quarta-feira, 17 de junho de 2009

500 anos depois de Colombo, senadores brasileiros reinventam o mundo plano.


Leandro Altheman

O Sol, ah, o Sol. Ele chega despertando toda a vida. Na natureza, os passarinhos fazem festa à primeira luz da alvorada. Espetáculo da qual fui privado desde que o Acre adotou o mesmo fuso horário do Amazonas. Agora, com a proposta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) de unificar todo país em um único fuso horário, este sonho parece estar ainda mais distante. Meu Deus, será que não há ninguém para dizer para estes senhores o óbvio? A Terra é redonda e o Brasil um país de dimensões continentais em que o Sol ilumina em diferentes momentos cada um de seus rincões! A verdade simples de que nosso relógio biológico está irremediavelmente ligado à luz solar!
As razões e argumentos são falíveis pois não enxergam esta obviedade. Deve ser por que o Sol ainda não nasceu em suas consciências adormecidas!
Querer adaptar o ser humano a uma jornada que começa de madrugada e termina antes do sol se pôr é querer fazer do homem um escravo das instituições que deveriam servi-lo.
Imaginem se os demais países continentais: Rússia, Canadá, China e EUA resolvem fazer o mesmo. “É meio-dia em Vladvostok, mas o sol ainda não nasceu” ou então: “Na Califórnia são dez horas da noite, e as pessoas aproveitam para se bronzear!”

Já não bastasse o “acriano” a que querem nos submeter, agora esta de fuso horário unificado. Já que é para padronizar tudo, deixo esta sugestão: adotemos então o fuso horário de Lisboa, ora pois!

4 comentários:

  1. parabéns leandro boa matéria isso deveria ir para o gabinete dos senadores e das pessoas que estão nas comissões mais enquanto nos tivermos que nos adptar em torno do mundo capitalista e neoliberal isso vai ser normal

    ResponderExcluir
  2. Rapaz não vejo a oposição do nosso estado se manifestarem, quero ver agora. O senhor Arthur Virgílio é do PSDB, e alguns tucanos foram quem mais criticaram o projeto do senador Tião Viana, e agora se calaram porque?

    é só pra isso que esses tucanos servem, fazer merda, não ver o serra em São Paulo, estar acabando com tudo, e ainda pensa em governar o Brasil; Deus nos livre!!!

    ResponderExcluir
  3. Segundo uma conversa que tive com Nelson Liano Jr. Uma emenda do senador Tião Viana ao projeto de Arhtur Virgilio quer fazer com que o resto do Brasil se adeque ao horário do Amazonas. Comn isso, é muito improvável que o projeto passe pelo congresso.

    ResponderExcluir