sexta-feira, 1 de março de 2013

Atahualpa: como uma acusação de ”desrespeitar a bíblia” serviu para atraiçoar, sequestrar e matar o penúltimo Inca


A história é bem conhecida.
Tendo à frente de um exército que Atahualpa considerava como seus aliados, o padre Vicente Valverde teria lhe entregue uma bíblia e lhe dito ”esta é a palavra de Deus”. Atahualpa então teria aproximado a bíblia de seu ouvido e ao perceber que ela não emitia som algum a teria jogado ao chão.
Em uma outra versão recorrente do episódio, os espanhóis teriam antes jogado ao chão uma taça de uma “bebida sagrada” oferecida pelo Inca (provavelmente chicha- bebida fermentada de milho). A desfeita teria motivado a ação de Atahualpa.
O gesto de Atahualpa teria sido a “deixa” para que o exército espanhol dizimasse cerca de dois mil incas. Uma traição, haja visto que estavam sob a condição de “aliados”.
Atahualpa foi sequestrado e colocado em um cômodo. Os cristãos espanhóis exigiram como resgate que o cômodo onde se encontrava Atahualpa fosse preenchido até a altura de sua cabeça com peças de ouro e o dobro em prata.
Pago o resgate, mais, uma vez os cristãos espanhóis mentiram, e condenaram Atahualpa por “idolatria”. Atahualpa foi assassinado através de “garroteamento”, a forma mais vil de enforcamento. Tão cristão

Um comentário:

  1. Há um filme que mostra o diálogo de Ataualpa e Valverde e reação do inca quando a bíblia. Bem que gostaria de saber o título desse filme!...

    ResponderExcluir