terça-feira, 2 de agosto de 2011

Marechal encontra a paz afinal!


Depois de ter sido pomo da discórdia entre Estado e Municipio, a estátua e bronze de Marechal Thaumaturgo parece ter enconrado seu lugar definitivo no primeiro pórtico da avenida Mâncio Lima. Cruzeiro do Sul deve ser um dos únicos lugares do mundo que tem um logradouro sob responsabilidade do estado e não do município. Bo para o Marechal, que terá seu lugar definitivo. A menos é claro, que alguém resolva transformar o Acre na "Bocalândia".

É bom que se lembre que a estátua foi um presente do Governo do Estado para CZS pelo seu centenário. Cometendo o erro histórico d ecolocar nas mãos do marechal, uma bandeira que ele nunca segurou. Aqui ele está sem bandeira, ainda e bem que podiam trocar pela bandeira do Brasil para ser mais exato com a história. Sou fã de Plácido de Castro e da Revolução Acreana, mas não se pode mudar a história.

É bom que se lembre também que a implicancia com o marechal foi o primeiro ato de Vagner Sales como prefeito que disse que transformaria o local, em áea de lazer. Taí ele hoje:

3 comentários:

  1. Pois então... área de lazer... um estacionamento... e Csz é o único local onde existe um Coronel Mâncio Lima que ganhou uma avenida, mas quem posa de estátua é Marechal Thaumaturgo! FULERAGEM.COM. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que eu penso?Dona Zila Bezera passou quatro anos encrencando com o governo, nunca fez uma parceria , nãp pensava nos interesses populares.Depois que largou a prefeitura anda como o a fábula do galo e a raposa de braços dados com o governo e todos os seus súditos no gabinete mamando nas tetas do PT.Sabe porque digo isso?Pois, a minha premonição é que acontecerá o mesmo com o senhor prefeito.Esse povo perde tempo com bobagens,questionando uma homenagem histórica, uma mudança de horário e assim deixam o tempo passar e as coisas que teriam que ser feitas de fato não acontece.Só resta esperar que daqui a dois anos senhor prefeito faça as pazes com o PT, quando povo já padece nas mãos de outro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê!!!
    Vc sabe que costumo dizer que um povo que não preserva sua história, infelizmente é um povo sem personalidade.
    Não sou historiadora, vc sabe disso, mas trabalho na área há 08 anos. Sou responsável pelo Museu de Cruzeiro do Sul e testifico que o nosso povo não está muito interessado na sua história, na sua origem.
    Por exemplo: Hoje a maioria dos jovens não conhecem sequer os nomes dos seus bisavôs, quiçá o dos seus tataravôs.
    E o que realmente me deixa triste é que os mais instruídos são os que menos valorizam. Por isso, não se preocupe com comentários que venham banalizar esta ação de realocar a estátua.
    Bom! Vou sentir saudades do Marechal. Ele nos fez companhia desde que foi expulso pelo Prefeito Vagner Sales e pelos nobres Vereadores do monumento erguido em homenagem ao nosso Centenário.
    Ato que achei uma falta de respeito não só ao Marechal, mas tbm as famílias tradicionais, nas quais estão incluídas as famílias do Prefeito e dos Vereadores, cada uma com sua significativa relevância na construção da história da nossa Cruzeiro do Sul.
    Xeros.
    Rútila Lima

    ResponderExcluir