segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ilderlei Cordeiro diz que oposição não tem projeto e que Edvaldo Magalhães é a pessoa certa para dar continuidade ao sonho de integração com Pucalpa.


Leandro Altheman


Em entrevista, o deputado do PPS pediu voto para os candidatos da FPA do Juruá, até para Zila Bezerra.

Depois de desistir de disputar um mandato de deputado federal, Ilderlei Cordeiro (PPS) agora declara apoio á Frente Popular e diz que seu trabalho não ficará perdido se a população do Juruá eleger parlamentares da região. Ilderlei citou dezenas de emendas parlamentares individuais que vão desde a aquisição de equipamentos agrícolas e construção de quadras de esporte até a ampliação da rede de abastecimento de água e compra de medicamento para os postos de saúde do município. Ilderlei Cordeiro também destinou recursos como parte das emendas de bancada para a construção da Arena e da ponte sobre o Juruá. Quando perguntado sobre a continuidade deste trabalho, Ilderlei é taxativo em declarar apoio aos candidatos à deputado federal da região do Juruá, mas o nome que aparece primeiro, revelando uma maior afinidade é o de Gladson Cameli.

Com sua desitência não vai ficar um vazio na representatividade da região ?


Eu vinha me dedicando muito, e acho que vai fazer sim, um pouco de falta, mas temos deputados da região que poderão fazer um bom trabalho. Como por exemplo, o deputado Gladson. Ele tem indicado muitos recursos para a região do Juruá. Não tem dia nem hora para trabalhar. Vejo a dedicação dele e acompanho o seu trabalho, até por que com isso a gente descobre aquilo que a gente pode fazer melhor...
O mesmo também posso dizer do Dep. Henrique Afonso que tem indicado muito recursos para os municípios. A Deputada Perpétua Almeida e Fernando Melo também tem indicado muitos recursos para a região. E agora temos também o deputado estadual Thaumaturgo Lima, que é também da região e concorre a uma vaga na Câmara Federal. Pode ficar um vazio sim, mas temos sim, pessoas comprometidas com o Juruá que podem ajudar na defesa da região.

O que motivou a desistência?


Não adiantava eu ir para esta luta por que eu não cabia nesse projeto da oposição. Na verdade os partidos que hoje se dizem de oposição não tem projeto. São apenas projetos individuais. Não adiantava eu lutar, lutar e ganhar dentro disso. Não existe oposição no Acre hoje, infelizmente. Um grupo de partidos como este que não tem planejamento nem de montar a chapa para deputados federais e estaduais, como é que vai ter projeto para governar um estado?Fiquei numa situação difícil: luto pela população por um lado, mas por outro fico num grupo que não consegue nem ter planejamento de montar uma chapa. Há nove meses atrás, enquanto eu estava fazendo parte, ajudando, me dedicando, havia outros no mesmo grupo, destruindo esta chapa dentro do partido da qual eu faço parte (PPS). Fui me desgastando e vendo que o que há na verdade entre estes partidos que se dizem “de oposição”, apenas projetos pessoais. O Normando Sales que disputaria o senado pelo PSDB tomou uma rasteira do próprio partido. Isso reflete no mandato, na perspectiva de uma disputa à reeleição. Quem quer ser governador, senador, tem que ter planejamento. Infelizmente a oposição no Estado do Acre não teve planejamento. Tudo é muito pessoal, individualizado. Cortaram a candidatura do PMDB sem explicação nenhuma e trouxeram o Flaviano para disputar uma vaga. Então trouxeram ele para salvar o mandato? Nós não temos que salvar um mandato, nós temos que salvar um projeto, se não tem projeto, nós não temos que salvar nada. A oposição no Estado do Acre não tem planejamento para nada.

Uma perguntinha incômoda: você não se sente constrangido de ver a candidatura de Zila Bezerra também na FPA?

A prefeita Zila Bezerra, infelizmente fez uma péssima administração. Mas enquanto Deputada Federal ela trabalhou muito pela região, indicou muitos recursos e é mais uma candidata que pode ajudar a nossa região. Infelizmente no executivo, ela não teve êxito, mas no legislativo, sim. É mais uma das pessoas que deve dar sustentabilidade ao governo que se Deus quiser e com o apoio de toda nossa família, elegeremos o incansável senador Tião Viana.


E o sonho de integração com Pucallpa? Quem vai puxar esta bandeira agora?


Ou com rodovia ou ferrovia, esta integração tem que sair, por que nós só temos a ganhar com isso, em termos de geração de emprego e renda para população. A idéia do senador Tião Viana é investir na industrialização do estado, desburocratizando a questão das licenças ambientais. Uma serraria, por exemplo pode gerar de 100 a 200 empregos. Se for para trabalhar com exportação os investimentos são muito altos e aí só é possível com esta integração via Pucalpa.
A integração com o Peru é muito importante do ponto de vista da viabilidade econômica e até cultural de nossa região. Temos muito o que aprender com os peruanos e ele, conosco. Consegui alguns recursos para que fossem iniciados os recursos para esta integração. O presidente da assembléia e hoje, candidato ao Senado Edvaldo Magalhães, assumiu esta bandeira e já iniciou esta integração empresarial e educacional via aérea levando empresários e estudantes para firmarem parcerias com nossos irmãos peruanos.
Como ele já levantou esta bandeira, tenho certeza que ele chegando ao Senado não vai ser diferente: como nosso senador, Edvaldo Magalhães vai trabalhar muito por esta integração, por que ela é importante para nós. Isto tem que ser feito por alguém que conhece, como ele conhece, com a boa relação que nele tem com as autoridades do lado de lá, prefeitos, governadores, o Congresso Peruano e até com o presidente peruano que Edvaldo conhece pessoalmente. Edvaldo é a pessoa certa para estar no senado defendendo esta bandeira.

Um comentário:

  1. Eu acredito que o Tião Viana é um bom nome para o Estado. Quanto a Zila Bezerra não sei se ela merece um voto de confinaça depois da péssima adminsitração em Czs. Essa questão da integração com Pucallpa, considero muito importante para os acreanos, os eleitores deveriam ficar atentos a isso.

    ResponderExcluir