quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Müraiá: Médicos da Floresta (2)



Leandro Altheman

Poderia ser a cena de um filme de terror, se não fosse tão corriqueiro. É o lugar-comum do SUS.

Chego em casa após um dia estafante de trabalho, encontro a mãe de meu filho chorando; - "Nosso filho não consegue mais andar". Qual desespero não sente um pai nesta situação. Peguei meu filho e levei-o até o hospital, na época (2002), Hospital Geral de Cruzeiro do Sul. O médico plantonista lá estava, tranquilo, num dia sem ocorrências. Depois de explicar a ele que meu filho, que eu deixara em casa normnal, pela manhã, à noite não podia mais andar, sua resposta foi simplesmente essa: "- Não posso fazer nada"
Então é essa a resposta de um médico que ganha no mínimo 8 mil reais por mês, que depois de passar até sete anos ou mais estudando o corpo humano, desde suas células, tecidos e orgãos?
Pois bem, cheguei em casa e já que o médico não pode fazer nada , faço eu. Passei a realizar massagens e já na segunda em diante ele recuperou a capacidade de andar. Continuei realizando as massagens e felizmente meu filho não sofre de nenhum problema.

Ora, a Medicina, em sua origem nasce do desejo inerente do ser humano de ajudar ao próximo. Toda a ciência e tecnologia que tornam a medicina moderna tão admirável, são apenas meros instrumentos para tornar este desejo, realizável. Portanto, alguém que não tenha dentro de si este desejo, jamais deveria seguir profissão alguma na área de saúde.

Mas hoje eu só tenho a agradecer a este médico. Graças também a ele, descobri que eu posso fazer muito mais pelos meus pares, do que a maioria dos médicos nos julgam capazes. Parte do desejo de me tornar um müraiá, deve-se também a este fato.

Um médico faz um juramento, o famoso Juramento de Hipócrates. Um Müraiá também faz um juramento: o de que seu conhecimento será usado para curar, para trazer o bem das pessoas. A diferença é de que não é um juramento público, mas feito no interior da Floresta, junto às plantas e árvores que serão suas eternas auxiliares.

Nas imagens: 1-Hipócrates. 2- O caduceu de esculápio, um dos simbolos da medicina e não por acaso, também dos médicos da floresta. As asas simbolizam a presteza com a qual os médicos devem atuar.3- O médico dividido entre a ética e o lucro.

Um comentário:

  1. Leandro nossos médicos são em sua maioria tão decepcionantes... Já não basta o sistema de saúde ser precário, ainda há de se enfrentar a negligência médica. Aliás em Czs tenho lido muitos casos de negligência. Uma vez levei minha irmã para atendimento médico e fiquei tão indignada com o todo o tratamento recebido pelos profissionais dali que escrevi um texto de 5 laudas manifestando minha indignação.

    O interessante é que ainda existem pessoas sérias que lidam com plantas medicinais que curam com menos efeitos colaterais e mais eficácia, mas é fato que as pessoas de modo geral estão dependentes desse sistema de saúde tão escroto que temos.

    Esse juramento de Hipócrates hoje deveria ser chamado de jutamento Hipócrita.

    ResponderExcluir