quarta-feira, 11 de julho de 2012

Abre-te Sésamo: o leite do gergelim e a cura/prevenção do AVC

Na medicina popular do Juruá, há relatos de pessoas quer se recuperaram (parcial ou totalmente) das sequelas dos AVCs (popularmente conhecidos como derrames) através do uso do gergelim, semente plantada na região.


Infelizmente, não encontrei nenhuma literatura que trate especificamente do assunto. Ainda que as propriedades do gergelim sejam citadas como importantes no combate da hipertensão e do colesterol alto (duas causas conhecidas dos AVCs), além de importante repositor de cálcio no organismo.

Os "velhos" recomendam que se esmague as sementes do gergelim e delas se retire o "leite". O "leite" é tomado com um pouco de café pela manhã. O bagaço é utilizado esfregando-se no local afetado pelo AVC (normalmente no rosto).


Como já disse anteriormente infelizmente não encontrei literatura específica que comprove ou desminta a medicina popular. Mas é um caso a ser pesquisado já que muita gente afirma ter tido melhoras consideráveis a partir deste procedimento.


Pessoalmente utilizei o leite de gergelim misturado ao café e ele parece ser excelente para a circulação em especial a micro-circulação cerebral, dando bons resultados para dores de cabeça crônicas. Também é bom para aliviar dores musculares provenientes de esforço. 


A capacidade do gergelim de limpar e abrir a passagem em veias e artérias seja talvez a mensagem oculta por trás do famoso encantamento "Abre-te Sésamo" (Sesámo é um sinônimo para gergelim).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário