terça-feira, 11 de maio de 2010

A Realidade dos Sonhos










Leandro Altheman

O sonho relatado na postagem anterior, aparentemente complexo, foi um dos primeiros que tive durante o samakãe(dieta de formação) do mucá rarê.
Cada porta revela uma idéia, um conceito básico, sobre a importancia dos sonhos para a realidade. Muita gente já deve estar familiarizada com a idéia que os antigos gregos faziam dos sonhos: são eles que dão forma à realidade. Não por acaso, Morfeu é o Deus do Sonho e a memsoa palavra designa também forma (como em morfologia, por exemplo).

Primeira Porta -
Despertar no sonho
O conceito é de que não estaremos totalmente despertos, enquanto não soubermos, dentro de um sonho, que estamos sonhando. Recobrar esta conciência nos permite ampliar o nosso leque de ações possíveis dentro de um sonho, o que trará também uma maior liberdade de ação no universo desperto.

Segunda Porta -
Sentir é Viver
Mostra que mesmo tendo conciência de se tratar de um sonho, as experiências nele vividas tem valor também para o universo desperto. Tais experiências podem servir de alimento espiritual, ou se preferir, emocional para lidarmos com a nossa realidade ordinária. O memso vale apara experiencias positivas ou mesmo aquelas aparentemente, negativas. quem por exemplo sente a dor de um golpe de faca, morre ou perde um ente querido em um sonho, vive de fato esta realidade, pois são acionados no corpo, os mesmos mecânismos químicos de uma experiência "real". Ou seja, mesmo depois de acordar e ver que foi "só um sonho", o banho químico das reações nervosas acionadas pela experiência, continuam lá.

Terceira Porta -
Quem é quem
Realmente é complexo e por vezes contrangedor sonhar com pessoas que conhecemos. às vezes acabamos matando ou agredindo pessoas que não têm nada a ver com nossos problemas, ou ainda, em relações sexuais. Isto sempre me intrigou. Mas se o bigodudo da terceira porta estiver certo, e não for ele também , uma projeção, existem pelos menos estes dois tipos de personalidade dentro de nossos sonhos: pessoas reais e projeções, e é possível que estes dois tipos se confundam nos sonhos. Afinal, mesmo acordados não lidamos diretamente com as pessoas que nos cercam, pois há antes um intermediário que é a nossa propria projeção sobre estas pessoas. Ou seja, mesmo em nosso universo desperto, na maioria das vezes lidamos com os fantasmas de nossa própria mente.

Quarta Porta -
Você pode
A limitação física representada pela cadeira de rodas, é apenas uma metáfora para as nossas limitações diárias. Do mesmo modo que despertar em um sonho, nos torna capazes de superar as nossas aparentes limitações, na nossa realidade ordinária é a mesma coisa. Tudo é uma questão de despertar.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor o post. Agora sim, entendi o anterior. Leandro, sonhos sempre me intrigaram, eu sonho sempre que durmo, mesmo que sejam 10 minutos e consigo lembrar. As pessoas com as quais converso, dizem que não sonham ou não lembram, já que dizem que todos sonhamos. Não sei se essa regra é verdadeira. E de verdade, alguns sonhos são para mim reveladores e muitos me afligem, pois estão relacionados com algum evento passado ou presente. Vou te enviar um e-mail falando um pouco mais. E eu por várias vezes já sonhei e normalmente quando é um sonho em que acontece algo não muito agradável, eu digo no sonho: "isso é apenas um sonho, isso não está mesmo acontecendo." Muito interessante essa questão do sonho. Sonhos sempre mexeram comigo.

    ResponderExcluir