quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quem são os burros?



Convencionou-se acusar os eleitores de Vagner Sales de burros. Mas verdadeiramente quem são os “burros” que perderam uma eleição com todo apoio institucional do Governo do Estado?

Há que se fazer um contraponto, ao bom e velho estilo de nosso patriarca das comunicações no Juruá, João Mariano. João Mariano obrigou-se a criar duas publicações porque não havia oposição qualificada. Foi assim que nasceu "O Rebate."
E como parece que os “Pit Bulls” do exército zumbi de Vagner Sales estão ainda sonâmbulos com a vitória, tentarei aqui fazer o papel do “Rebate” para dar o necessário contra-ponto àqueles que se acham os bastiões da ética e do avanço social. E se você pertence a este grupo, um aviso: vai doer.

Então como diria Chico Picadinho : “vamos por partes”.

1-Se o eleitorado de Vagner é “burro” (ou para usar o eufemismo “alienado”) quem é o maior culpado? Significa admitir que em 14 anos o Governo da Frente Frente Popular não conseguiu acabar com a alienação e com a ignorância de 53% do eleitorado. È como assinar um atestado de incompetência, e dos mais graves.

2- Subestimar um político experiente como Vagner Sales é uma grande “burrice”. Vagner Sales pode ter baixa escolaridade, usar linguagem chula, e etc, mas está longe de ser “burro”. Certamente é mais inteligente que todos juntos, pois conseguiu vencer uma campanha cujo principal adversário era ele próprio. E todos sabem que quem vence a si mesmo, não é apenas inteligente, mas também sábio.

3- Se Vagner fez papel de ridículo ao comandar o espetáculo da Balsa, Tião Vina também o foi com a barbeiragem de sua “twitada” e para uma platéia ainda maior (deu no “Estadão”). No caso de Tião Viana há ainda um componente agravante: lançou ainda mais areia na relação institucional que deveria haver entre o município de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado do Acre, deixando claro para a população de Cruzeiro do Sul, que o seu partido é mais importante do que a cidade e sua população.

4- A FPA de Cruzeiro do Sul não sofre de falta de cérebro, mas de vértebras. A falta de uma articulação interna coloca de joelhos o que deveria ser uma oposição altiva e independente. O povo daqui tem uma percepção quase que “sensorial” de que um governo da FPA nos colocaria de quatro para as vontades dos Viana. O discurso da “união” traz, nas suas entrelinhas a seguinte mensagem “deixem-nos ganhar as eleições, para que o Governo possa fazer o que quiser com Cruzeiro do Sul”. Mesmo sem um processamento intelectual muito profundo, o povo sente o “pixé” da subserviência neste discurso.

5- Depois de atravessar a fase invertebrada, a campanha de Henrique entrou na fase “acefálica”. A campanha iniciada há 45 dias das eleições, esta aliás, uma outra lição que ainda não foi aprendida, demorou ainda cerca de 20 dias para “aterrissar” em Cruzeiro do Sul. Quando aterrissou, caminhou bem, angariando toda uma leva de descontentes e de pessoas que por razões diversas, creem, que uma administração da FPA seria melhor para Cruzeiro do Sul. E aí, no final, lá vem a santa intervenção de Rio Branco, dizendo como devemos agir: a “twitada” de Tião Viana, as barbeiragens da promotoria e para o “gran finale” um comício amador, sem iluminação cujas maiores “estrelas” foram: Thamaturgo Lima, Jonas Lima e Aníbal Diniz. Me respondam, em sã conciência: O que estes senhores agregam ao voto do eleitor cruzeirense? Manda-los para o palanque do 15 seria melhor estratégia.  Ao contrário disso, o palanque de Vagner montado com alto grau de profissionalismo, planejamento e organização, deixou no ar, há dois dias das eleições a sensação plena de que seria o vitorioso. Nocaute nos "inteligentes".

9 comentários:

  1. A que se reconhecer as falhas, inevitável...Mas é importante dizer que o Vagner estava disputando a eleição contra o Henrique e não contra o Tião Viana. O texto deixou transparecer que era uma eleição do Vagner contra o governo e não era.

    Romisson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Romisson, vc sabe, o Henrique e o Marcelo sabem. Mas o Tião Viana, sabe? Se sabe pq deu aquele twittada? Que gafe! E vai contra tudo o que eu prego q é a relação institucional entre os poderes. Não deixa de seu um espetáculo como o da balsa. Outro ponto tb é que Henrique só foi candidato depois de ter sido "ungido" pelo Tião Viana. Culpa do Henrique? Não, certamente que não, mas da falta de articulação interna da FPA em CZS q continua dependendo de seus caciques em RBR para tomar decisões políticas. Coisa de invertebrados. Mas não se preocupe, nesta eleição a oposição cruzeirense criou vértebras, só não pode deixar que mais uma vez lhe quebrem a espinha.

      Excluir
  2. Talvez o Tião achasse que poderia transefir voto pro Henrique em virtude da sua alta popularidaade aqui em CZS. O que não é verdade. Sou daqueles que penso que a eleição foi decidida nos detalhes, nos argumentos mais insignificantes ( ou não ). Por exemplo, o Henrique era do PV, pq bandeira laranja? Ninguém nunca me viu segurando aquela coisa ridicula...

    Romisson

    ResponderExcluir
  3. A luz dos fatos o que poderia ser mais ofensivo a moral? Os absurdos ditos numa impensável campanha eleitoral na base do vale tudo contra o Vagner e cia Ltda ou a personificação da balsa que não deixa de ser uma brincadeira, ainda que de mau gosto? A grande dificuldade de quem acusa é esquecer-se de que, quando acusa com um dedo, pelos menos outros três dedos estão apontados para si meso. A proposito deixo a seguir para reflexão uns trechos do Sermão do Bom Ladrão, escrito em 1655, pelo famoso escritor, Padre Antonio Vieira. Veja só que padre, atual no seu conteúdo: " ...O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam.
    Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça levava a enforcar uns ladrões e começou a bradar: lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos... Quantas vezes se viu em Roma a enforcar o ladrão por ter roubado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo, um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província?. E ai eu pergunto: Quem é quem, no Sermão do Padre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus cada vez mais aparecem debatedores com nível. Ninguém é dono da verdade e concordo q houve mesmo este clima de "vale-tudo" contra o Vagner. Q beneficiou somente a ele. No entanto, percebe-se que isto partir mais da cúpula em RBR, daqueles q estão seguros há 650 km de CZS. Não senti isso de Henrque e Marcelo. Fica a lição para a próxima.

      Excluir
  4. Caro Leandro,

    Como eu já havia dito, a derrota do enrique deve ser totalmente creditada ao Tião Viana, assim como o será a derrota de Marcus Alexandre em Rio Branco. Tudo culpa da arrogância e do autoritarismo dos coroneis Vianas. Henrique e Marcus foram candidaturas impiostas assim como foi o horário.

    Agora que o henrique sempre foi inconstante, isso é verdade e também ajudou na balsa.

    Bom trabalho

    Lindomar Padilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lindomar, nada como uma análise de alguém que não é comprometido com o vianismo e nem com o coronelismo. Votei no 43, não por achar q seja o supra-sumo da política, mas pq acredito q as mudanças tem de se dar de maneira gradual e em um processo e o coronelismo assistencialista terá de ser superado, assim como eu espero q a tirania vianista tb o seja, um dia. Abçs

      Excluir
  5. Puritanos não ganham eleição! É triste reconhecer, mas enquanto tivermos eleitores que só olham pro seus umbigos, não pensam no bem coletivo, somente vai ganhar eleição quem tiver do seu lado um grupo unificado de raposas velhas.
    Henrique perdeu a eleição de sexta-feira pra domingo. Faltou dinheiro!!!
    Pra se ganhar eleição tem que ter quer "campanheiro" na rua fazendo boca de urna mesmo, Henrique não tinha!
    Enquanto que em uma cessão tinha 1 colaborador de Henrique tinha 15, 20 cabos eleitorais de Vagner abordando as pessoas !
    Há quem diga que do lado do 43, véspera da eleição, não tinha dinheiro pra pagar os cabos eleitorais, por isso que eles não foram pra rua. Na quarta-feira, véspera do comício tinha militante fazendo vaquinha entre os amigos pra comprar cano pra colocar nas bandeiras para o comício de quinta-feira.
    Não sejamos hipócritas e dizer que se ganha eleição na base da honestidade, só com discurso ideológico e desejo de mudança. Pura falácia!
    Eleição se ganha com muito dinheiro no bolso, pra colocar muitos "campanheiros" na rua, muita gasolina pra colocar nos carros e barcos pra rodar e transportar eleitores no dia, e isso Vagner Sales tinha. Alias é gasolina que define resultado da eleição!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc e sou totalmente favorável ao pragmatismo na política. Mas mesmo diante desta ótica, a campanha da FPA em CZS tb esteve desfocada, ou melhor, focada mais uma vez em RBR. Não fosse assim, talvez parte do recurso doado por empresários de CZS para a campanha de H. Afonso não tivesse ido parar na campanha de Marcus Alexandre em RBR e talvez não tivesse faltado gasolina. Por isso q eu digo: é uma questão fudamentalmente pragmática, e não ideológica que a FPA de CZS crie vértebras e tenha uma postura altiva, firme e decidida, caso contrário continuará sendo tão somente uma peça de menor expressão num tabuleiro cujos jogadores, não estão aqui.

    ResponderExcluir