sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Sarça Ardente revelada

A declaração foi feita pelo especialista em psicologia cognitiva da Universidade Hebraica de Jeruslaém, Benny Shanon.

Leandro Altheman

A palavra páscoa deriva do hebraico "pesach", nome que significa literalmente "passagem".

É uma alusão à passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho. Passagem que determinou a sua afirmação enquanto povo. O que a descrição bíblica quer ensinar é de que a travessia do impossível se torna possível a partir da fé e da orientação divina. Durante milênios os hebreus se reuniram para a comemoração em que este ensinamento é passado para as novas gerações, transmitindo a essência.

A páscoa cristã foi uma “reivenção” da páscoa hebréia . Conta a tradição bíblica que a ressurreição de Jesus que ocorreu durante a comemoração do "pesach". Também há aí o sentido de uma passagem através do impossível, ou seja, a própria morte.

Agora, voltemos a Moisés e de onde exatamente ele recebeu a orientação divina para a sua missão de conduzir o povo.

A história bíblica conta que Moisés subiu o Monte Sinai e lá, diante de uma "Sarça Ardente", teve as revelações divinas com as quais conduziu o seu povo. "E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui". (Exôdo. Cap. 3).

Apesar de não trazer detalhes de como teria sido esta conversa entre Moisés e a "Sarça Ardente"; mas o fato é que uma planta serviu de ponte entre homem e Deus.

“Foi em virtude deste acontecimento que Moisés passou a referir-se à Deus, como aquele que habita na sarça o que fez pela primeira vez durante a bênção das tribos de Israel” (Deuteronômio 33:16).

O professor israelense Benny Shanon, da Universidade Hebraica de Jerusalém causou protestos entre os judeus ortodoxos ao sugerir que o profeta Moisés teria ingerido Ayahuasca. O professor teve contato com a bebida em 1991 na Amazônia Brasileira, mais exatamente em Rio Branco, Acre.

A Molécula da Fé

Pesquisadores do inovador campo da consciência humana associam que importantes "passagens" da humanidade tenham ocorrido através da liberação do DMT (dimetil-triptamina) no organismo. O DMT é uma substância produzida pelo próprio corpo, o que justifica a denominação de enteógeno (ente=ser) ao invés de alucinógeno.

Jejuns, determinadas doenças, vigília prolongada, situações extremas e outras privações são capazes de estimular a produção do DMT pelo organismo.

Uma das reações do DMT no organismo seria a percepção ampliada do Universo e a sensação de que os limites humanos, normalmente experimentados no dia-a-dia, seriam apenas produtos de nossas projeções mentais, sem relação intrínseca com a realidade subjacente. Em outras palavras, o Universo revelado pelo DMT é aquele onde os milagres são possíveis.

Obviamente, o DMT pode ter também a sua produção estimulada através da ingestão de determinadas plantas.

Revelando a “Sarça Ardente”

Particularemente, discordo do professor Benny Shanon, apenas por uma razão: as plantas da ayahuasca não vingariam no solo desértico e montanhoso do Sinai.

Mas voltemos então, à sarça.

"Sarça" é uma espécie de nome genérico para um tipo de arbusto espinhoso, da família das acácias, a mesma da Jurema. A “Sarça Brasileira”, ou seja, a Jurema é uma planta espinhosa do sertão nordestino. Não por acaso, assim como a ayahuasca, a Jurema é também utilizada como forma de conexão com o mundo espiritual em rituais indígenas.

Ayahuasca, Jurema, Peyote, Wachuma, Iboga e tantas outras centenas de plantas já catalogadas e outras por serem descobertas pela ciência são capazes de elevar a consciência humana ao nível do divino.

Com tantas plantas espalhadas pelos cinco continentes do planeta, capazes de despertar a consciência através da molécula do DMT, fica difícil acreditar que Deus só tenha se manifestado no Monte Sinai, para o povo Hebreu, e que o restante deste lindo planeta com incontáveis culturas e tradições esteja desprovido da presença divina. Acreditar nisto seria o mesmo que negar a própria realidade.

Libertação

Diante do povo Yawanawá, a história de Moisés, me veio de outro modo. Lembrei que os hebreus viviam como escravos, trabalhando na terra dos outros, e tendo que esconder sua própria cultura, alheios à história dos seus ancestrais.

Então Moisés subiu a montanha e lá no Monte Sinai, através desta planta sagrada, conversou com Deus e este lhe ordenou que retirasse seu povo da escravidão e o conduzisse pelo deserto até a Terra Prometida, e também fez severas recomendações com relação ao culto religioso quer deveria seguir a mesma forma da aliança selada anteriormente com seus ancestrais: Abraão, Isaac e Jacó.

Lá nos Yawanawá, existe um terreiro sagrado, onde cresce uma de suas plantas sagradas. O Mucá. De joelhos no chão e pés descalços, as lideranças do povo recebem instruções e orientações para conduzirem suas vidas pessoais e da comunidade. É através de suas plantas sagradas que vêm buscando se re-conectarem com a verdade de seus ancestrais.

É graças à esta orientação que os povos indígenas vão se transformando, de ex-escravos em protagonistas de sua própria história. Mesmo após o estrago cometido por missionários que tentaram impor uma religião e cultura alheias a sua ancestralidade, através do seu próprio universo espiritual e de sua próprias conexões eles recobram as forças para expulsar os indesejados e retomar a sua própria Terra Prometida.

Deixando para traz um passado de opressão e atravessando o seu próprio “Mar Vermelho”, realizando no seu dia-a-dia o milagre do impossível: renascer das suas próprias cinzas.

As plantas de poder são uma dádiva legada por estes guardiões.

Compartilhadas por milhares de pessoas em todo mundo das mais diferentes raças e religiões, as plantas de poder que têm revelado o verdadeiro milagre que é a Vida e o Universo em que vivemos.


2 comentários:

  1. \1/ Acacias in Gaza's Cemetery : www.youtube.com/watch?v=kT3vVFX3Fak&feature=player_embedded

    \2/ Only when freebased the DMT from plants is active by smoking.

    \./ Warn: zionists are proved liars!
    Do you know the Strassman's reasearch on DMT was financed by Freemasons ?

    ResponderExcluir
  2. eu ñ gostei pq é mt enjoado-----'

    ResponderExcluir