sábado, 20 de junho de 2015

Ágora X Púlpito

Parodiando o relógio do apocalipse do filme "Watchmen" é possível dizer que o recente entrevero virtual entre Boechat e Malafaia, adiantou em um minuto o relógio da contagem regressiva para a "Gospelândia", o estado teocrático que dia após dia cresce como um câncer dentro do sistema polítoco e da sociedade brasileira. Já afirmei em postagens anteriores que a "gospelândia" que há menos de uma década atrás apresentava-se como um projeto político, já deixou de ser projeto.

A Gospelândia não é mais um pesadelo, porque ela já é uma realidade com cor, forma, tamanho e sobretudo, líderes. adquire consistência e materialidade física e jurídica através do Congresso nacional.

A cada dia, o centro da vida política do país se desloca da Ágora, para o Púlpito.

A existência de nossa moderna democracia só foi possível por ter existido lá em seus primórdios, um espaço de discussão civil, justamente, a ágora. Nela, os cidadãos exerciam o seu direito à voz. Pontos de vista divergentes eram postos à prova por seus debatedores e argumentadores que aí tinham a oportunidade de fazer vencer suas teses.

O púlpito é o oposto da ágora. É onde um líder pretensamente ungido fala sozinho pelo tempo necessário a produzir uma catarse no público.

O problema destes supostos líderes é que eles não se contentam com o público de suas igrejas. Sentem-se capazes de ditar as normas da vida civil do país. (Bom dia, fundamentalistas!).

É o caso de Malafaia. Após produzir a catarse hipnótica nas ovelhas que zelosamente tosquia dia após dia, sente-se capaz de voos mais altos. Por isso intromete-se descaradamente na vida política do país.

Boechat está coberto de razão quando afirmou que "no âmbito das igrejas neopentecostais tem acontecido incitação ao ódio e á intolerância religiosa, mais do que em outros ambientes".

Há vídeos que comprovam isso. Pregações religiosas que incitam os fiéis a atacar membros das religiões afro-brasileiras e destruição de imagens católicas. Há vídeos inclusive protagonizados por Marco Feliciano. Em um deles, um pastor não apenas incita o ataque às imagens como ainda reforça a ideia de que o fiel que seja preso e penalizado por tal ato, seria recompensado por estar sendo preso "por amor à Jesus". Para reforçar o efeito dramático, o pastor beija algemas imaginárias num púlpito para centenas de pessoas. Se isso não é incitação à intolerância, o que é então? Esse é o caminho seguro para um estado fundamentalista: a "República da Gospelândia"

Depois de nos acostumarmos com as notícias de ataques a templos e imagens a novidade agora parece ser agressões a pessoas também. Quando nos acostumarmos a isso, não mais nos importaremos que figuras como Malafaia decidam o destino da vida social do país.

Cada vez menos importa o debate entre juristas para definir, por exemplo, questões como a maioridade penal. Isto está sendo decidido nos púlpitos de templos e igrejas, para somente depois ir à ágora, que cada vez mais perde seus espaço de debate, para apenas referendar o que já foi incutido na cabeça das ovelhas pelos seus pastores.

E se existe hoje dentro do meio evangélico vozes contrárias à tragédia que se anuncia, é bom que comecem a falar e se expressar, a saírem do púlpito e virem a ocupar o espaço público da ágora e questionar estes supostos líderes que se arvoram ao papel de "porta-vozes" de todos evangélicos. Se estes não forem questionados "de dentro", continuarão suas pregações fundamentalistas até que toda "ágora" seja apenas uma extensão do seu "púlpito".

Caso resolvam se calar e deixar "o barco correr" é bom que estejam preparados para depois, ocuparem o mesmo lugar na história ocupado pelos alemães que, mesmo não sendo nazistas, deixaram a serpente crescer no jardim de suas casas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário