sábado, 26 de março de 2011

Contradição?

Dos temas tratados recentemente neste blog, teve um que não saiu da minha mente e que achei que merecia um destaque maior, uma articulação opinativa para tentar transmitir um ponto de vista diferenciado sobre a questão: Petróleo

Desenvolvimento ou Preservação ?

Resolvi não abordar o tema do petróleo em sí no Juruá, mas a possibilidade de diálogo entre dois pontos de vista diferentes. Atendendo ao apelo do subtítulo deste blog "Mistérios e Contradições", acredito que visões aparentemnete opostas são na realidade complementares e fazem parte de um conjunto maior. Só é necessário o devido distanciamento para perceber isso. Um pouco de Taoísmo não faz mal a ninguém. Socráticos ou marxistas inteligentes também são capazes de apreciar esta máxima universal, de que o diálogo entre aparentes contradições nos leva mais além na compreensão da verdade.

A aparente contradição entre desenvolvimento e preservação só parece real, mas não é quando visto do alto. (Dá-lhe Gavião-Real!)

A primeira verdade que desmascara o engano é que: o impulso do ser humano pelo progresso é Natural!

Está ligado ao polegar invertido, à fala, ao reconhecimento grupal e uso das habilidades inerentes ao homem.

Em segundo lugar: o ser humano só percebeu a necessidade de preservar, impulsionado pelo seu próprio desenvolvimento cognitivo do ambiente em que vive. Ou seja, só descobriu a necessidade de preservar, por que se desenvolveu e sabe que precis ado meio ambiente para continuar se desenvolvendo.

Pronto, tá bom assim?

Em uma postagem anterior, levantei o mesmo discurso tendo como base a função arquetípica da mitologia afro-brasileira dos Orixás. Só para lembrar: Ogum, senhor da guerra, do metal e de todo o progresso técnico e material, segundo esta cosmologia, é também irmão do rei caçador Oxossi, guardião da caça e da floresta, mantenedor do equilíbrio entre os domínios humano e animal.

Sinto que ainda vou entrar mais fundo neste assunto. Contradição é o que não falta na minha vida!

3 comentários:

  1. Leandro, ficarei satisfeita se você se aprofundar nesse assunto. Gostei muito da abordagem e considero pertinentíssimo a sua visão acerca do exposto. Aqui em Rondônia estamos passando por uma questão delicada justamente pela necessidade natural de progresso, esse que seria inevitável nessas paragens por conta de vontade política e de quebra, popular. A natureza ficou em segundo plano, apesar da vinculação com obrigações de ações mitigadoras e além disso desprezou-se consequências no aspecto social, o que está gerando um caos de proporções consideráveis.

    Vou escrever uma postagem sobre essa questão aqui e sobre a questão do petróleo no Juruá, estou interessada em saber como está sendo tratada.

    ResponderExcluir
  2. O Desenvolvimento Sustentável (que engloba diretamente esse tipo de questão), está soando na boca de todos, porém poucos sabem como funciona efetivamente. Além do mais o governo federal nem tampouco o estadual tem competência para implantarem de forma plena, definitiva e eficaz essa política no País e nem no estado do Acre. O desenvolvimento é necessário, porém tem que ser aliado à preservação. Na minha modesta opinião, acho que isso é possível desde que haja um estudo antropológico aprofundado no assunto. possível !

    ResponderExcluir
  3. Limpamos o seu Esquentador, e deixamos com a segurança necessária de funcionamento.
    Vantagens:
    - Segurança
    - Durabilidade
    - Redução no consumo
    - Aprovação Técnica

    Setubal, Almada e Lisboa

    Não hesite em informar-se
    914568291 / 963835035
    Jorge Gourgel

    ResponderExcluir