sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Aqüífero Cruzeiro do Sul

Leandro Altheman

Acabo de retornar de uma entrevista, para lá de animadora, com o geólogo Alceu Jordão. Desde novembro, o geólogo vem estudando esta grande formação geológica, que está sendo denominada aqüífero Cruzeiro do Sul. As dimensões do aquífero são superlativas.Eles está localziado em um polígono aproximado de 100X70 km de largura. Sua profundidade mínima é de 40 metros(a água já aflora nesta profundidade) e sua profundidade máxima ainda não foi determinada, mas ultrapassa os 140 metros. O aqüífero alcança Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Rodrigues Alves e Guajará. A capacidade de água renovável do aqüífero é de 1 bilhão e 785 milhões de metros cúbicos de água/ano. Ou seja, esta é a quantidade que o aqüífero pode produzir de água, sem alterar o seu reservatório permanente. Na verdade esta é a quantidade que entra e sai naturalmente do aqüífero todos os anos e uma fração centesimal desta quantidade: 0,004% , é o suficiente para atender ao número de residências de Cruzeiro do sul e região não de hoje, mas de aqui há 10 anos.
Só para se ter uma idéia, o aqüífero de Rio Branco corresponde a apenas 1% deste volume. É sem dúvida o maior aqüífero do estado, resultado de um solo arenoso que é exceção à regra dos solos argilosos em nosso estado.
A qualidade da água não poderia ser melhor: mineral, hipotermal na fonte, segundo as análises. Em outras palavras: Cruzeiro do Sul e região está assentada em cima de um imenso reservatório de água mineral. Nada mais justifica nossa população não ter acesso a ela.
A primeira fase de estudos foi realizada pelo DEAS que não quer perder tempo e já deve iniciar as perfurações de 7 novos poços artesianos a partir do final de agosto, o que deve praticamente dobrar a capacidade atual. A meta é abandonar o atual sistema de captação de água de superfície e substituí-lo totalmente pela água mineral do aqüífero. Se isso se tornar uma realidade, em breve teremos água mineral nas torneiras de nossas casas.
Vulnerabilidade

Mas, nem tudo são flores, mesmo em uma notícia para lá de boa como esta. O fato é que o nosso aqüífero, da mesma forma que pode ser facilmente acessado, é também muito vulnerável à contaminação. Atualmente a única atividade capaz de provocar uma contaminação no aqüífero é justamente a perfuração indiscriminada de poços, que podem dar acesso á água contaminada da superfície, á água mineral profunda do aqüífero.
Em breve teremos que ter medidas mais severas de proteção e até restrição à perfuração de novos poços, para evitar que um patrimônio desta grandeza se perca por pura estupidez. É onde devem entrar os órgãos de proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais, e onde, desde já precisamos conscientizar a nossa população de que este é um patrimônio de todos que se for usado adequadamente, poderá fornecer água de qualidade para muitas gerações futuras.

2 comentários:

  1. Parabéns ao geólogo Alceu Jordão pela descoberta, espero que nossas autoridades dêem valor a esta notícia e que possamos ter água de qualidade em nossas torneiras, espero que os poderes governamentais invistam na educação da população, que as autoridades judiciárias possam intervir naqueles que causam dano ao meio ambiente, e que os necessitados tenham acesso a água de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Também deixo minhas congratulações ao geólogo pelos estudos. Uma boa notícia. Agora é aproveitar o recurso natural, como diz o texto, com responsabilidade. Toda essa riqueza é privilégio de poucos.

    ResponderExcluir