra. O calor aliás, aqui é infernal, devido à reduzida quantidade de árvores da área urbana e nos arredores.
O trânsito é caótico, fruto de uma cidade que cresceu sem planejamento, as ruas estreitas, com muitas conversões proibidas, não suporta o crescente aumento da frota de automóveis e o resultado é um trânsito de deixar qualquer um, enlouquecido.

A verdade é que diferentemente de Cruzeiro do sul e de Sena Madureira, cidades criadas como tal, para cumprir a função de capitais, Rio Branco é um seringal que virou cidade, verdade inconveniente que muitas vezes o pessoal daqui não gosta de lembrar.
As muitas novas e grandes avenidas construídas durante as últimas administrações, são uma exceção, e não é difícil entender porque as administrações da frente popular são idolatradas em Rio Branco: um ponto simples e convincente é que a abertura de pontes, avenidas e rodovias valorizou imensamente os imóveis em Rio Branco beneficiando desde o grande empresariado até ao pequeno morador de uma antes esquecida colônia na periferia da capital.

Ah!Também não passa despercebido o pobre e triste rio Acre, trabnsformado em um "igarapé", ou "boulevard" que cruza a cidade, com o pouco que restou de navegação no histórico rio de combates e batalhas da Revolução Acreana. Resultado da ocupação indiscriminada das margens.
Uma Cruzeiro do Sul de mentirinha

Nos jornais de Rio Branco não faltam notícias sobre Cruzeiro do Sul, a maioria, pura mentira. Os jornais trazem informações sobre a “excelente” (sic) administração do prefeito Wagner Sales. Nada como dinheiro no bolso para fazer sorrir os carrancudos empresários da comunicação da capital. Até aí, tudo bem, divulgar as ações da prefeitura (que existem, sim, é verdade) é uma coisa normal, resultado de bom trabalho de sua assessoria. Daí, alguns imbecís escreverem em sua coluna que a administração do prefeito Wagner Sales é uma “unanimidade”(sic), é um puro e total exagero. O tipo de falácia que às vezes me envergonha de pertencer à classe jornalística. Com isso, cometem um verdadeiro desserviço á população, em especial, aos milhares de cruzeirenses e juruaenses que adotaram à capital em busca de melhores condições de vida e oportunidades. Lendo com uma certa dose de revolta um destes jornais cheguei a afirmar “não sei onde fica esta Cruzeiro, com certeza não é a mesma em que eu vivo”

3 comentários:

  1. Caro Leandro.
    Como sempre seu texto é de uma verdade inquietante. Uma palavra que vc destaca, me fez lembrar Nelson Rodrigues(o escritor das maiores putarias brasileiras). Umanimidade? Olha o que ele diz: "Toda unanimidade é burra". Heheheheh
    Entao, está certo: Nós somos realmente burros, e o jornalista pago para bajular atirou no que viu e acabou acertando no que nao deveria.
    Ele tem razao, se é unanimidade...é burra.
    Por hoje.

    ResponderExcluir
  2. vc é o cara escreva mais meu amigo mostre o acre como vc realmente vê. parabens

    ResponderExcluir
  3. Cara quero te parabenizar pela matéria, e desde já pedir permissão para postá-la no blog da UJS, vc friza muito bem a cituação e o contraste entre Rio Branco E Cruzeiro do Sul.
    E uma parte da imprensa que são alguns interesseros, só avaliam de acordo com que entra no bolso.

    ResponderExcluir