sexta-feira, 7 de maio de 2010

Você sabia que está sonhando?



Leandro Altheman

Parte importante da formação espiritual com o Mucá, acontece através dos sonhos. Aqui descrevo um deles, a que comentarei na próxima postagem.

Trafego entre corredores de uma antiga escola que frequentrei na adolescência. São corredores pouco iluminados e cheios portas que deveriam ser salas de aula. De repente, me dou conta de que naquilo em um sonho. Ora, se é um sonho, então posso atuar nele de forma consciente. Poderei voar?
Afirmativo. E passo então a levitar a cerca de meio metro daquele chão. Observo detalhes como as cores das paredes, o carpete de borracha, as portas de madeira e suas maçanetas. Tudo ali é um sonho, eu sei disso, e me ponho a observar. Poderei atravessar as paredes? Tento, mas minhas mãos não penetram naquele concreto, mesmo sabendo que ele "não existe". Passo então a abrir as portas das salas naquele corredores, sempre me certificando e que as janelas estejam abertas para uma "fuga de emergência".

Primeira Porta
Abro a primeira porta e encontro com um grupo de pessoas conhecidas entre eles reconheço um grande amigo. Todos estão caminhando apressadamente para um objetivo único, como se fossem realizar um trabalho. Pergunto a meu amigo: - Você sabia que está sonhando? Ele me olha perplexo, como se aquela pergunta não fizesse sentido algum. Olho para os demais e faço a mesma pergunta: Vocês sabiam que estão sonhando? Todos se entreolham e fica óbvio que nenhum deles fazia idéia de que aquilo era um sonho e de que foram pegos de surpresa com aquela idéia. saio pelo corredores e encontro vários desconhecidos. a todos eles faço a mesma pergunta: Você sabia que está sonhando? Ninguém sabia.

Segunda Porta
Abro a segunda porta e encontro a um jovem senhor sentado em um sofá segurando uma criança de um ano de idade. Ele segura o bebê pelas axilas e o impulsiona para cima e para baixo, a brincadeira diverte a ambos e a criança sorri satisfeita com a manobra de seu pai. Pergunto a ele: Você sabia que está sonhando? Ele me responde: "- Hoje é o dia do sonhador! O meu dia! É o dia em que posso ver meu filho, pegá-lo no colo e brincar com ele, mesmo sabendo que ele já morreu! Sei que isto é um sonho. Mas são estes breves momentos ao seu lado que me dão forças para continuar a viver."
Coloco a mão em seu ombro e lhe digo: - Você é um homem feliz, mais feliz que a maioria das pessoas que não sabem quando estão sonhando e tampouco estão acordados.

Terceira Porta
Na terceira porta há dois homens: um está sentado e outro está de pé. Ambos estão de fronte a uma mesa com centenas de papéis empilhados. O que stá sentado parece ser mais velho e exerce um papel superior hierárquico sobre o outro, mais jovem. Pergunto-lhe: -Você sabia que está sonhando? Ele me responde:
- Claro que sim!
- Mas então, porque escolhe fazer algo tão entediante?


Ele me olha com olhar severo, como se sentisse ofendido com aquela pergunta. Aquela era sua atividade cotidiana e ele a achava extremamente séria e importante. Tanto que concientemente utilizava o tempo de seu sonho para realizá-la. Não cabia a mim julgar o que era importante ou não. Aquela era a sua vida. O seu assistente nos olhava a certa distância sem entrender nossa conversa aparentemente sem sentido algum. Obviamente, ele não sabia que estava sonhando. Lancei-lhe uma nova pergunta: - Quando sonhamos nos deparamos com pessoas vivas, ou são apenas projeçoes da nossa mente? Ele respondeu: - Existem as duas coisas: pessoas que estão sonhando como você e outras, apenas projeções.



Quarta Porta



Na quarta porta, encontrei com uma colega minha. Ela estava em uma cadeira de rodas, sendo que na vida desperta ela é totalmente sã. Disse a ela: - Você está sonhando. Te levanta, você pode andar. Ela me olhou de forma desconfiada. Seu olhar ironizava o fato de obviamente eu não ser nenhum pastor capaz de operar milagres. Mesmo assim, eu a segurei em meus braços e disse: -Mexe estas tuas pernas, você pode! Mas ela continuava imóvel. Então a segurei mais próxima de mim. Pude sentir seu coração batendo junto ao meu. Nossos corações foram equilibrando suas batidas até que se soaram em uníssono. Neste momento, suas pernas ganharam vida e ela pode finalmente andar.







Um comentário:

  1. Acho que não soube interpretar o seu sonho/texto, apesar de achar interessante o relato das portas, do encontro com as pessoas e as possibilidades que um sonho pode dar.

    ResponderExcluir