sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Amor (Redes Socias) e Revolução


Há uma jovem sentanda ao meu lado no vôo de Brasilia a Cruzeiro do Sul com escala em Rio Branco. Não resito a perguntar qual será o seu destino e acabo descobrindo "bem mais que os olhos podem ver" como diria certo personagem do cinema holiwoodiano.

Isto por que a jovem em questão, diferente da imensa maioria que sonha em ser médica ou administradora de empresas, tem como objetivo, tornar-se cientista política.

Foi o suficiente para a conversa esquentar.

-Queria ter vivido em uma época diferente. Hoje acho tudo tão parado... Diz a jovem

- Sou da geração que botou Collor para fora, os cahamados "cara-pintadas". Emendei

-Queria ter vivido esta época...

- Mas minha geração também não era grandes coisas. A maioria estava interessado apenas em prazer e diversão. O "Fora Collor" foi uma excepcionalidade.

- Hoje os jovens só querem se aparecer e usam as redes socias para isso.. Orkut, Face Book. Acho que antigamente as pessoas eram mais discretas.

- Odeio fazer parte do "antigamente" como vc diz. Mas acho que a internet é só um instrumento, que pode ser usado de varias maneiras. As redes sociais apenas satisfazem o desejo de uma notoriedade momentânea.

- Acho ridículo...Um pouco de recato e discrição não faria mal...

- Na minha época as pessoas eram mais recatadas porque tinham medo da AIDS... Somente isso. Acho que os anos 80 foram péssimos. O modelo mais adotado eram os "Yupies", jovens ricos e bem sucedidos, que hoje devem ser coroas perdendo dinheiro na bolsa com a crise mundial...

- Queria ter vivido naquela época...

- Na minha época achavamos os anos 60 o máximo. Mas na verdade, na época dos Beatles, a maioria das pessoas preferiam baladinhas suaves e insossas. A história estampa na memória, apenas a vanguarda de uma geração, quando na verdade a maioria quase sempre é apenas uma manada teleguiada. A chance de você fazer parte da história é a mesma hoje, como sempre, talvez até mais hoje, com uma ajudinha das redes sociais. Os "Yupies" da década de 80, que foram os maiores defensores da tecnologia como salvação da humanidade, jamais imaginariam que a Internet poderia ser convertida em um instrumento revolucionário, usado para derrubar por em cheque governos como no Egito, na Tunísia, na Síria ,Líbia, e agora nas revoltas populares na Inglaterra... A terra dos Beatles está literalmente pegando fogo... Help (clique o confira a música dos garotos de Liverpool)


* Com ou sem Redes Sociais, a diferença entre seguir a manada ou fazer Amor e Revolução continua sendo uma escolha individual...


Nenhum comentário:

Postar um comentário