terça-feira, 16 de agosto de 2011

Receita para uma cidade de merda

Quero compartilhar com meus amigos, a receita infalível para fazer uma cidade de merda.

A receita é baseada na experiência de sucesso que foi adotada em São Paulo. Tá certo que SP tem mais de 15 milhões de habitantes, mas as competentes administrações municipais de CZS estão prestes a comprovar que é possível criar uma cidade muito pior com apenas 70 mil.

1- Abandone e destrua áreas de lazer. Transforme-as em estacionamento para veículos. Assim as pessoas não vão perder tempo para conversar e se atualizar sobre os problemas da cidade.

2- Não plante árvores e derrube as poucas que tiverem, assim não haverá sombra para os automóveis e nem para as pessoas. Isso fará com que todos andem apressados para chegar o mais rápido possível em seus destinos e deixarão de ter o sentimento de que a cidade pertence a todos.

3- Não invista em transporte coletivo. Quem quiser que compre seu carro. Depois a gente faz um viaduto superfaturado.

4- Deixe a cidade crescer desordenadamente. Quem se importa se as nascentes de água estão contaminadas com lixo e esgoto? Deixe estes problemas se acumularem
m para os proximos administradores.

5- Certifique-se de que as áreas mais valorizadas estejam nas mãos de poucas pessoas. Assim o espaço urbano passa por um processo de especulação e os menos afortunados que se virem criando periferias em áreas de risco.

6- Não permita que os bairros tenham vida própria. Obrigue as pessoas a terem que vir ao centro para comprarem aquilo que precisam, assim, aqueles mesmos poucos, serão sempre ainda mais ricos e podem financiar a sua próxima campanha, enquanto aqueles indesejáveis líderes comunitários jamais terão voz.

7- Brigue com a história da cidade. Deixe os prédios antigos e monumentos abandonados, assim eles vão se tornar ponto de marginais e as demais pessoas terão cada vez menos prazer em andar nas ruas.

8- Toda cidade de merda precisa de um trânsito caótico. É simples: deixe que veículos grandes, coletivos e veículos de carga disputem o espaço urbano de acordo com sua vontade. Deixem que eles estacionem e trafeguem em qualquer lugar, sem nenhum tipo de orientação.

9- Asfalte o maior número possível de ruas, mas não se preocupe com o escoamento das águas. Assim a erosão faz com que asfalto dure apenas até as eleições, no inverno tem as alagações e aumenta o número desabrigados que vão precisar do seu favor até a próxima campanha.

10- Jamais permita que a população discuta como quer o seu espaço urbano. Pague a imprensa para dizer que sua administração é uma "unanimidade", assim os políticos que poderiam lhe questionar ficarão calados e o clamor do povo continuará sem voz.

* E se vc acha que por não fazer parte da classe política não pode fazer nada para ter uma cidade de merda, enganou-se. Nas próximas eleições vote em políticos comprometidos apenas com seu próprio bolso e com a carreira política sua e de seus familiares. Depois que a sua cidade estiver uma merda, sorria com orgulho: você merece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário