sexta-feira, 10 de maio de 2013

Você conhece o Pau d’Arco Roxo?



Árvore comum na região, o pau d'arco roxo (ipê) tem eficácia no combate às células cancerosas. 

O diálogo reproduzido a seguir retrata algo que aconteceu em um consultório médico de Cruzeiro do Sul. O paciente, um funcionário público com quase trinta anos de serviços prestados. O médico conhecido e de reputação ilibada no estado.  

As identidades serão preservadas no texto, a fim de resguardar o próprio médico.

Há uns três meses atrás, fui fazer um check-up geral. Quando o médico olhou os exames, fez aquela cara e disse: 
- Olha, você está com o triglicérides alto e também com um princípio de diabetes. Tem que se cuidar.

- E agora, doutor, o que eu faço? Perguntei. Vi que ele então digitou um nome no computador, e segundos depois, virou a tela na minha direção e disse:

- Você conhece a mangerioba?

- Doutor, eu conheço sim. Quando eu andava muito nos seringais, o pessoal torrava as sementes e fazia um tipo de café...

- Certo. Então você vai pegar as folhas e as raízes e fazer um chá. Tomar três vezes ao dia. Esta vai ser a minha receita. Depois volta aqui.

Eu achei estranho, porque ele não me receitou nenhum tipo de remédio de farmácia, e me pediu segredo sobre a receita caseira. Comecei a tomar a menos de um mês. Não tenho sentido nenhum daqueles sintomas de quem tem diabetes e triglicérides.

Então eu me lembrei do que aconteceu há alguns anos atrás, com minha mãe. Ela fez uma biopsia de um nódulo maligno no intestino grosso. Quando chegaram os exames, o médico, aliás, este mesmo médico fez uma cara ruim ao ler:

- Não reagente à quimioterapia. Não reagente à radioterapia. E então, ele falou:

- Amigo, é o seguinte. O caso da sua mãe é grave e  irreversível. Não adianta nem fazer rádio ou quimioterapia. Ela vai direto para cirurgia. O prognóstico é de oito meses de vida.

- Mas doutor, não tem nada que eu possa fazer?  

- Tem sim, mas aí é outra história. Não diga que fui eu quem indicou. Você conhece pau-d’arco roxo?   

-Conheço sim doutor, tem muito lá no meu sítio, na BR 307.   

Pois então, você vai fazer um chá bem forte do pau d’arco roxo e tomar, três vezes ao dia. Isso é o que você pode fazer.

Minha mãe foi cirurgiada em caráter de urgência. Foi retirada a alça do intestino e colocada uma bolsa de colostomia. Enquanto isso fui atrás de tirar a casca do pau d’arco roxo. Fiz um chá e comecei a dar a ela.

A saúde dela se estabilizou e com alguns meses foi retirada a bolsa de colostomia, revertendo para as funções normais do intestino.   

Ela viveu ainda três anos conosco e quando faleceu, o médico disse:

- É, o pau-d’arco é milagroso, mas o caso da sua mãe era muito grave...

- Mas graças ao pau d’arco, nós tivemos ela do nosso lado, por mais três anos...

Agora eu fico imaginando, se as pesquisas com o pau d’arco não tivessem paradas, se encontrassem uma maneira mais eficaz de retirar os princípios ativos. Não a decocção, que deve perder um bocado de suas propriedades, e mais, um meio mais eficaz de fazer com que ele se espalhe no organismo, que chegue até as células cancerosas e nas células vizinhas, quantas vidas já não poderiam terem sido salvas do câncer?

***

A história me lembrou outra vivida há alguns anos atrás, no breve período em que tive uma loja de venda de plantas medicinais. Notei um súbito aumento na clientela masculina, acima dos cinqüenta anos. Todos eles compravam três plantas: unha-de-gato, jatobá e copaíba.
Perguntei-lhes para que queriam aquelas plantas e me disseram que um médico da cidade havia receitado para tratamento de próstata. A maioria se recusou a dizer quem era o médico que estava receitando unha-de-gato, jatobá e copaíba para o tratamento de próstata no hospital da cidade. Finalmente quando um de meus clientes resolveu revelar o nome do médico disse:


- Mas por favor, não diga a ninguém, ele tem medo de ser perseguido ou processado.  

Não se tratava do mesmo médico da história anterior, mas sim outro, e com ainda mais tempo de serviço prestado na cidade. 

***

Segue abaixo indicação médica do laboratório LAFEPE para o 

Lapachol  - extraído do Pau D'arco Roxo 

O Lapachol está indicado principalmente nos tratamentos de neoplasias malignas tais como o Sarcoma de Yoshida, carcinosarcoma de Walker, em alguns casos de adenocarcinoma e carcinomas escamosos do aparelho digestivo, podendo ser indicado ainda no carcinoma epidermóide do colo de útero e do assoalho da boca, ou como auxiliar na quimioterapia. Verifica-se que uma das suas principais propriedades, é a diminuição das dores em pacientes com neoplasias malignas.

Link do site Medicina NET  


Contudo é importante ressaltar que o uso do lapachol apresenta um baixo grau de toxidade e efeitos colaterais. O mesmo não se aplica ao seu uso tradicional. 

3 comentários:

  1. Que demais! Então...essa foto é do Ipê Roxo e a que eu tirei é rosa. São diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem entre os botânicos há consenso sobre isso: se tratam de plantas semelhantes ou idênticas, com características alteradas pelo ambiente?
      No conhecimento popular são as mesmas plantas, e quanto mais forte a cor da flor, maior a quantidade de medicina nela. mesmo o ipê-amarelo tb tem esta propriedade, só q menos intensa.

      Excluir
  2. Oi 🙋 gostaria de saber se serve para quem ta tentando engravidar...e como se faz e toma....

    ResponderExcluir