quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Até os Anjos Cairão

Virou uma verdadeira febre na blogosfera especialmente entre evangélicos e apocalípticos em geral, a nova propaganda da Axe -"Até os Anjos Cairão".

Os blogs dizem trata-se de uma campanha subliminar supostamente "satanista".

Bem, vou desmitificar o assunto tratando-o de outra maneira.
Não existe no caso, campanha subliminar, simplesmente porque a referência é totalmente explicita.
Campanha subliminar consiste em transmitir uma idéia de maneira sub-reptícia, diretamente ao sub-consciente, sem que passe pelo julgamento consciente. Um exemplo clássico é inserir imagens em uma velocidade tão rápida que não podem ser percebidas: "Beba Coca Cola", por exemplo, que segundo alguns estudos controversos, causaria na pessoa que assiste uma súbita vontade de beber Coca-Cola, sem que a pessoa saiba ao certo porque. É sobretudo um procedimento desonesto, se é que surte efeito de fato.

No caso da propaganda da Axe, a mente já está preparada para a mensagem de "anjos caídos" com todo o contexto simbólico e cultural que ele traz consigo, enriquecido, de maneira brilhante, diga-se por sinal, pelos publicitários que escreveram a peça. Pode-se até fazer a crítica de que seja uma mensagem contrária às escrituras, até por que umas "anjas caídas " daquelas fazem a gente pensar duas vezes se o melhor mesmo é ir pro céu (eu prefiro as morenas).
Mas não existe procedimento desonesto neste caso, a mensagem é clara, direta e objetiva, não tem nada de subliminar.

Um comentário: