Um passeio por um Shoping Center na periferia de São Paulo me foi revelador sobre o que se convencionou chamar de "nova classe média brasileira". Há dez anos atrás quando saí da cidade, ainda nem imaginava que o bairro de Itaquera, na época um mdos mais pobres de SP poderia ter um shoping center. Hoje está lá o shopping, sem nada a dever aos primeiros que eram uma exclusividade para os moradores dos "jardins" - bairros das elites de SP.
Sempre fui um crítico feroz dos shopings e do consumismo, por entender que esta é uma visão equivocada do que é felicidade e realização. No entanto, nada mais do que justo que o consumo seja para todos e não apenas para poucos. Ainda que a "nova classe média" talvez não consuma os mesmos ítens caros da "velha classe média", são estes novos consumidores que estão movimentando a economia do país e fazendo do Brasil, um mercado interno forte o bastante para suportar a crise financeira internacional que já começou a dar o ar da graça nas bolsas de valores.
*Peço um café para o garçom e percebo o seu sotaque senegalês. Podemos esperar para os próximos anos: o Brasil será cada vez o destino de milhares e milhartes de imigrantes, de todas as partes do mundo.
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