segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A institucionalização da balsa - O pão e o circo de Vagner Sales

No episódio da balsa protagonizado pelo próprio prefeito, Vagner Sales mostra o melhor de sua política: Pão e Circo para a alegria da multidão. 

Começou mal. Para quem disse em seu discurso de vitória que iria ser o prefeito não apenas daqueles que o elegeram, mas de todos os cruzeirenses, Vagner Sales mais uma vez mostrou do que realmente é feito: pura arrogância e prepotência.

A “Balsa” é uma tradição bonita e divertida. Faz parte do nosso folclore de manifestações populares e de nossa história. Mas ao “institucionalizar” a “balsa”, Vagner Sales lança um “mau presságio” sobre Cruzeiro do Sul: a de que não poderemos esperar por respeito aos ideais democráticos nestes quatro anos vindouros e que o que deverá predominar será o seu espírito rancoroso e perseguidor.

A democracia que Vagner diz defender é tão somente uma balela para justificar sua falta de ideias. Não passa de um farrapo de uma “bandeira” cuja única serventia é esconder a sua maior vergonha: a sua incapacidade de administrar Cruzeiro do Sul como uma cidade e não como um apinhado de seringais e ramais que precisam de seus favores para sobreviver. Vagner perdeu em um conjunto importante do eleitorado. E perdeu feio. Talvez por isso, em muitas ruas do centro, o sentimento fosse de luto, e não de vitória.

Entre pequenos e médios empresários, trabalhadores autônomos, empregados com carteira assinada e estudantes, Henrique obteve aproximadamente 75% dos votos. Com sua pantomima, Vagner despreza os setores mais capazes de promover o desenvolvimento da cidade.

Dois mil e duzentos votos suados o separaram da “balsa” lançada por ele da mesma ponte que anos antes cometeu a bravata de dizer que “se ficasse pronta desfilaria de saia”. Mais uma promessa não cumprida que entrará para a história, assim como o ramal que prometeu “asfaltar com gala”.

Muito pouco para quem há um ano menosprezava seus adversários dizendo que iria colocar o seu motorista, o “Pimpolho” para concorrer.

Por esta razão dá para entender o sentimento de desforra de Vagner. Sente-se aliviado por conseguir uma reeleição “ralada”. Não fosse a ação desastrosa de setores fisiológicos e por que não dizer “patológicos” da FPA, e a balsa seria outra.

Vamos aos números: os dezoito mil votos de Vagner lhe garantem a legitimidade para governar Cruzeiro do Sul, mas está muito longe de ser a unanimidade anunciada pelo seu bem-pago colunista da capital.

Os mais de dezesseis mil votos obtidos por Henrique Afonso e as outras mais de onze mil abstenções representam mais da metade do eleitorado que por razões diversas, não referendou o mandatário. É em cima da cidadania destes vinte e sete mil eleitores que Vagner tripudia ao trocar o papel de representante do município pelo de bufão de sua própria corte.

Esperava mais de Vagner. Em muitos momentos da campanha demonstrou grandeza por saber aceitar críticas, uma qualidade esquecida por muitos dos que hoje se encontram em seu campo adversário.

No entanto, passado o susto, Vagner revela agora sua verdadeira natureza, mostrando que o papel de vítima não passou de um bem ensaiado jogo de cena e volta agora a interpretar o seu papel preferido: a do coronel de barranco que trata servidores, cidadãos e eleitores como peões de sua fazenda.

É uma questão de tempo para que muitos dos que hoje comemoram ao seu lado a sua vitória, lamentem não ter embarcado naquela “linda balsa laranja”.

36 comentários:

  1. O texto carece de fontes e veracidade. O voto é secreto, não há como afirmar que: "Entre pequenos e médios empresários, trabalhadores autônomos, empregados com carteira assinada e estudantes, Henrique obteve aproximadamente 75% dos votos". Nem o "aproximadamente" deixa de subestimar o estado democrático de direito em que vivemos. A vitória foi por mérito, 2000 votos em uma cidade tão pequena como Cruzeiro do Sul, para quem precisava apenas da maioria simples, já é uma grande vantagem. Ahh, e voto dos empresários, estudantes, não vale mais do que o voto do agricultor, do interiorano, dos ribeirinhos e de toda a gente humilde que são os que mais precisam de apoio dos governos, e são conscientes e verdadeiros no seu voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que não vale mais Carlos. A democracia pressupõe igualdade de valores. Os "75%" é uma estimativa aproximada, obviamente, mas baseado nos resultado das urnas na área central da cidade. Não tem nada de "científico", mas tenho certeza que meu "chute" dos "75%" está bem mais perto da realidade do que a "unanimidade" propalada pelo bem-pago colunista da capital.

      Não se trata de desvalorizar o voto dos ribeirinhos e etc, mas sim , do desprezo de Vagner pelos 16 mil que estarão sob sua administração. Dois mil votos representam 6% do eleitorado. É pouco, muito pouco amigo para quem há menos de um ano fazia bravata. Como disse, Vagner tem a legitimidade, mas não a unanimidade, e é bom que saiba disso.

      Excluir
    2. não vale mesmo.... mas tb fazemos parte dessa cidade... assim como eles... este levantamento hipotetico foi feito por meios dedutivos de quem estuda... não tem uma veracidade comprovada, mas há um senso comum... Plausivel... e aprovado por 47% da população que tb foi as urnas, já que não só a população mais carente tem o direito-obrigatorio de VOTAR...

      Excluir
  2. Fala da ditadura do horário. Queria saber quem ta enganando esse povo dizendo que são jornalistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc der uma olhada nas minhas postagens anteriores verá que nunca poupei críticas a esta "bestialidade" que foi e que é esta questão de horário.

      Excluir
    2. Quanta iganorância, esse ai provavelmente num sabe nem o que é política, por causa desse horario, Cruzeiro do Sul principalmente, cresceu muito, analfabetos políticos não deveriam falar coisas que não sabe. Quando as coisas estão mais baratas, vocês não reclamam, nem ligam, acham que é obrigação, mas quando o governo faz coisas para melhorar e o "póvo" tem que sair da sua rotina reclama, mas naõ reclama da economia que esta almentando.

      Excluir
    3. E manter o Acre e Cruzeiro do Sul atrasado, é muito inteligente. Não é atoa que chamam as pessoas daqui de preguiçosas! São pessoas como você QUE ATRASAM O ACRE!

      Excluir
  3. Quero aqui agradecer a você que traduziu o sentimento de todos os 16 mil e tantos que votou em Henrique Afonso..

    Recordar é preciso...

    Sou professora concursada, tenho 41 anos e os que tem mais sabem vão recordar..
    Quero lembrar a esta mesma oposição e seu aliados é aquela que deixava o funcionalismo de três a quatro meses sem receber, que esta mesma oposição que está aí ditadora e perseguidora que fazia do nosso salário caixa dois..onde a inflação era alta..a mesma que enxertou o estado de funcionários sem concurso público. Essa mesma oposição que faliu o Banacre..e agora em épocas de mensalão querem tripiduar em cima..quem tem telhado de vidro não joga pedra nos dos outros. e muitas outras coisas.
    Agora como não vou votar em um governo que fez não só a ponte da união mas todas ao longo da BR que dar o direito de ir e vir, que paga meus salários em dia, onde me dar o poder de compra,pagar minhas contas, que fez concursos: Professor acho 2 ou 3, Gestor, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro, Saúde.. que perdi até a conta..gerando emprego. E outros investimentos mais..
    Sei que problemas vão existir..que nenhum governo é ou vai ser o Salvador da Pátria..e vai resolver tudo de uma vez só.

    Mas francamente falando amigo tô cheia de política assistencialista, tô cheia de ver alguns falar nas pessoas mais humildes, os amigos da zona rural..mas um infelizmente vivem de migalhas, sem projetos, sem incentivo e dizer que fez alguma coisa..Tô cheia de falar em democracia, de votos conscientes..sendo compra de voto de todos os modos..e interesses egoístas...

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito seu texto, obrigado por representar a opnião de quem votou no Henrique, pois foi assim que me senti. Independente do meu voto sou uma cidadão cruzeirense e o prefeito eleito vai ter que trabalhar para toda a população e não apenas para os que o elegeram, dessa forma me sinto envergonhada de ver o dinheiro publico ser gastado com uma coisa tão baixa, enquanto tanto ainda há por fazer. Seu prefeito vamos trabalhar e esquecer essas briginhas bestas o senhor não foi eleito para isso.

    ResponderExcluir
  5. esse cara não consegue sobreviver na sua cidade de origem e vem pro ACRE fazer pose de intelectual e tirar vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a cidade que temos, outras pessoas tem mais possibilidades de crescer aqui... justamente por causa de um povo que ainda não tem noção de futuro.

      Excluir
    2. Vim a CZS em busca de melhora de vida. Não muito diferente de seus avós que provavelmente chegaram aqui fugindo da seca.

      Excluir
  6. povo sem noção de futuro tem em todo lugar, isso é desculpa esfarrapada para quem não tem realmente competência. O fato é q a população está mais informada e consciente, pouquíssimos querem realmente ajudar e na sua grande maioria estão aqui apenas buscando riqueza e fazer pose.

    ESSE CARA TA FALANDO BESTEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pouquíssimos querem realmente ajudar e na sua grande maioria estão aqui apenas buscando riqueza e fazer pose." - isto inclui a deputada de Putaya, anônimo?

      Excluir
  7. Engraçado que quando foi para os eleitores de Henrique chamarem todo mundo que votou em Vagner (a maioria) de burros, foi a coisa mais fácil e aceitável do mundo.Falaram direto com o povo e isso ninguém menciona. Na balsa em nenhum momento chamamos o eleitorado de Henrique de burro, parem com essa pose de coitadinhos, FPA rouba horrores e a imprensa daqui nada divulga, MANIPULAÇÃO BARATA (OU CARA). E vc Leandro, enquanto jornalista, não deveria externar sua opinião como se ela fosse da maioria absoluta querendo desabafar seus atritos gerados ainda "naquela manhã, no programa de rádio que eu também estava ouvindo". Respeito de ambos os lados, se de um não há, também não há porque exigir do outro. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo totalmente desta pecha de "burros" que querem imputar aos eleitores de Vagner.

      Para mim os burros são outros e logo logo escrevo sobre isso. Era o texto da vez, mas a questão da Balsa trouxe mais urgência à questão. No meu blog são minhas opiniões pessoais, não tem relação com a função que exerço na empresa e se não tiver o direito de externá-la serei menos cidadão do que a maioria. O q ocorreu na rádio comigo não foi um episódio isolado, já aconyeceu antes, com outros profissionais. O prefeito gosta de tratar as pessoas como peões de sua fazenda e é natural que quem faz os outros de cavalo, às vezes pega coice.

      Sobre os "horrores roubados pela FPA" eles dependem de provas para serem divulgadas na imprensa regular. No caso o governo se situa na cpaital e as investigações tem que partir de lá. Na região do Juruá, fartamente divulgamos as irregularidades cometidas pelos prefeitos Neuzari Pinheiro e Burica do PT.

      No meu blog, se tiver tempo, dê uma olhada na postagem sobre o "cachoeirinhoduto". Abçs

      Excluir
    2. Não encontrei a postagem que vc me indicou. Encontrei "Cachoeirinha do Juruá". Não seria esta?

      Excluir
  8. Leandro, o grande problemas desses puxa-sacos do Vagner Hitler Sales é que eles estão drogados com o ópio da ignorância. Gostaria de parabenizar a sua atitude de escrever esse blog, pois leio blogs do estado inteiro e o que vejo é puro puxasaquismos, visões tendenciosas e gente que não sabe nem escrever direito. A elite econômica de Cruzeiro do Sul e do restante do Acre não consegue nem mais escrever segundo a língua culta... Tenho saudades do jornal Cruzeiro do Sul, dos seus jornalistas e de seus poetas do início do século XX, estes realmente conheciam o mínimo...

    ResponderExcluir
  9. Na verdade a maioria dos eleitores do Vagner não são burros e sim ignorantes. Não no sentido chulo, mas no sentido original da palavra: "pessoa que critica algo sem conhecer" ou "aquele que desconhece o assunto". Ou seja, ignoraram que o Vagner Hitler Sales é um corrupto "a la Maluf", um trombadinha da política.

    ResponderExcluir
  10. Vcs estão mto é recalcado, se o Henrique não ganhou foi pq ele só bufava os votos dentro da cidade. E mais uma a balsa não foi idéia dele, quem fez foram as pessoas que votaram nele, acho que vc deveria buscar informação antes de falar alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi ideia dele mas ao comparecer e usar sua equipe para anunciar e organizar, deu caráter institucional à "balsa". Aí está o ponto.

      Excluir
  11. Caros amigos,
    Sou Cruzeirense porém esta eleição nao votei aqui. Sempre tive em minha memória os prefeitos que aqui passaram e para falar a verdade poucos se destacaram como bons prefeitos. Nesta eleição de 2012 vi nesta uma eleição com dois competentes politicos. Porém a muito tempo nao se via a prefeitura equipada, a cidade limpa, as contas pagas em dias. Presto serviço a prefeitura desde os 14 anos trabalhando com meu pai e nunca tinha trabalhado para receber os pagamentos em dias como estou recebendo neste mandato. Eu recebia porém demora muito para isto acontecer. No meu ponto de vista há uma cega visao pois ambos os lados nao querem enxergar a qualidade dos outros. Acredito que o Henrique seria sim de fato um ótimo prefeito, ate porque conheço ele pessoalmente e sei que é uma pessoa de caráter e tenho certeza que este governaria com honestidade porém honestidade não é qualidade é sim obrigação. Acredito que numa terceira tentativa Henrique leve a eleição com facilidade mas como homem temente a Deus que sei que ele é deveria tomar como lição do pai e não buscar mais esse cargo politico. Mas eu na próxima eleição se ele se candidatar votarei nele com certeza. Mas mudando um pouco de assunto, concordo com o comentário anterior do Leandro sobre o horário. Nosso voto não pode apenas servir para eleger mas para decidir como democracia deveriam ter voltado nosso horário. Apesar de ser apenas por comodidade e não por necessidade pois uma hora antes ou depois não vai mudar sua vida. Apesar deste horário atual ter diminuído a qualidade da minha, pois durmo menos devido minha esposa entrar no hospital do juruá às 07:00. Porém esta e minha opinião. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  12. Extraido do comentário do carlos 9 de outubro 2012 às 01:06.
    Ahh, e voto dos empresários, estudantes, não vale mais do que o voto do agricultor, do interiorano, dos ribeirinhos e de toda a gente humilde que são os que mais precisam de apoio dos governos, e são conscientes e verdadeiros no seu voto.
    ... e de toda a gente humilde que são os que mais precisam de apoio dos governos, e são conscientes e verdadeiros no seu voto.
    QUEM DISSE QUE TODOS SÃO CONSCIENTES E VERDADEIROS NO SEU VOTO. Agora a gente sabe de muitas histórias q não podemos provar, que só votam se tiverem vantagem em cima do candidato. Agredito q muita gente saiba disso, não só lá, mais por aqui (Zona urbana)tbm é igual.
    Se exixte esse caso eita gente covarde e sem inteligência.














    ResponderExcluir
  13. De o vagner ser um ignorante td mundo sabe! Como pessoa ele é um lixo, um covarde, MAS COMO PREFEITO ele é pouco ruim! P qm ja teve zila, cezar messias, o Vagner tá menos ruim! E essa tal de frente popular, tão deixando o gov do acre devendo até os fundo da cueca, ainda qrem colocar um prefeito aqui na nossa cidade. O vagner so ñ perdeu pq do outro lado era essa maldição da frente popular, e dois caras q ñ tem nda haver cm czs, enrinque e marcelo, e de boua n sei o q esse tal de marcelo tava fazendo como vice! Se fosse outros candidatos e outro partido, o vagner tinha perdido!

    ResponderExcluir
  14. muitas pessoas criticam a nossa cidade, mas ñ vão embora! Caramba se aqui e ruim, se o prefeito é ruim, se agente é burro VÃO EMBORA! E talvez agente seja Burro mesmo, por aceitar e acolher certas pessoas q são pAU mandado do GOVERNO DO ACRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quem critica for embora, CZS vai virar um penicão, cheio de merda boiando como você!!!

      Excluir
    2. se tem alguem que é burro aqui é vc, achando que essa cidade está boa, talvez vc seja um moleque que nasceu outro dia e não viu a realidade dos antigos administradores do acre por parte do PMDB, o PT trouxe inovação ao brasil e ao acre, mas pessoas como vc não deixão o progresso chegar em cruzeiro do sul.

      Excluir
  15. Texto muito bom, Leandro, uma externação de seus sentimentos inconformáveis. Não sei se você é defensor da frente popular, mas é um caso a se pensar em deixar czs nas mãos deles. Você sabe muito bem o tipo de atitudes que eles executam na forma de administrar: posam de bonzinhos, humildes, respeitadores, preocupados com o povo; mas no seu interior prevalece o instinto ditador. Não falei que eles não fazem nada, está distante disso, vejo obras sendo construídas pela FPA.
    Henrique seria um "sem rumo"(marionete) perante as mãos impiedosas da FPA. Não seria nada incomum que eles impusessem "regras" para Henrique seguir, e pelo que conheço ele, seria o início de uma discórdia partidária, levando czs a afundar em desavenças políticas o que causariam um retrocesso da princesinha do Juruá. Isso é uma Hipótese, não uma visão futura! Mas se parar para pensar tem sentido.

    Pois bem, Vagner Sales é um nativo "bicho do mato", não consegue diferenciar que é preciso comportar-se diferente em algumas ocasiões. Levando consigo atitudes do seu convívio familiar, ou entre amigos; para a sociedade. Lastimável. Mas sua visão vai além de um simples ato impensado, e isso não serve de munição para o massacre que lhe impuseram. A FPA ou Henrique, se quisessem mesmo administrar czs, deveriam ter focado seus planos bem antes para conquistá-la. Exemplos: trazendo pequenos benefícios para melhorar a vida dos moradores daqui, operando em setores diferenciados da sociedade, trabalhando na zona rural e urbana, tudo isso, sem dúvida lhe trariam votos. Mas cadê as atitudes para conquistar votos? O povo sabe, e muito bem, analisar trabalhos realizados por gestores. E é justamente o que faltou para FPA sobrou em Vagner Sales: pequenas obras, pequenos gestos e pequenas demonstrações de sabedoria conquistou o povo. Obras têm que serem realizadas em todos setores da comunidade. Será que realmente seria digno dá uma chance a união? Sendo que pouco produziu para "tirar" votos do prefeito. Nota minha: Primeiro conquistamos, depois formalizamos nossas ideias para fortalecer nosso convívio.

    Institucionalizar a "balsa" foi um grito que lhe apertava os pulmões. Toda máquina pública estadual estavam contra seu governo, e mesmo assim ele superou a investida aguda da FPA para derrubá-lo. Henrique poderia ser o melhor prefeito de czs, talvez os 18 mil pecaram escolhendo Sales, mas ao mesmo tempo o medo torturou suas mentes, ou seja, não viram a possibilidade de depositar seu voto em um "conterrâneo desconhecido" e envolto de uma massa que não mede esforço para chegar no poder. Tenho certeza que os 18 eleitores pensaram assim.

    Uma observação bem minuciosa das circunstâncias envoltas dos candidatos refletem o voto nas urnas: sem dúvida Vagner leva uma pequena vantagem em relação ao Henrique. Aqui fala uma pessoa que pensou bastante antes de votar, não foi por impulso, ou mesmo medo de retaliação. Mas os fatos, pelo menos para mim, me levaram a votar em Vagner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra Brother, dá gosto de debater neste nível! Sua análise está correta e se houver realmente "inteligência" na FPA como gostam de alegar, era bom que levassem em consideração palavras como as suas. Parabéns!

      PS: Já pensou em escrever um blog?

      Excluir
  16. alguém tem dúvida q esse cara é baba ovo do Governo do ACRE??? Se aqui é tão ruim e complicado, não estaria na hora de voltar pra sua cidade????

    nessa cidade, ja tem boçal de mais com ar de superioridade, que vem de outros estados tentando aparecer!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ganho nada para defender a FPA e por isso não o faço. Já fazer oposição ao Vagner eu faço de graça por que me dá prazer. Esta cidade não é ruim e nem complicada. Ela é ótima e ficará mainda melhor quando o tempo se encarregar do coronelismo e do exército de zumbis da qual vc faz parte. Sou brasileiro e por direito posso viver e exercer plena cidadania em qualquer lugar do território nacional. É engraçado que sempre que faltam os argumentos vêemm com esta convcersa de que "não sou daqui". Não nasci aqui, do mesmo modo que os avós da maioria da população que se estabeleceu aqui há menos de 100 anos(a menos que vc seja indígena, ah! mas estes "caboclos" tb não tem direitos, né!). Vagner Sales tb usa este argumento, se "esquecendo" da deputada peruana que por um alto salário pago pelos brasileiros fornece ao povo do juruá uma farta provisão de caixões, dentaduras e mentiras.

      Excluir
  17. Parabens leandro! ele fala que a cidade é limpa, na ladeira do bode aquela agua desde qnd eu me entendo por gente nunca deram um jeito nela, ao lado do mercantil emanuela no bairro do remanso o prefeito recuperou as ruas ao lado no dia, isso por que a noite tinha o comiçio, as pessoas não lembram dos tratores, da ficha suja, da arrogancia, esses puxa sacos so falam bem por que nunca precisaram subir as escadas da prefeitura atrás de algo.
    o que de concreto que podemos ver são as quadras e postos de saúde, fez, fez, mas não o suficiente, o prefeito fala que pegou a prefeitura falida! cesar messias tbm pegou do aluizio bezerra e no mesmo ano já abrui um monte de ruas! 36 milhões! isso é balela!
    deixa o homem trabalhar! se ele tivesse perdido teria mais tempo p trabalhar na sua fazenda!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo texto Leandro, é muito bom saber não somos os únicos a terem essa visão, mas os de "fora" também, como alegam nos comentários acima.
    Estou cursando o primeiro ano do ensino médio, e posso adiantar que não estou literalmente familiarizada com a política do nosso município. Mais este ano foi marcado pelo meu primeiro voto político, não só o meu, mais de muitos estudantes. Significou muito, pelo fato de que passamos a fazer alguma diferença dentro dessa sociedade.
    Notei que em um comentário acima, afirmam que o voto estudantil não é tão importante quanto os votos dos ribeirinhos, agricultores, etc. Discordo completamente, todos de alguma forma contribuem positivamente para o andamento dessa cidade, principalmente nós estudantes, que somos a chave para o progresso de Cruzeiro do Sul/Acre.
    Tenho apenas dezesseis anos mais acompanhei muitas irregularidades na prefeitura, durantes esses quatro anos de mandato do prefeito Vagner Sales. Irregularidades essas, que NINGUÉM, além deles mesmo, sabem. Mas não posso provar, então terei que ficar calada.
    A partir disso, procurei conscientizar as pessoas em minha volta, à não se deixar levar por meias palavras. Não foi suficiente, e agora somos comandados por um falso "sábio" oportunista, que se escondeu durante anos de trás de uma máscara, na qual só aqueles que realmente tinha uma visão do que se passava, conseguia vê seu rosto através dela.
    Desde já, venho procurando meios para abrir os olhos da sociedade, e recebendo muitas críticas também. Deixando claro que não fiquei a favor de nenhum candidato, e nem fiz propaganda para ambos.
    Como jornalista sei que deve saber, que a educação tanto do município quanto do estado estão desmoronando e a situação pode ficar mais séria. Estimasse que daqui quatro anos dezesseis mil jovens estarão desempregados em CZS, por conta da má administração. Me pergunto, nós jovens temos que ficar de braços cruzados? Não, se o povo não conhece a própria história, estará condenada a repeti-la. Não só como jornalista, você Leandro tem como poder de forma opiniões, e Cruzeiro do Sul precisa de pessoas como você para mudar essa realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que belo texto e belos argumentos. Eu sei q a educação e a saúde do Governo do Estado tb deixa muito a desejar e temos que lutar por isso tb. No entanto, ao ver um texto como o seu de um jovem estudante do ensino médio só me enche de esperança que meus filhos CRUZEIRENSES viverão em uma cidade mehor, menos dominada pelo medo, pela prepotência e pela arrogância. A questão que eu defendo aqui não é a FPA, mas sim a necessidade de mudança este desejo latente da juventude e de setores mais esclarecidos da socidade cruzierense, esta é a verdadeira bandeira e o mérito vai para quem souber portá-la com valor e galhardia.

      Excluir
  19. Continue escrevendo, isso é bom para esclarecer sobre essa política suja que vivenciamos, e que infelizmente teremos que aguentar mais 4 anos.

    ResponderExcluir