segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cadê a 'minha' friagem?




Bem, hoje, é 13 de junho, dia de Santo Antônio, e também, segundo os mais antigos, data que coincide com época de friagem. No entanto, quem caminha no centro de Cruzeiro do Sul hoje, deve ter notado quão forte e insuportável está a temperatura.



Para quem acompanha o noticiário meteorológico, perceberá que as massas de ar frio não estão tendo 'força' suficiente para chegar até a latitude do Juruá. No sul, a temperatura está dentro da normalidade para esta época do ano, mas a friagem simplesmnte não conseguiu até agora alcançar esata região, devido à intensidade da masssas de ar quente que está sobre a região.



Se isso implicar em mais queimadas, teremos um ciclo interminável de menos chuvas, mais calor, e mais queimadas, até resultar na desertificação ou savanização da amazônia.



O fato é que o aquecimento global já é uma realidade que não deixa dúvidas. Pode-se até discutir qual é o papel do homem neste processo, uma vez que a Terra passa por mudanças climáticas muito antes do primeiro 'antropo' ficar de pé, mas que o 'negócio' tá esquentando, isso tá.



Enquanto se discute a mudança no código florestal, com a bancada ruralista querendo ampliar cada vez mais as áreas desmatadas, se esquece que mudanças climáticas podem comprometer totalmente a produção, seja lá do que for.



Por ocasião da decisão do MPF/MPE de multar criadores e frigoríficos, a reação popular foi um espetáculo à parte, com gente defendendo direito ao prosaico 'churrasquinho'.



Agora com um sol de rachar às vésperas do solstício de inverno, período em que o sol fica mais 'distante' do hemisfério sul, fico imaginando um mundo onde não vai faltar 'churrasquinho', mas ninguém poderia sair à rua de dia, devido ao calor humanamente insuportável que estará fazendo no asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário