
Leandro Altheman
É esta a inteligentsia que quer governar o Brasil. Que imputa a Lula a pecha de iletrado e ignorante. Enquanto Lula discute o diálogo entre as civilizações, o sujeito atira pedras no vizinho, um governo democraticamente instituído. É mais fácil creditar à Bolívia o problema da violência do que admitir que a segurança está fora de controle em SP. Ou melhor, sob controle do PCC.
Mas, não é a Bolívia o mair produtor mundial de cocaína. O posto cabe à Colômbia, aliado incondicional dos EUA há muitas décadas.
O fato é que a Bolívia, país de maioria indígena, somente agora começa a tomar em suas maõs o seu próprio destino. A Bolívia é uma terra prodigiosa em termos de riquezas minerais. Por séculos foi um quintal explorado pela minoria criolla (brancos descendentes de espanhóis). Antes de Morales era uma verdadeira terra de ninguém onde qualquer um vinha e fazia o que queria (fazendeiros brasileiros também descobriram esta paradisíaca "terra sem lei", especialmente em Santa Cruz) enquanto a maioria da população, indígenas vivendo há milhares de anos naquela terra, continuavam sem os direitos básicos, à saúde, educação e à terra em que seus ancestrais são sepultados muito antes de Colombo. Será este o modelo defendido por Serra para o Brasil?
Evo Morales é índio Aymará, um dos povos mais antigos das Américas. Precursores dos Incas, os Aymará construiram o vasto Reino Tiwanacota, às margens do lago Titicaca, ainda quando os futuros Incas eram apenas uma tribo em meio a tantas outras.

A folha de coca é uma dádiva para os povos andinos. Sem ela é quase impossível trabalhar, se locomover, enfim, viver a uma altitude de 4 mil metros ou mais. Somente a Coca consegue adequar o metabolismo humano a viver nestas altitudes. Por isso para os povos andinos ela é tão importante.
Foram os laboratórios dos EUA que criaram a partir da coca, a cocaína. Inicialmente um anestésico poderoso(ainda utilizado pela medicina), ela se converteu em droga a partir da década de 1920, quando era vendida em farmácias como remédio para dor de cabeça.
Ou seja, em 5 mil anos de história, a coca foi uma planta medicinal, sagrada para estes povos. Em menos de 20 anos, os laboratórios, a transformaram em uma das piores chagas da humanidade.
Os EUA ainda acreditam que a melhor forma de erradicar a cocaína é destruir as plantações na América do Sul. O programa de erradicação da Coca, na Bolívia criou uma reação através de um movimento nacional, os chamados "cocaleros", plantadores tradicionais da Coca. entre eles, surge o líder, Evo Morales. "Erradiquem seus narizes" dizem os cartazes do movimento cocalero. Um claro recado de que os viciados são problema dos EUA, que devem resolver em casa e não usando o seu aparato financeiro-militar contra nações pobres e povos espoliados.
Morales, como líder cocalero e índio aymará luta para resgatar a dignidade de seu povo e a Coca é um símbolo desta resistência.
