quarta-feira, 25 de março de 2015

Os Guerreiros da Arca


O sujeito acorda de um coma. Ao seu lado um velho conhecido lhe conta as novidades.
-  é você dormiu um bocado! Muita coisa se passou…

O que por exemplo?

O Acre que você conheceu, não é mais. O Brasil que você conheceu, não é mais.
 - o que mudou?

Tudo. Você passou dezesseis anos desacordado.
- dezesseis anos?

Sim. E antes que você saia por ai, é bom saber que você talvez seja uma persona non grata.
- por que?

Tente se lembrar de suas ultimas atividades... como jornalista

Lembro-me de estar defendendo o multiculturalismo, a diversidade de expressões religiosas, de pensamento...

- Pode parar por aí... Basta você saber que a sua tese, perdeu...

Como assim?

Não se faça de idiota. Você sabe, aquela tese do valor da diversidade cultural, humana, religiosa, sexual... Bem, ela foi derrotada. 

E quem venceu?

Faça um esforço, você consegue imaginar. Qual o grupo político-religioso que há vinte anos atrás dizia-se arauto da única verdade.

- Os evangélicos?

Na mosca. Ele cresceram muito, e se tornaram muito, mas muito mais fortes do que naquela época. 

Conseguiram formar maioria no congresso, no senado. Elegeram milhares de prefeitos, dezenas de governadores... e o presidente.

Presidente? Quem é o presidente? 

É melhor ir devagar, se não você pode ter um troço. Vou te contar desde o começo.

Você se lembra de Flavio Maluf

-Lembro, o filho do Maluf evolvido em escândalos.

Pois sim, o Maluf , pai e filho estavam finalmente para ir para a cadeia, depois de décadas com a Polícia Federal no seus encalços. Então eles anunciaram publicamente que se sua conversão a uma Igreja Evangélica e fizeram uma gigantesca doação ao canal de TV do pastor. A TV ficou tão rica que conseguiu mudar a opinião publica e tirar os dois da cadeia. Aí o Flavio Maluf, passou a aparecer na TV como ovelha arrependida, fazendo trabalho com os pobres. Tornou-se um fenômeno de mídia. 

Elegeu-se senador com o maior numero de votos. Com o apoio da TV, iniciou-se uma grande campanha de moralização dos costumes e Flavio Maluf despontou como a voz desta “nova geração”.
Uma loucura. Com a possibilidade real de fazer um presidente, os evangélicos tornaram-se uma militância esmagadora, ultrapassando as barreiras partidárias. Fizeram uma composição com os setores mais direitistas da igreja católica e venceram as eleições.
Foi o fim do estado laico. Emendas e mais emendas foram transformando a antes democracia brasileira em uma teocracia gospel.
Mas e os outros setores, a esquerda, o PT?
Houve muito barulho no início, mas o PT já vinha se rendendo aos poucos, e não resistiu.  Setores importantes da esquerda tiveram medo de se contrapor. Mesmo muitos evangélicos também criticaram este movimento, mas não tiveram voz. O país foi engolido pela "Onda". 

Os evangélicos radicais começaram com uma milícia. No início eles atacavam gays, depois passaram a atacar boêmios. Quando ficaram mais ousados, passaram a depredar centros espíritas, candomblés, igrejas do daime... nem mesmo as tradicionais procissões escapavam. Tinham até um nome sugestivo: “Os Guerreiros da Arca”.

Daí você já pode imaginar o que aconteceu. O movimento espalhou-se pelo país. Prisões, perseguições, mudanças constitucionais reduzindo cada vez mais as liberdades. Mudanças no ensino nas escolas, criacionismo e toda cartilha evangélica. O folclore brasileiro foi praticamente banido dos livros escolares.  Ensino obrigatório do hebraico nas escolas.

O que fizeram com as outras religiões?

Nominalmente ainda existe a liberdade de culto. Na prática o que acontece é que existem programas de governo para padronizar a religião. Atende pela alcunha eufemística de: PER - Programa de Esclarecimento Religioso. Os templos, terreiros e centros espíritas são obrigados a receber os membros do PER, normalmente pastores versados em teologia, para desestruturar o pensamento mágico-espiritualista destes grupos.

- E os católicos?

- Em Rio Branco, são tolerados como uma presença incomoda. Em Cruzeiro do Sul, continuam sendo maioria e virou uma espécie de grande gueto católico, mas eles também estão acuados, o governo marca outras festas na mesma data para esvaziar a sua famosa procissão.
- Imagino que a cada ano tenha menos gente.
- Pelo contrário, mais.

Nossa Senhora da Glória ainda é a única manifestação religiosa não-evangélica tolerada no estado.Vai de tudo, espírita, macumbeiro, gay e até ateu.

Bem está na hora de sair, mas lembre-se, bico calado. A mídia não vai noticiar que você saiu do coma, mas vão estar de olho em você e só não vão fazer alarde.
Passamos pelo corredor e cruzamos com duas autoridades fardadas. A farda era a mesma que eu conhecera exceto pelo bracelete com a estrela de Davi.

- Shalom. Disse meu acompanhante quando cruzou por eles
- Shalom respondeu rispidamente, a autoridade.

Do lado de fora um cartaz da Governadora Antônia Lucia, com aquele olhar no horizonte, como se estivesse em estado de contemplação divina. Abaixo, a frase: “O Acre na graça do senhor”.

Logo adiante um cartaz da prefeitura: “Rio Branco é do senhor Jesus, povo de Deus declare isso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário