sábado, 22 de março de 2014

Cansado dos impostos e leis trabalhistas do Brasil? Vá para o Peru!

Uma rápida conversa com um amigo peruado radicado no Brasil atualizou-me sobre o andamento geral do governo Ollanta Humala no Peru. Não precisaram 30 segundos de conversa, para que ele, de pronto afastasse qualquer sinal do antes ”perigo vermelho” representado pelo militar serrano que venceu as últimas eleições presidenciais.

-Aumentaram as “inversiones” (investimentos) de capital estrangeiro no país. Por este lado está bem. Para quem tem dinheiro, o Peru está muito bem. Já para quem tem apenas o seu trabalho...

Isso é fato observável. Basta sair um milímetro das rotas turísticas proporcionadas pelas riquezas arqueológicas e naturais país para se perceber as incríveis contradições do país andino.
Poderíamos começar por Machu Pichu. De longe o destino turístico mais importante do país. Visitado anualmente por até dois milhões de turistas, é explorado por empresas estrangeiras das mais diferentes formas.

Os principais hotéis, restaurantes, empresas de transporte, locadoras de carros, motos ou bicicletas, pertencem a normalmente a estrangeiros. Aos peruanos cabe carregar bagagens, arrumar as camas, servir o café, almoço e jantar dos visitantes.
As taxas tributárias permanecem atrativas mesmo com o “vermelho” Ollanta na presidência. Mas o “melhor” de tudo não é isso. Não há leis trabalhistas. De modo que se o empregador, por algumas razão não quiser mais um funcionário, ou todos eles, poderá demiti-lo(s) sem qualquer ônus trabalhista e ainda dispor de um farto mercado de trabalho de desempregados e sub-empregados como mão-de-obra. Um verdadeiro paraíso.

- Se o dono da empresa quiser demitir 100 funcionários, ele faz, sem problema algum e contrata outros cem, com a mesma facilidade. Por isso que os estrangeiros gostam de investir no Peru. Quando se fala em aprovar leis trabalhistas, eles ameaçam a economia do país, dizendo que vão se retirar. E tudo continua o mesmo.

O resultado da baixa carga tributária também é muito promissor para o capital estrangeiro, mas totalmente danoso à sociedade peruana.

- Quando minha mulher engravidou, pedi a Deus que não fosse cesárea, por que uma cesariana, em HOSPITAL PÚBLICO custa o equivalente a 1.800 reais.

Também são bastante curiosas as leis previdenciárias do país. Quem tiver a sorte de trabalhar com registro e recolher imposto a vida toda, poderá se aposentar com o equivalente a cerca de 300 reais mensais. Quem não tiver esta sorte, pode recorrer ao estado através de um “atestado de pobreza” e quem sabe, conseguir uma ajuda de custo para a compra da cesta básica.

Que meus amigos peruanos não entendam mal este texto. Amo de paixão o país vizinho, e se escrevo estas linhas é sobretudo pelo amor e carinho que adquiri pelos povo peruano em inúmeras viagens, e pelo desejo de que as gerações futuras de peruanos possam desfrutar das muitas riquezas representadas na cornucópia presente na bandeira peruana .

De volta ao Brasil, lembrei-me das longas noites na varanda de meu avô: agricultor, operário e pescador, que com brilho nos olhos lembrava-se da aprovação das CLTs brasileiras, lá pelos anos 30, pelo mitológico Getúlio Vargas (“façamos a revolução antes que o povo a faça”, era um das frases do “pai dos pobres”).

Nunca me senti tão grato pelas nossas “antiquadas leis trabalhistas” e “ultrapassados sindicatos” que meu avô ajudou a construir.


Mas, se você é um daqueles que acha que o problema todo do Brasil é a alta carga tributária e as leis trabalhistas, fica a dica: Vá para o Peru. E reze para que tarde o dia em que o povo peruano irá tornar-se dono de seu destino e de suas riquezas.

2 comentários:

  1. Nao comcordo com voce. Eu sou Peruano e moro no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Bem, é um direito seu não concordar. O texto foi baseado em uma conversa com um peruano que também mora no Brasil. mas como diz o ditado "cada cabeça, uma sentença". Se quiser escrever um texto com sua percepção sobre esta questão: leis trabalhistas, carga tributária, e etc, terei prazer em publicá-lo com sua assinatura.

    ResponderExcluir