quarta-feira, 22 de junho de 2011

Solstício de Inverno... e nada de friagem por aqui




Para quem não sabe, ontem, dia 21 de junho foi o chamado solstício de inverno no hemisfério sul. É o dia do ano em que os rais solares incidem em menor quantidade sobre a metade sul do globo terrestres, provocando a noite mais longa do ano nesta parte do planeta. Coisas que um "bom pagão" deve saber.


Por esta razão, o dia 21 de junho tende a ser também um dos dias mais frios do ano (sempre se falando de hemisfério sul).



A propósito, alguém sentiu frio ontem?



A partir do dia 22, começa novamente a crescer a inmcvidencia de raios solares e a temperatura tende a aumentar, sempre levando em consideração que os deslocamentos de massa de ar, frios ou quesntes não são nada exatos, mas esta é a tendência devido á posição do planeta em relação ao sol.



O que estou querendo dizer é que ontem acabou o "prazo" para uma friagem este ano,e a tendência é esquentar...




Cacete... esquentar mais do que já está?



Exatamente. Será que ninguém percebeu ainda ou estão achando 'normal' este clima?



Será que diante deste evidente aumento na temperatura dá para ser tão 'relativista' em relação à legislação ambiental? Não estamos mais falando de preservar macacos e araras, mas a própria vida no planeta, o que inclui as nossas.


No Congresso discute-se a mudança no Código Florestal Brasileiro, uma flexibilização das duras leis ambietais que penalizam o setor produtivo, especialmente na amazônia. Tudo isso é verdade. Mas o que se vai se produzir caso a temperatura continuar subindo?



Podemos estar diante de um futuro de incertezas, mas pelo menos uma coisa é certa: não vai faltar churrasquinho !

Nenhum comentário:

Postar um comentário