domingo, 16 de agosto de 2009

O Chute na Santa (3)


A idolatria na TV

Roteiro para um filme sobre idolatria

Cena 1:
Um pastor berra ao microfone palavras eloqüentes. Com um habilidoso sofisma, ele cita passagens bíblicas e depois às compara com exemplos do mundo atual. Uma multidão atônita assiste ao espetáculo. É de madrugada. Um gordo na poltrona tem em uma das mãos o controle remoto e na outra um pacote de biscoitos. Quando chega no canal do pastor ele não muda mais de canal. Permanece atônito como o auditório. O pastor, com bíblia na mão, exaspera-se, condenado o que ele chama de “idolatria”. Milhares de lares acompanham sua pregação.

Cena 2:
O gordo finalmente consegue trocar de canal. Mais um canal de pregações. Neste o telefone toca e o pastor atende ao vivo. Ao fundo uma mulher desesperada. Seu marido alcoólatra perdeu o emprego. Ele ergue as mãos e proclama o poder de deus que alcança a mulher via satélite.

Cena 3:
Nosso personagem na poltrona troca novamente de canal. Agora um grupo de pastores com as mãos erguidas pede que cada telespectador coloque em frente à sua televisão um copo d’água, para captar as bênçãos que eles vão emitir. Em muitos lares, as pessoas fazem isso, em geral, são mulheres desesperadas e solitárias como a que ligou. O gordo até pensa em fazer também. Mas olha a geladeira, olha o copo, mede a distância e tomado de uma imensurável preguiça, decide não fazê-lo. Apanha mais um bocado de amendoins e os joga na boca, assistindo o resto do espetáculo.

Cena 4:
Finalmente ele adormece. A mistura de TV com amendoins estragados faz com que tenha um incrível pesadelo. Nele se ergue uma gigantesca torre, onde no alto há uma televisão. De dentro dela saem às imagens de um pastor que faz a sua pregação enfurecida, condenando a idolatria. Ao seu redor, milhares de pessoas ajoelhadas diante da tela, mãos erguidas em prece. Alguns trazem seu filhos doentes para que o pastor, da TV, os abençoe. Outros andaram muito com suas muletas em busca de uma cura. Outros são desesperados que querem um lampejo de luz em suas vidas, mas a maioria se torna uma turba furiosa, raivosa que começa a circular a torre com a TV, como fiéis fundamentalistas que prometem fazer tudo o que a TV mandar. Há uma catarse em torno da figura do pastor, que aparece apenas na tela. Ele acusa as outras religiões de pertencerem ao demônio, para seus fiéis cada palavra sua, é lei.

Cena 5:
O Gordo desperta assustado. No mesmo canal, agora o pastor faz um exorcismo expulsando o demônio em rede nacional. Cansado de tudo aquilo, ele troca mais uma vez de canal, é o Pica-Pau. Ele respira aliviado. He-he-he-he; he-he-he-he, hehehehehehehe…

2 comentários: